Gestão orientada à pessoas

Geovane Rocha
saudeid-tech
Published in
3 min readAug 26, 2021

A maioria das pessoas adora líderes focados nas pessoas. Bem, quem não?

Imagino que você guarde com carinho as memórias dos seus empregos anteriores em que seus lideres te tratavam bem, como ser humano e não apenas como um recurso.

Caso a resposta seja sim, ele(a) era um líder orientado a pessoas

Um estilo de gestão orientado à pessoas tende a energizar o time, porque os valorizam não só pelo trabalho que realizam, mas pelas pessoas que são. Um dos maiores benefícios da gestão orientada para as pessoas é que o foco no relacionamento com os colaboradores faz com que eles sintam que fazem a diferença na empresa. E melhor, esforços mais eficazes vêm de pessoas que acreditam que fazem parte do sucesso de uma empresa.

A chave para o estilo de gerenciamento orientado para as pessoas é o capital humano.

Seus funcionários são o ativo real da sua empresa e você deve fazer o que for possível para motivá-los, porque, em sua real essência, uma empresa nada mais é que um conjunto de pessoas, e se elas não estão bem, a empresa não vai bem.

Líderes orientados para as pessoas geralmente são flexíveis e entendem o significado de ”’ser humano”.

Por exemplo, cometemos erros de forma simples e, em algum momento, serão erros repetitivos. Um(a) líder orientado para as pessoas não identifica imediatamente os erros do colaborador. Em vez disso, o que ele(a) fará é aconselhar a pessoa a entender o desafio que ele enfrenta. Em última análise, dando uma solução para resolver isso de uma vez por todas.

Agora, o que acontece com a pessoa em si? O que ele sente?

Primeiro, ela sentirá que há alguém na companhia para cuidar dela! Em segundo lugar, ela se sentirá pertencente porque seu líder imediato a aprecia e a trata da maneira certa.

O estilo de gerenciamento orientado a pessoas é muito diferente do seu estilo de gerenciamento orientado a tarefas. Embora objetivos e metas sejam importantes, o capital humano é sempre colocado à frente e acima do que qualquer outra coisa.

Como praticar o estilo de gerenciamento orientado para as pessoas?

O estilo de gerenciamento orientado a pessoas (também conhecido como liderança orientada a relacionamentos) enfatiza:

  1. Satisfação, motivação e bem-estar dos colaboradores
  2. Facilitar a interação produtiva e positiva entre colegas
  3. Trabalho em equipe e comunicação clara
  4. Reuniões e exercícios de formação de equipe

O que você precisa saber sobre o estilo de gerenciamento orientado a pessoas?

Como nível de gerenciamento, você será amado de várias maneiras. A maioria dos seus associados vai respeitar e olhar para você quando enfrentarem desafios.

Se feito corretamente, o nível de satisfação aumentará dramaticamente e, em troca, seus clientes ficarão felizes porque são bem tratados pelos associados felizes.

Você também deve se lembrar que quando você é um líder orientado para as pessoas, haverá pessoas que tentarão tirar alguma vantagem você! Sempre tenha postura e entendimento fortes para evitar exagerar ou cair em uma “armadilha”, seria catastrófico.

Quando você deve escolher o estilo de gestão orientada à pessoas?

Geralmente é para gerenciamento apartir de média gestão. Em que você está sempre envolvido com os colaboradores, porém isso deve ser fomentado desde o Senior management (alta gestão), gerando um efeito cascata para que as demais lideranças sigam esse mindset.

Ser um líder orientado para as pessoas romperá muitas barreiras e diferenças, especialmente quando há sempre uma falha na comunicação entre áreas.

Embora seja bom ser um líder orientado para as pessoas, você sempre deve ter uma forte compreensão de quando e como atingir as metas com seu time.

--

--

Geovane Rocha
saudeid-tech

Global Head of Technology @ Nestig Inc. — People | Technology | Product | Data — https://linkedin.com/in/geovanerocha