Criando uma trilha de conhecimento sobre Data Studio para o time de tecnologia

Biamalengo
sbf-tech
Published in
4 min readOct 25, 2021
Photo by Jeffrey Keenan on Unsplash

O que é o Data Studio?

O Data Studio é uma ferramenta gratuita do Google Workspace na qual é possível construir gráficos e tabelas altamente configuráveis para contar histórias através dos seus dados. Ele é capaz de se conectar a várias fontes de dados com facilidade e permite compartilhar e colaborar na geração dos relatórios independente do dispositivo.

Por que começar a usar o Data Studio?

Com a migração dos dados da Companhia para a GCP (Google Cloud Storage), e com a movimentação para desligarmos os vínculos com os produtos da Microsoft (pacote office, Power BI,…), fazia sentido começar a explorar esta nova ferramenta de visualização de dados que permite a conexão direta com o BigQuery e também com ferramentas mais simples como uma planilha do Google — o que tornaria mais fácil para os colaboradores como um todo poderem fazer e apresentar suas análises através de seus próprios conjuntos de dados.

Como tudo começou.

Realizamos uma reunião inicial apenas com algumas pessoas da área de dados no dia 19/05/2021. Neste dia, a ideia era apenas dividir experiências sobre a ferramenta. Alguns já a haviam utilizado em trabalhos anteriores…, outros já a haviam explorado um pouco e alguns nunca haviam tocado nela.

Depois deste dia, percebemos que precisávamos de mais tempo para discutir todas as características do Data Studio. Portanto, na semana seguinte começaram as reuniões do Data Studio in a hour (título inspirado pelos vídeos do canal Google Cloud TechData Studio in a minute). Estas reuniões começaram a trazer pessoas de mais áreas da companhia além da própria área de dados, começamos aqui a cumprir um dos nossos propósito: a alfabetização de dados (Data Literacy). Criamos um canal do Slack para reunir os interessados no assunto e nas reuniões, e tudo foi tomando “corpo”. Fui começando a montar materiais de apoio tanto para estudo quanto para consulta depois das reuniões. Estes materiais continham o assunto discutido nas reuniões e dicas de leituras para aprofundamento. Além de, no começo, conterem formulários para uma espécie de “quiz” para revisão.

Evolução para uma trilha de conhecimento.

Depois de aproximadamente um mês neste formato, e, inspirada pela trilha de conhecimento de Python que o time de Data Analytics já estava tocando, resolvi aperfeiçoar o formato dos Data Studio in a hour, o título das reuniões foi alterado para Trilha de Data Studio e, o formato dos encontros também foi alterado (atendendo inclusive pedidos do público 😅).

Mão na Massa

Até o terceiro encontro, todas as reuniões haviam sido totalmente expositivas. Ou seja, eu preparava a apresentação, enchia os slides com conteúdo, mostrava no Data Studio e depois passava dicas de leitura para os ouvintes. Porém, segundo a teoria de aprendizagem de William Glasser, quando lemos e ouvimos algo detemos apenas 50% daquilo que nos foi passado. Por mais criativo e muito bem explicado 💁

Fonte : www.professoracuruja.com.br

Logo, partimos de um aprendizado passivo para um ativo, e fomos colocar a mão na massa, colocando em prática tudo aquilo que já tínhamos visto e discutido até então. A ideia era bem simples, construir o seu primeiro relatório no Data Studio do início ao fim, desde a importação dos dados de uma planilha do Google até o compartilhamento com um colega e as alterações em suas permissões. Quando fazemos algo, nossa taxa de retenção do conhecimento sobe para 80%!

Formato das Reuniões — Aprendizado Ativo

Eu apresento os objetivos do dia na reunião e dou grande parte do tempo para as pessoas realizarem a atividade proposta. Eu fico ali, disponível o tempo inteiro para tirar as dúvidas e incentivo o compartilhamento de tela. Lembre-se: Aprendemos 70% quando discutimos com os outros!

Quando faltam poucos minutos para o final da reunião, é sempre legal perguntar se todos conseguiram realizar tudo ou se “travaram” em alguma parte e porque, também é válido mostrar qual seria um resultado esperado.

Exemplo de atividades em uma das reuniões

E para terminar…

Atualmente, estamos falando sobre visualização de dados: Como contar a minha história com o meu relatório? A ideia é aprofundar os conhecimentos técnicos adquiridos sobre a ferramenta e entender melhor sobre Storytelling com Dados, uso de cores, formas e tipos de gráficos dentro do Data Studio. Tudo isto, para ajudar o Grupo SBF a se tornar uma CIA cada vez mais orientada a dados🎲.

Hoje, nós temos uma playlist no youtube com os vídeos dos nossos encontros: https://www.youtube.com/playlist?list=PLQDvxEvlCMgq2BEVImy6wKWUY6oMws5hq

E uma pasta com as apresentações que norteiam nossas reuniões:

https://drive.google.com/drive/folders/1Uc5kfvAJ8k5P5nm1xLIIPRAnCCczf4j4

--

--