Desvantagens de criar um site grátis

Seed a Bit Tecnologia
seedabit
3 min readAug 31, 2020

--

A popularização da internet se deu com o passar das décadas. A partir dos anos 80, os computadores com o mesmo IP conseguiam se conectar para trocar informações. Em 1988, a internet teve sua popularização, quando houve a abertura de redes para fins comerciais. E na década de 90, houve a criação da “World Wide Web” que permitia que várias pessoas ao redor do mundo se comunicassem, e do HTTPS para garantir o envio de dados criptografados, foi aí que veio a grande explosão, as pessoas começaram a comprar PCs e ter acesso à grande rede. Já nos anos 2000, a facilidade de aquisição de computadores e internet para o público geral tornou o mundo mais próximo e conectado, garantindo assim uma nova forma de vida para todos que usufruem dela.

Com o advento da tecnologia, muitas pessoas optaram pela comodidade de buscar informações, realizar compras e se comunicar através da internet. Os meios convencionais de contratar um serviço ou comprar um produto foram sendo deixados de lado para dar lugar à era digital. Pense que você está prestes a viajar, e precisa achar um lugar para ficar, onde será o primeiro lugar de pesquisa? Se você respondeu “internet”, você comprova que os recursos usados pelos público são outros e que os negócios precisam estar disposto a adaptar-se a esta realidade. Com isso, surge a necessidade das empresas se estabelecerem no meio digital para poderem ser vistas pelo seu público.

Para isso, as instituições procuraram alguns meios de integrarem essa realidade, e um dos principais meios é a criação de um site. Entretanto, algumas delas optam por plataforma de sites grátis, ao invés de sites profissionais. Mas será que vale a pena “economizar” na hora de criar a sua maior fonte de clientes? Para isso nós trouxemos algumas desvantagens dos sites gratuitos:

Tempo

Preocupando-se com a criação de um site, você pode abrir mão de fazer outras coisas importantes para o seu negócio. Serão horas criando e editando para que seu site fique da melhor forma possível para o seu cliente

Limitações

Grande parte das ferramentas gratuitas oferecidas pelas plataformas não permitem que você faça todas as alterações que deseja, além de encher seu site com anúncios, o que impede de oferecer uma melhor experiência para o cliente.

Mal posicionamento no Google.

As ferramentas não conseguem adequar seu código para que os robôs das ferramentas de busca do google tenham um melhor entendimento, com isso seu posicionamento não terá uma boa performance e não será encontrado por potenciais cliente.

Falta de suporte

Caso haja algum contratempo, dúvida ou falha, você terá que recorrer ao suporte. As empresas de sites grátis dificultam ao máximo esse tipo de ação, afinal, você não é um cliente. Seu atendimento levará em média 48 horas, será que seu cliente conseguirá esperar por tanto tempo assim?

Sem domínio próprio

Já pensou contratar um serviço ou comprar um produto de um site cujo a URL é: Advocacia.empresadesitegratis.com.br? Você se sentiria confortável em realizar algum tipo de negociação com esta empresa?

Isso também acaba dificultando para o cliente no momento da busca pois ele não irá lembrar do “sitegratis.com”.

Banco de dados

Ao colocar conteúdos no seu site, esses arquivos são enviados para um banco de dados, o qual não pertence a você já que as plataformas gratuitas são alugadas. Você não é dono das informações do seu site, o que te impede de ter acesso aos dados e até mesmo migrar seu site para um servidor de hospedagem convencional, caso tenha interesse.

Helen Alves, Analista de marketing da Seed a Bit Tecnologia

--

--