Mudando de Vida — Acompanhando os ciclos astrológicos da sua história.

Menê Inpu Marvena
Papiro Estelar
Published in
8 min readOct 19, 2020
Imagem do banco de dados gratuito — Canva.

Olá minhes querides! Tudo bem com vocês? Por aqui tudo dentro daquele famoso possível! Hoje vamos falar sobre a cronocracia astrológica, ou seja, em termos mortais e mais comuns… Abordaremos como enxergar e lidar com os planetas responsáveis por indicar quais ciclos e mudanças ocorrerão na sua vida! Lembrando que essa é uma publicação introdutória, pretendo escrever mais profundamente sobre cada técnica citada aqui posteriormente.

Cronocrata — Planeta ativo responsável por reger um determinado período de vida, indicando assim quais assuntos estão mais relevantes durante o tempo no qual estiver ativado. O cronocrata também indica as inclinações das épocas nas quais tiver regência.

Cronocracia — Período no qual um ou mais planetas estão ativados e regendo um momento da vida, indicando assim as mudanças e transições que ocorrem naquele espaço de tempo no qual possuem regência.

Bom caso você não saiba, a nossa vida é cíclica e cheia de oscilações com inúmeros altos e baixos certo? Na astrologia não é diferente! A cada período que nós vivenciamos temos um conjunto de planetas ativos, indicando estas mudanças em nossas vidas através do nos nossos mapas natais, revoluções solares (mapa anual) e lunares (mapa mensal). Portanto sempre haverão planetas e aspectos repletos de simbolismos espelhando aquele seu ano maravilhoso! Ou te alertando sobre épocas mais difíceis e problemáticas, seja como for, tudo acaba se espelhando nos astros. Os planetas são como os ponteiros de um relógio que vão andando e indicando as horas no decorrer do nosso mapa astral.

Não é segredo que a astrologia em seus primórdios, lá no comecinho… Foi desenvolvida com o intuito de fazer previsões, através do oráculo dos astros somos capazes de nos prevenir e encarar as mudanças que estão por vir da melhor forma possível. Portanto não é de se surpreender que ao longo dos milênios e séculos, inúmeros autores tenham se preocupado e dedicado as suas vidas para desenvolver técnicas preditivas eficazes. É através destas técnicas que somos capazes de determinar quem são os cronocratas (planetas) ativos naquele momento, sabendo assim pela interpretação simbólica para onde as coisas tendem a ir e mudar.

Vamos falar sobre algumas destas técnicas preditivas a seguir:

É uma das técnicas mais populares, simples e eficazes quando se tratam de previsões anuais. Através da profecção conseguimos saber os cronocratas (planetas ativos) do ano e para quem estão entregando os seus assuntos. Para saber o seu signo da profecção atual basta dirigir (avançar) o signo ascendente do mapa natal um signo inteiro para cada ano de vida.

Por exemplo: Se eu tenho ascendente em gêmeos, entre os zero e um ano de idade viverei uma profecção de casa 1 (um), a partir do meu aniversário de 1(um) ano de vida eu avanço o meu ascendente um signo inteiro, o próximo signo depois de gêmeos é câncer que se encontra na casa 2(dois) do mapa natal. Sendo assim a partir do meu aniversário de 1 (um) ano viverei uma profecção de casa 2(dois) e esse ciclo se repetirá, avançando um signo por ano, ao longo de toda a minha vida anualmente — Aos dois anos de idade viverei uma profecção de casa 3(três), aos três anos de idade estarei em uma profecção de casa 4 (quatro)e assim por diante.

Para achar o regente do ano ou senhor(a) da profecção, basta seguir os passos a seguir:

  1. Identificar o signo e casa ativados pela profecção atual ou referente ao ano do período no qual o mapa será estudado.
  2. Observar se existe um ou mais planetas colocados na casa profectada do mapa natal. Se existirem planetas aqui, eles serão os regentes do ano dando maior ênfase ao astro mais lento colocado dentro da casa profectada. Por exemplo: O signo profectado deste ano é Leão e no mapa natal existem três planetas neste signo — Sol, Lua e Vênus portanto estes astros serão o regente do ano, dando maior relevância para o Sol por ser o mais lento dentre os três. Obs: Para saber a ordem de velocidade dos planetas, basta consultar a tabela de ordem caldaica.
  3. Se não existirem planetas colocados no signo e casa profectada do mapa natal, vá até o mapa da revolução solar referente ao ano e observe se existem planetas colocados no signo profectado atual. Exemplo: O signo profectado neste ano é o de Virgem, no mapa natal não existem planetas neste signo portanto vamos observar a revolução solar. Ao observar o mapa anual (revolução solar) vejo que existe um planeta no signo de Virgem, Saturno — Portanto Saturno será o regente deste ano. Obs: Se houver mais de um planeta, todos serão regentes do ano dando prioridade para o mais lento.
  4. Em última instância se não existirem planetas colocados no signo profectado no mapa natal ou revolução solar, considere como regente do ano o astro com domicílio no signo profectado. Exemplo: O signo profectado é Câncer, mas não existem planetas colocados neste signo no mapa natal ou revolução solar. Portanto a senhora da profecção ou regente do ano será a Lua — Astro com domicílio no signo de câncer.

Por último após descobrir os regentes da profecção, avalie as suas condições no mapa natal e anual para entender as mudanças que estão por vir. É uma boa técnica para começar a prever e compreender os ciclos anuais.

