Um Sábado, Uma Camisa: Freiburg 2009/10 Third

Kamila
Seção Feminina
Published in
5 min readJan 29, 2022
Foto: arquivo pessoal

Esses dias a Classic Football Shirts (CFS para os íntimos), loja inglesa mundialmente conhecida por vender camisas de time (e outros produtos de futebol também), lançou mais uma de suas mystery boxes — as caixas misteriosas, que são um bom jeito de começar uma coleção de camisas, caso você ainda não tenha encontrado seu foco. (Infelizmente a libra não me deixou comprar dessa vez.)

Incomum no Brasil mas muito popular na Inglaterra, uma caixa misteriosa, como o nome diz, é uma caixa com uma camisa dentro, mas que você não sabe qual é. Claro que você ainda pode escolher o tamanho e, dependendo da loja, pode deixar registrado quais clubes/seleções/ligas você não deseja; algumas ainda mandam um mimo junto, como um pacote de balas ou adesivos.

A camisa de hoje foi uma baita surpresa (e um baita acerto) porque a Classic não é exatamente uma referência para comprar camisas de times femininos (repare que eu disse camisas de times femininos e não camisas de times em tamanho feminino), e ainda assim eles acertaram. A minha foi de uma caixa misteriosa comprada em meados do ano passado.

Quando a CFS lança suas caixas, eles são bem claros com o conteúdo: virá uma camisa de um time/seleção que não faz parte do Reino Unido e Irlanda, alguns cards autorais da loja, um pôster, uma revista de futebol (tipo a Four Four Two) e mais um produto, podendo ser um cachecol ou sacola daquelas tipo de ginástica, por exemplo. Tudo isso sem você poder escolher o que virá dentro, só escolhe o tamanho da camisa (que vai de PP ao GGG). A camisa pode ser nova ou usada (se for usada, estará em ótimo estado).

Meu tamanho masculino (eles não fazem caixas misteriosas em tamanhos femininos) no dia da compra era M (engordei né galera), mas quando fui comprar, o tamanho M havia acabado de esgotar, então fui no tamanho P mesmo — camisas fabricadas no começo dos anos 2010 são ligeiramente maiores que as lançadas recentemente, independente de marca ou tamanho, ou seja, uma camisa G de 2010 hoje pode ser ou uma G muito justa ou uma M. Isso não vale para as camisas de modelo jogador pois elas já são naturalmente um número menor que o indicado na etiqueta, creio que isso acontece por causa das tecnologias que as deixam levíssimas e finas como papel, mas aí preciso me aprofundar mais nesse tema.

O que é lindo, é lindo, né? Mesmo estando gasto com o tempo. Foto: arquivo pessoal

Tudo isso posto, fiz a compra e em uns 30 dias a caixa chegou, tudo certinho e legal, contendo: uma sacola do Torino zerada, um cachecol comemorativo do Bayern, uma revista da Four Four Two da temporada 2000/01 (ou 01/02, agora não lembro), vários cards, um pôster autoral com todas as camisas da Copa de 98 desenhadas e finalmente, a camisa. SC Freiburg, azul, marca Nike e foi aí que meus olhos brilharam porque a camisa tinha o patch… da Frauen Bundesliga!!!!!

OK, na hora me confundi e achei que era o patch da Frauen Bundesliga 2. Aliás essa camisa ia gerar um episódio do podcast (que você ainda ouve clicando ali no OUÇA!) porém como me confundi toda na pesquisa, acabou que a ideia foi abortada — inclusive gravei a reação na hora que vi o patch, até então eu não fazia ideia de que time era. Na gravação, que tentei emular um vídeo de “recebidos” mas em áudio, eu ia descrevendo a peça, que você já viu no começo deste texto então não tem muito a dizer sobre ela: é azul, template padrão da Nike usado na época, patrocínios próprios e o lindíssimo patch da Frauen Bundesliga.

A parte ruim dessa camisa é que o time foi rebaixado com ela. De acordo com o Wikipedia, o time terminou em décimo primeiro (de 12 times), com quatro vitórias, um empate e dezessete derrotas; treze míseros pontos. A peça veio também com nome e número de jogadora, da (hoje aposentada) zagueira e capitã Kerstin Boschert, que eu não fazia ideia de quem era até ter que pesquisar. Spoiler: o time subiu na temporada seguinte e ela mesma levantou a Salva de Prata.

Foto: site SC Freiburg

Kerstin Boschert, acima, em ação pelo Freiburg durante a temporada 09/10. Essa imagem minúscula é cortesia do site do clube. Ela também usava camisa de manga comprida, então talvez, mas muito talvez mesmo, a camisa que está em meu acervo pode ser a mesma que ela usou na temporada. É uma possibilidade, já que o conceito supostamente capitalista de vender camisas dos times femininos é algo relativamente recente, porém não tenho como provar.

Por ser uma camisa muito rara, eu não tenho coragem de vestir (e convenhamos, tá muito calor pra vestir camisa de manga comprida) porque tenho medo de estragar, porém ela veio fedendo, não aquele cheiro típico de roupa guardada por muito tempo (eu chamo de “cheiro da alfândega de Curitiba”, porque todas as compras internacionais vão para lá para serem distribuídas pelo país afora), mas fedendo mesmo, o que me obrigou a lavá-la — e salvo a exceção do material ser ultra fino ou a personalização ser aveludada, eu lavo na máquina mesmo, o único cuidado foi colocar num daqueles saquinhos pra roupas delicadas. Aí caiu toda a personalização da camisa, sobrando apenas o patch da Frauen Bundesliga e o patrocínio da manga, nem o escudo, uma estampa simples, salvou.

Hoje ela tá com a personalização restaurada, bonitinha, com o patch gasto pelo tempo. Não é uma camisa nem bonita nem feia porém a etiqueta do campeonato alemão feminino faz com que a camisa se torne uma peça raríssima. A experiência de comprar uma caixa misteriosa da CFS foi muito positiva, apesar de eu ter passado pra frente a revista, o cachecol e a sacola. Não é a melhor opção se você tem uma coleção focada (exemplo: só coleciona camisa de equipe X ou se não gosta de equipe Y pois você pode não gostar do recebido), mas vale a pena pela curiosidade de você quer uma camisa diferente — uma pena que a libra não nos ajude :(

PS: eu recomendo apenas as caixas misteriosas da Classic Football Shirts, pois é uma loja séria e com excelente atendimento ao cliente, pesquisem bem antes de comprarem em outras lojas, o Trustpilot é como o Reclame Aqui da Inglaterra, inclusive você pode avaliar as lojas de uma a cinco estrelas, além claro de ler as opiniões dos outros clientes.

--

--

Kamila
Seção Feminina

Jornalista que na próxima vida será jogadora de futebol.