Comentários sobre os próximos lançamentos da Inglaterra, Holanda e França para a Euro 2022

Kamila
Seção Feminina
Published in
5 min readMar 3, 2022
Na passarela da Euro: novos uniformes e bola exclusiva também! Foto: UEFA

Entre 6 de julho a 31 de julho de 2022, o mundo vai parar para assistir às grandes craques do continente na Eurocopa feminina, que será sediada na Inglaterra e, como foi em 2019, as fornecedoras de material esportivo estão se preparando para lançar uniformes incríveis desenhados exclusivamente para elas. Sabendo disso, já estou de olho nos primeiros vazamentos dos uniformes de jogo e treino das seleções, tudo postado no site Footy Headlines, de onde peguei as imagens (o que não for do site terá os créditos citados na legenda). De lançamento mesmo, só a bola oficial da competição, que é a mesma usada em ligas como o Brasileirão e na Premier League masculinas, mas estilizada com os motivos da Euro. Vamos lá?

Deixando claro que não tenho nenhum conhecimento em moda, mas gosto de me vestir bem e cada vez mais estou tomando gosto pelo colecionismo de camisas de futebol, então vou comentar como uma fã que sou e desde já tem uma que pode se tornar um clássico do universo das camisas de futebol.

Ah, e lembrando que, diferente do que rolou com as camisas do Brasil de 2019, em que os modelos usados por Marta e cia não foram comercializados em tamanho masculino, há a probabilidade de que os lançamentos estejam disponível para compra em tamanhos masculino e feminino (assim como foi em 2019 com as seleções europeias).

Começando pela seleção anfitriã, a Inglaterra, que inclusive já lançou seu uniforme de treino na última data FIFA, em que o time comandado por Sarina Wiegman venceu a inaugural Arnold Clark Cup, torneio amistoso realizado em casa e que contou também com Alemanha, Espanha e Canadá. Aliás o novo uniforme, na cor preta (e com novo patrocinador), superou o (tão bonito quanto) roxo usado entre 2019 e 2021. É simples e confortável, com um escudo brilhante bem destacado, conforme podemos ver na foto abaixo.

A zagueira Leah Williamson, do Arsenal, usando os novos trajes de treino. Foto: Twitter/Lionesses

Agora, os uniformes Home (branco) e Away (laranja) têm tudo para se tornar sucesso de vendas, dependendo, claro, de como a seleção desempenhe na competição. Ambos designs são simples, mas o que chama a atenção, pelo menos para mim, são os escudos estilizados, como no kit de treino. O uniforme branco, aliás, já está pronto para ser vendido, conforme a foto do Footy Headlines, em que provavelmente foi tirada em algum armazém de loja de esportes. As cores do escudo me lembram bolhas de sabão. E o site ainda diz que, na camisa Home, o escudo tem efeito iridescente e que provavelmente é a primeira vez que qualquer seleção inglesa usa uma camisa com o escudo assim

Já no Away, que o site diz que é laranja (pra mim é salmão, se bem que salmão é um tom de laranja, se for ver), não tem muitos detalhes mas as cores da gola e punhos casam muito bem com o laranja. E é claro que o escudo estilizado dá o toque de brilho à camisa.

PS: iridescente é aquilo cujas cores são do arco-íris ou que refletem essas cores.

Ah, e as Lionesses também terão uma camisa de aquecimento, que em inglês é chamada de “pre-match”, que é iridescente como a camisa Home e ousada como a camisa “pre-match” que os Three Lions (seleção masculina) usaram na Euro passada, mas acho que eles erraram a mão. Mas supondo que haja colecionadores de camisas de aquecimento, eles com certeza buscarão uma peça para seus acervos. Ousada é o melhor elogio que posso dar para ela.

Agora vamos falar da Holanda (Países Baixos), que é a atual campeã e que terá como principal objetivo, além de manter a taça em casa, claro, é mostrar um bom futebol, tendo em vista que Sarina Wiegman saiu (sim, para a Inglaterra) e chegou Mark Parsons, ex-Portland Thorns. Dependendo de como Miedema e cia desempenhem, as camisas, principalmente a Away (branca) se tornará um clássico instantâneo. O primeiro detalhe de ambas camisas é que a Leoa, já consagrada nas camisas da “Oranje” continuará estampada, o que é muito representativo.

A camisa Home é um laranja que é muito parecida à laranja Away da Inglaterra, mas os detalhes em preto, além de diferenciar uma da outra, dão um ar de imponência à peça. Não esqueçam que da para mostrar muito com pouco e é nisso que acertaram na camisa. Dá pra você usar até no seu casamento, rs.

Já a Away realmente não é das mais bonitas, sendo toda branca com detalhes geométricos (retangulares?) de laranja e azul, mas como eu disse, de acordo com o desempenho da equipe, pode se tornar um clássico instantâneo, isso porque a camisa pode ficar marcada por algum momento específico em campo, por exemplo, um golaço de falta da Spitse que coloca o time na final, entendem? O escudo em vermelho e laranja

Por fim, a França ainda não teve uniformes divulgados, mas o Footy Headlines conseguiu imagens da nova camisa “pre-match” (aquecimento), que é azul-escura com detalhes pequenos hexágonos em branco e rosa, eu achei ousada mas, diferente da “pre-match” da Inglaterra, essa acabou ficando poluída visualmente, principalmente perto do escudo (que é branco), são muitos lugares para olhar e aí a gente não processa nada, rs. Se ela não fosse de aquecimento, poderia ser muito bem uma das camisas de jogo, pois a marca acertou na ideia.

--

--

Kamila
Seção Feminina

Jornalista que na próxima vida será jogadora de futebol.