Caso você não saiba o que é um mapa progredido, basicamente é o seu mapa de nascimento vivo e se movimentando lentamente como um relógio. A partir do seu nascimento os planetas, ascendente e meio do céu vão se movimentando no mapa progredido, avançando gradativamente e ativando assuntos conforme a vida passa. É uma ótima referência para compreender períodos maiores da sua história de vida.

Termos egípcios — Divisões irregulares dos 7(sete) planetas clássicos ao longo dos 30° (trinta graus) de todos os 12 (doze) signos do zodíaco.

Essa técnica pode ser calculada manualmente ou simplesmente abrindo o seu mapa progredido em qualquer software de astrologia. Basicamente consiste em acompanhar o avanço do seu ascendente progredido pelos termos egípcios, sabendo assim qual o principal cronocrata (planeta ativo) regente de um período mais amplo e variado de tempo. Um planeta pode reger pelos termos um período de 2 a 10 anos dependendo do signo e grau no qual o ascendente progredido estiver passando.

Por exemplo: Vamos supor que o seu ascendente progredido esteja aos 6° (seis graus) do signo de sagitário, pegamos essa informação e vamos consultar a tabela de dignidades feita por Ptolomeu vendo especificamente termos egípcios. Qual planeta é regente dos termos egípcios referentes aos seis primeiros graus do signo de Sagitário? Júpiter — Portanto ele será um cronocrata(planeta ativo e regente de um período de tempo) associado ao período de vida no qual o seu ascendente progredido passar pelos seus termos.

Colocando de forma prática, enquanto o ascendente progredido passar pelos termos de Júpiter, aquele período de vida será regido pelo grande benéfico(Júpiter). Mudando apenas quando o ascendente progredido mudar os seus termos.

Essa técnica é ótima para estudar períodos mais amplos, ou observar quando mudanças significativas irão ocorrer. Normalmente costuma ser bem marcante quando ocorre a mudança de um termo planetário para o outro. Lembrando que as divisões dos termos egípcios são irregulares, portanto os períodos de regência de cada um dos sete astros clássicos será diferente e único para cada consulente.

Aqui temos como base a sua data, hora e local de nascimento. Para que a partir disso possamos dividir a sua vida em um calendário astrológico. Você pode calcular a sua firdaria em inúmeros sites online, recomendo o astro seek para aplicação e cálculo de tal técnica. Feito o cálculo você terá acesso ao seu calendário astrológico pessoal, com datas das ativações e 7 (sete) regências planetárias clássicas de períodos variáveis e irregulares.

A Firdaria assim como a direção do ascendente progredido pelos termos egípcios, é ótima para abordar e estudar períodos maiores de uma cronocracia (período de tempo regido astrológicamente por um ou mais planetas). É essencial estar atente as mudanças da firdaria e datas do calendário. Nesta técnica serão levados em conta para a divisão do seu calendário apenas os 7 (sete) planetas clássicos. Cada um deles regendo um grande período de tempo variável, com outras 7(sete) subdivisões dentro deste tempo regido por um planeta na firdaria.

Exemplo: Você está na firdaria de Saturno durando 12(doze) anos e dentro desta grande firdaria, haverão períodos onde Saturno e mais outro planeta estarão ativados em conjunto, indicando as mudanças e previsões do tempo regido por ambos. Na prática ficaria uma firdaria de Saturno, depois Saturno e vênus, logo em sequência Saturno e marte, após isso Saturno com mercúrio e assim por diante. Completando o ciclo vamos para outra firdaria.

Exemplo de Firdaria feita pelo site AstroSeek

Como podem ter visto e notado, existem inúmeras técnicas preditivas que podem e muitas vezes também serão aplicadas em conjunto. Só lembre sempre de estudar muito e ser coerente com a escola astrológica que você segue. As análises astrológicas em especial as preditivas, não se resumem apenas a aplicação de técnicas… Vão muito além disso, requerem uma interpretação completa do contexto de vida atual de consulentes, assim como a compreensão das narrativas históricas, sociais e culturais nas quais aquela pessoa está inserida. Sempre pergunte os planos anuais e tenha uma conversa sobre a vivência atual daquelu consulente.

As técnicas mencionadas aqui ainda serão explicadas com maiores detalhes em futuras publicações. Por hora achei importante introduzir estes conceitos, aguçar a curiosidade e explicar um pouco de como os ciclos astrológicos funcionam. Apesar do que muitos pensam e propagam por aí, a astrologia clássica não é estática! E sim cíclica, orgânica onde tudo tem tempo pra acontecer com começo, meio e fim. Desbravando e sabendo das mudanças pelo caminho a frente somos capazes de explorar novas possibilidades, atenuar males ou até mesmo evitar determinadas situações em alguns casos.

Não estamos paralisados e nem reféns do nosso destino, somos um só com ele e podemos caminhar decidindo quais caminhos tomar para chegar no nosso destino final.

Gostou? Compartilhe e me marque nos seus stories do instagram!

Redes sociais (clique ou toque para acessa-las):

Instagram: @SarcofagodeSaturno

Youtube: Prisma Astral — Luz e Autoconhecimento

Podcast: Papiro Estelar

Material de Apoio:

Vou deixar aqui um vídeo antigo sobre revolução solar que eu fiz no meu canal, tenho muito carinho por essa gravação e deixo aqui de motivação e apoio para vocês:

--

--

Menê Inpu Marvena
Papiro Estelar

Travesti. Trabalho fazem 8 anos com astrologia em diversas redes sociais. Busco ensinar e trazer acessibilidade pela escrita.