Facebook e Instagram apoiam o Setembro Amarelo

Durante o mês da prevenção ao suicídio, as redes sociais realizaram ações focadas na campanha.

Além de ser um espaço que permite livres manifestações do público, as redes sociais também criam iniciativas de apoio a movimentos globais de conscientização. O Setembro Amarelo foi um deles e ganhou ações no Facebook e Instagram, que combateram a divulgação de conteúdos que estimulam comportamentos suicidas e disponibilizaram suporte a potenciais vítimas. Conheça a seguir as ações desenvolvidas.

Facebook

No Facebook, a ação é realizada diretamente no feed ou no perfil de um usuário que esteja precisando de ajuda É possível denunciar a página da pessoa clicando na opção “Eu quero ajudar”. O denunciante é questionado a respeito do motivo pelo qual realizou a comunicação e recebe da rede sugestões de abordagem como: conversar diretamente com a pessoa, conversar com outro usuário sobre esta pessoa, ou receber orientações de como falar com pessoas que estão passando por essa situação.

É possível também denunciar as chamadas lives de páginas ou usuários como “Suicídio ou automutilação”. Neste caso, a denúncia é seguida pela mensagem “Entre em contato com as autoridades policiais na sua área se alguém estiver em perigo imediato”.

Instagram

No Instagram, a ação é mais simples. Posts com conteúdos suspeitos podem ser denunciados no menu de fotos e um alerta automático é enviado para o suporte. Para isso, basta clicar na opção “É imprópria”, e depois em “Autoflagelação (Distúrbios alimentares, automutilação ou conteúdo suicida)”. Após ser avaliado pela ferramenta, o usuário denunciado recebe uma mensagem do Instragram dizendo: “Alguém viu o post e pensa que você pode estar passando por momentos difíceis. Se precisar de suporte, podemos ajudar”.

Além disso, ao pesquisar por algumas hashtags, como #depression e #suicidio (ou #suicídio), a ferramenta envia ao usuário uma mensagem de alerta “Podemos ajudar?”. Caso a pessoa clique no “Saiba mais”, são sugeridas opções de suporte.

Fique ligado

Em breve divulgaremos o monitoramento feito sobre a campanha Setembro Amarelo com os principais dados do Twitter no mês da prevenção ao suicídio.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.