Ilustra by Construção

A cocriação de dentro para fora: sprints, rituais e ferramentas.

Scoop & CO
Scoop & CO
2 min readSep 17, 2020

--

Além da formação dos times de trabalho, existem dois pontos fundamentais que colocam o mindset de cocriação no dia-a-dia da Scoop: as dinamicas das entregas do trabalho, a interação entre as pessoas da squad e as ferramentas de colaboração.

As squads da Scoop & Co fatiam a jornada do projeto em sprints semanais, quando são realizadas as tarefas e as entregas de valor.

Os sprints são fundamentais para manter a energia sempre alta e o fluxo de trabalho constante e criativo.

Ao longo dos dias da semana-sprint, há touch points entre a squad, chamados de rituais, cuja frequência e duração variam conforme o desafio do projeto. Eles funcionam para geração e aprofundamento de ideias, criação de hipóteses e também para troca de informações com os clientes, que recebem updates e conteúdo ao final de cada sprint semanal.

Todos os rituais são suportados por ferramentas de colaboração. Usando recursos como Trello, Miro, Slack e Hangouts no dia-a-dia percebemos como isso eleva a qualidade final do trabalho. Às vezes, uma pequena funcionalidade de uma das ferramentas é gatilho para inspirar o time a pensar diferente e a encontrar soluções que antes não estavam à vista.

São pessoas, processos e ferramentas que, juntos, caminham em direção ao propósito da cocriação.

Esse texto faz parte de uma série de outros que contam um pouco sobre o trabalho da Scoop & Co. Para conhecer os outros, clique aqui.

--

--