O que torna o SXSW um dos festivais mais importantes do mundo

Considerado um dos maiores eventos de tecnologia do globo, evento deve receber mais de 400 mil pessoas

Com mais de 30 anos de tradição e participações de Barack Obama e Mark Zuckerberg no currículo, o South By Southwest — SXSW, como é conhecido — , prepara mais uma edição do seu grandioso festival. Realizado anualmente em Austin, no Texas, o encontro deve reunir mais de 400 mil pessoas entre empreendedores, entusiastas e gente comum em torno das últimas inovações do mundo nos ramos da tecnologia, da música, do cinema e da economia.

Mas, por que o evento é tão especial?

Combo criativo

Além do buzz gerado pelas últimas tendências digitais, o SXSW também é procurado pelos seus shows e filmes. Artistas como James Blunt, The Strokes e Franz Ferdinand se apresentaram em Austin quando ainda eram desconhecidos do grande público. No campo da sétima arte, os premiados longas Boyhood, do diretor Richard Linklater, e Ex Machina, de Alex Garland, foram exibidos no festival.

Incubadora de sucessos

O SXSW é responsável pelo sucesso de muitas startups. A história mais conhecida é a do Twitter: apesar de ter sido lançada meses antes, a empresa conseguiu grandes investidores por conta da sua aparição na edição de 2007. Dois anos depois, o Foursquare foi apresentado no festival e o check-in virou um recurso bastante popular. Mais recentemente, em 2015, o app da vez foi o Meerkat, uma tecnologia de live streaming usado pelos visitantes para registrar os acontecimentos relacionados ao próprio evento.

Nomes de peso

Quando o CEO da Space X, Elon Musk, palestrou na edição de 2013, foi um estrondo — o número de pagantes triplicou em relação ao de cinco anos antes. O tema, na ocasião, foi tecnologia espacial, mas os assuntos abordados no SXSW não ficam limitados a inovações tecnológicas. No ano seguinte, os ativistas Edward Snowden e Julian Assange estiveram presentes e falaram sobre a frágil privacidade na internet.

Lista amiga

Um evento sobre inovação e tendências digitais precisa de bons patrocinadores para sobreviver. No SXSW, empresas como Samsung, 3M, Target, American Airlines e Adobe Systems são algumas das que já figuraram na lista de apoiadoras.

Experiência única

A cada ano milhares de pessoas se deslocam de várias partes do mundo para estar no SXSW — estrangeiros compõem 22% do público do evento — e nunca voltam para suas casas decepcionadas. Estar em Austin durante o festival significa entrar em contato com gente de vários países, conhecer o que há de mais inovador em marketing e tecnologia e debater o futuro dessas criações no dia a dia da humanidade.

E então, curtiu? Corre que ainda dá tempo de garantir o seu ingresso por um preço mais acessível. Se não der pra ir, não se preocupe, a equipe da Scup estará por lá para te contar em primeira mão das novidades.

Aproveita e nos siga no Instagram, @scupbrasil.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Scup’s story.