Como uma Empresa Júnior pode ajudar o seu negócio?

Davi Sales
seedabit
Published in
3 min readApr 6, 2018
A Seed a Bit Tecnologia é parte do Movimento Empresa Júnior atuando na construção de um Brasil empreendedor. Crédito: Reprodução/Pexels.

Antes de mais nada, o que é uma empresa júnior?

Em linhas gerais, é chamada de Empresa Júnior (EJ) uma organização sem fins lucrativos formada por estudantes de graduação cujo objetivo é proporcionar, através da vivência empresarial, contribuições para formação acadêmica, profissional e soluções para o mercado de trabalho.

Mas esta é descrição que a LEI Nº 13.267, conhecida como a Lei das Empresas Juniores, que neste dia 06 de Abril completa 2 anos e regulamenta este tipo de atividade, porém, o que acontece mesmo é um grande movimento, criado e organizado por alunos de todo o País que possuem o firme propósito de criar um Brasil empreendedor, comprometido em trabalhar todos os dias para formar pessoas comprometidas e capazes de transformar por meio da realização de mais e melhores projetos. Esta é a missão da Brasil Júnior, você pode saber mais clicando aqui.

Mas o que um bando de estudantes que ainda estão na faculdade podem fazer? Ainda não estão aprendendo?

Sim, de fato, uma empresa júnior como a Seed a Bit Tecnologia é constituída e gerida por estudantes em formação, mas com a consultoria e suporte de professores universitários que são referência em suas áreas de atuação e de profissionais com anos de experiência aliados ao apoio da estrutura universitária e da rede de conhecimento criadas a partir do Movimento Empresa Júnior nacional, onde centenas de outras EJs podem compartilhar e encontrar soluções para diversos problemas. Tudo isso com uma equipe altamente motivada, comprometida e focada em resultados com um custo muito mais baixo que as empresas convencionais que oferecem os mesmos produtos ou serviços.

Então já que é uma Organização sem Fins Lucrativos, vocês fazem projetos de graça?

Não é bem assim que uma EJ funciona. Empresas nesta modalidade possuem um caráter de formação e aprendizagem, o que não caracteriza o pagamento de salários, por exemplo.

Entretanto, existem custos como deslocamento, documentação e impostos. Além disso, todo o montante arrecadado é revertido para formação dos estudantes, como cursos, eventos e materiais de uso acadêmico. Ainda assim, o custo de um projeto realizado por uma empresa júnior quando comparado com um concorrente convencional chega a ser 70% menor. Logo é muito mais vantajoso considerar fazer negócio com uma EJ.

Será que posso confiar em uma Empresa Júnior?

Como dito anteriormente, o Movimento Empresa Júnior tem nos seus pilares a qualificação dos mentores, como professores e profissionais do mercado, o comprometimento e a postura empreendedora da equipe e o baixo custo associado ao projeto. O resultado disso são os números alcançados. Só no ano de 2017, foram mais 600 empresas e cerca de 8300 projetos. E pensar que em 2015, ou seja, 3 anos atrás, o total de EJs chegava a 270. Já para 2018, espera-se um salto para 18 mil projetos. Esse é o potencial de um dos maiores movimentos de empreendedorismo do mundo.

Quer fazer parte dessa rede de sucesso?
Fala com a gente. Acesse
seedabit.org.br ou envie um e-mail para contato@seedabit.org.br

--

--