4 campanhas de sucesso nas redes sociais para você se inspirar

Scup
Scup Brasil
Published in
5 min readMay 18, 2017

--

Quando pensamos em campanhas nas redes sociais, geralmente nossa mente nos leva a pensar automaticamente em situações de crise e em algumas saias justas que as marcas passaram nesses canais. Ou seja, nossa primeira lembrança são sobre histórias negativos e o que não fazer dentro do ambiente digital.

Aprender com o erro de outras marcas é muito importante para não se colocar em risco da mesma forma. Mas, muitas vezes, esquecemos que também é essencial analisar algumas campanhas que deram certo e viraram grandes cases de sucesso. Além delas servirem de inspiração para a sua marca, elas também podem deixar grandes ensinamentos e dicas para você aplicar em sua estratégia.

Abaixo, separamos 5 campanhas de sucesso de marcas que estão se destacando nas redes sociais e por que elas estão tendo sucesso. Confira!

Maionese Hellmann’s e os lanches personalizados

Muitas marcas têm reais fãs e evangelizadores de seus produtos e eles fazem questão de deixar isso claro dentro das redes sociais. São posts espontâneos que geram um impacto em toda sua audiência da forma mais honesta possível. Tudo isso fez com que algumas marcas começassem a traçar estratégias que envolvam Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC) para aproveitar ainda mais essa publicidade gratuita.

A Hellmann’s é uma das marcas que embarcou nessa onda e conseguiu gerar reais conexões com seu público. Aproveitando quem já deixava mensagens positivas em sua página do Facebook, a marca de maionese criou uma campanha para retribuir o carinho criando algo especial para alguns usuários específicos.

Demonstrando que o amor do consumidor à marca é correspondido (como mostrado no vídeo acima), a Hellman’s, desenvolveu um sanduíche especial para alguns de seus fãs. Mostrando o comentário deixado e dedicando o lanche à esse consumidor, a marca conseguiu criar um conexão mais profunda com esses evangelizadores, além de inspirar outros consumidores e, claro, ainda inserir a maionese em cada um desses lanches.

O que podemos aprender com essa campanha?

Muitas vezes as marcas focam seus esforços em divulgar seus produtos nas redes sociais, mas aproveitar o poder de recomendação do usuário pode ser ainda mais efetivo. Algumas pesquisas até apontam que as pessoas tendem a confiar mais em pessoas como ela mesmas do que em especialistas ou até a própria marca. Apesar de ser trabalhoso criar uma ação personalizada com fãs pode gerar uma experiência única e diferenciada para esses clientes, além de impactar positivamente um item imensurável e indispensável para a marca: sua reputação.

Bob’s e o #Milkfake

A agilidade e a força das redes sociais podem ser grandes aliados das marcas, ainda mais quando elas precisam se posicionar com rapidez. Esse foi o caso do Bob’s, rede de fast food, que perdeu a exclusividade da marca “Ovomaltine” para seu concorrente direto, o Mc Donald’s e teve que reagir a essa mudança.

Após o anúncio do Mc Donald’s divulgando seu Milkshake de Ovomaltine houve um grande buzz em cima da novidade e muitos usuários ficaram em dúvida se o produto ainda existiria na rede Bob’s. Em pouco tempo, a marca deu início a uma campanha de guerrilha, chamando a concorrência de #Milkfake.

O posicionamento rápido e direto chamou a atenção dos usuários e a hashtag #Milkfake começou a aparecer nas menções sobre o assunto. A campanha ainda continuou convidando os usuários a irem até uma loja da rede e falarem que não tomavam Milkfake e ganhar o real Milkshake.

O que podemos aprender com essa campanha?

A campanha bem pensada que aconteceu principalmente nas rede sociais conseguiu reverter uma situação ruim para um buzz positivo para o Bob’s. Isso nos mostra que a melhor forma de lidar com esses momentos difíceis nas redes sociais é usar o poder desses canais a seu favor e não deixar sua audiência sem resposta por muito tempo. Claro, que aqui também vale ressaltar que o bom-humor faz a diferença nas redes sociais e fazem os fãs da marca entrarem na onda da brincadeira.

Ultragaz e o funk do gás

Você já pensou que uma ação interna envolvendo os colaboradores da empresa pode gerar uma repercussão positiva em torno da marca? No começo de 2017 a Ultragaz mostrou que sabe aproveitar a espontaneidade de seus funcionários e conseguiu transformar em uma campanha algo que começou com uma brincadeira.

Tudo começou quando alguns funcionários resolveram gravar um vídeo dançando a música “Funk do gás” e postaram nas redes sociais. Em pouco tempo a brincadeira viralizou e o vídeo postado passou a marca de 6 milhões de visualizações no Facebook.

Rapidamente a empresa percebeu a oportunidade e começou a postar em sua própria página vídeos com a participação de diferentes pontos de venda. Em pouco tempo, a marca ainda postou um vídeo compilado de todas as unidades dançando o funk que usa a tradicional música da Ultragaz. A marca ainda criou, junto com o produtor famoso de músicas funk, KondZilla, um vídeo clipe da música que tem mais de 42 mil visualizações.

O que podemos aprender com essa campanha?

Apesar de ter nascido de forma espontânea, o “Funk do gás” nos mostra que ações internas também têm o poder de impactar e engajar a audiência dentro das redes sociais. Se os funcionários mostrarem para o público que eles realmente vestem a camisa da empresa, eles não serão apenas evangelizadores da marca e, sim, verdadeiros porta-vozes da sua mensagem. Criar uma hashtag especial para os colaboradores mostrarem seu dia-a-dia no trabalho e ações que envolvem publicações pessoais em cada canal social podem ser um começo de uma ação bem sucedida que gere, ao mesmo tempo, mais conexão com o funcionário e brand awareness.

Netlfix e o Dia das mulheres

Não é nenhum grande surpresa a Netflix aparecer entre os grandes cases de sucesso quando o assunto é redes sociais. Os perfis do serviço de streaming são seguidos por uma legião de fãs que ainda interagem, curtem e compartilham as postagens feita pela página.

Um dos grandes acertos da Netflix está em defender algumas causas e, claro, mostrando seus seus produtos (séries e filmes) neste contexto. A campanha para o dia das mulheres de 2016 é um exemplo disso.

Durante o vídeo, as personagens do gênero feminino de algumas produções próprias do serviço de streaming são exaltadas e o espectador se vê frente à uma quebra de conceitos. Em pouco mais de 1 minuto, a Netflix conseguiu mostrar, por meio de suas séries, como alguns conceitos aplicados às mulheres não fazem sentido e pede para que o dia 08 de março seja menos clichê.

O que podemos aprender com essa campanha?

A Netflix não é a primeira marca a defender abertamente algumas causas dentro das redes sociais. Você pode ser lembrar de algumas empresas defendendo o #LoveWins, campanha a favor da legalização do casamento homoafetivo, e algumas marcas se mostrando contra o atual presidente estadunidense, Donald Trump, durante o SuperBowl.

Essas campanhas que não necessariamente mostram produtos e serviços e revelam um lado mais humano das empresas e as aproxima a sua audiência de uma forma mais genuína. Defender uma causa dentro das redes sociais e mostrar como a sua empresa se posiciona no dia a dia em relação a isso — no caso da Netflix, criando e exaltando personagens femininas de diferentes personalidades — é uma das formas mais verdadeiras para conquistar a confiança e um relacionamento duradouro com o seu consumidor.

--

--