A influência da Inteligência Artificial no Customer Experience

Entenda como a tecnologia pode criar formas inovadoras de relacionamento, atendimento e prestação de serviço

De forma bastante resumida, Inteligência Artificial (ou I.A.) é a frente da computação dedicada a criar sistemas e dispositivos que executam funções cognitivas normalmente desempenhadas por pessoas. Atualmente, redes sociais como o Facebook contam com o apoio dessa tecnologia para atender seus clientes de forma mais eficiente e com menor custo, uma tática que tem sido bastante positiva.

Mas a I.A. pode ser muito mais completa quando o assunto é Customer Experience. Conheça a seguir maneiras diferentes em que a tecnologia ajudou empresas a melhorar o seu relacionamento com clientes e escolha o melhor formato para o seu negócio.

Chatbot

Vista como uma revolução no atendimento, a ferramenta consiste em um robô (bot) que interage por conta própria com os clientes. Ele é capaz de interpretar as perguntas e formular as respostas. Além de mais eficientes, os chatbots podem proporcionar redução de custos e aumento nas vendas.

Algumas vantagens:

  • Dispensa a necessidade do cliente ter que baixar um aplicativo de interação, já que pode ser empregado diretamente em chats, como o do Facebook;
  • Permite a atualização automática e constante da própria ferramenta, que pode “aprender” com o as perguntas do cliente.

Conheça mais:

Virtual Concierge

Virtual Concierges são plataformas que ajudam empresas a prover serviços personalizados aos seus clientes, como escolher um restaurante, organizar as preferências de estadia em um hotel ou, até mesmo, tarefas bem específicas como planejar a vida de pais que esperam a chegada de seus bebês.

Algumas vantagens:

  • Programação de experiências completas com poucos cliques ou comandos;
  • Eliminação de tempos de espera normais do dia a dia.

Conheça mais:

Virtual Assistants ou Attendants

Mais direto que o Virtual Concierge, tão esperto quanto o chatbot, o Virtual Assistant ajuda o usuário a resolver questões simples do dia a dia por meio de um comando. Entre as ferramentas mais conhecidas estão Siri, da Apple, Cortana, da Microsoft, Google Assistant e Amazon Alexa.

Algumas vantagens:

  • Possui diversas opções de operações que podem ser executadas ao comando do usuário, como listas de tarefas, reprodução de livros, fornecimento de informações sobre clima e trânsito etc.;
  • Pode ser acionado por comandos de voz;

Conheça mais:

Computação Cognitiva

A Computação Cognitiva opera a partir de padrões ou interações e processa informações sem a necessidade de programação prévia. A tecnologia, visa, no entanto, melhorar a capacidade das pessoas de criação, aprendizado e tomada de decisões. Uma das ferramentas mais conhecidas até o momento é o sistema Watson, da IBM.

Algumas vantagens:

  • Pode simular respostas da mesma forma que o cérebro humano;
  • Opera na geração de hipóteses baseada em evidências.

Conheça mais:

No seu negócio

As ferramentas da Inteligência Artificial, alinhadas ao Customer Experience, conduzem os consumidores por caminhos mais fáceis, inteligentes, automáticos e os deixam livres para se sentirem no controle da compra. Pense bem em como investir e na melhor forma de deixar seus clientes satisfeitos.