Por uma boa relação com os clientes

Saiba o que você não pode ignorar para manter um bom relacionamento com o consumidor

A relação com o cliente não se resume aos breves momentos de compra de um produto ou serviço. Mais que isso, ela é uma jornada — e é preciso fazer com que todos os pontos de contato entre empresa e consumidor sejam experiências agradáveis, como dita o Customer Experience. Para que isso ocorra, há algumas estratégias de planejamento que devem ser seguidas:

Crie personas

Antes de mais nada, é preciso saber qual é o perfil dos clientes da marca. Saber quem serão seus consumidores é essencial para o CX da sua empresa. São jovens no início da carreira ou adultos já estabelecidos economicamente, por exemplo? A melhor maneira para entender quem é o cliente é criar personas, um recurso que ajuda a identificar as características do consumidor modelo. Assim fica mais fácil desenvolver todos os outros passos dessa jornada.

Não esqueça o cliente

Ter uma persona não pode ser uma justificativa para deixar de lado quem mais importa: o cliente. É preciso falar com ele e, mais importante, se interessar pelo que ele tem a dizer. A conversa é um momento crucial para que você desenvolva soluções para seu produto ou serviço com base em que de fato utiliza-o.

Execute com precisão

Depois de ter entendido quem é o seu cliente e quais são suas necessidades, é hora de cumprir o objetivo da sua empresa e atender a expectativa do consumidor em relação ao atendimento recebido. Por isso, é preciso prestar atenção para de fato oferecer uma experiência agradável às pessoas — e isso envolve vários fatores: de comodidade e praticidade na hora da compra, até um atendimento humano e de qualidade.

Manter um bom relacionamento com o cliente não é fácil, mas existem muitas dicas e ferramentas que podem auxiliar sua marca no processo. Quer saber mais? Segue a gente nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

A single golf clap? Or a long standing ovation?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.