O que é melhor, desenvolver uma aplicação móvel nativa, híbrida ou um web app?

Mateus Silva
seedabit
Published in
4 min readOct 3, 2018

Uma das grandes discussões no cenário de desenvolvimento mobile é justamente qual formato de desenvolvimento seguir para um determinado projeto de aplicação móvel, no caso, se esta será desenvolvida de forma nativa, híbrida ou mesmo se uma solução web app atende à necessidade.

Para discutir sobre esta questão, necessitamos primeiro, levantar os conceitos do que são aplicações nativas, aplicações híbridas e web apps.

Aplicações Nativas

“Aplicativo nativo é exatamente o que te vêm à cabeça quando se fala em aplicativo. É aquele que é programado em uma linguagem exclusiva para um sistema operacional e se encontra nas App Stores.”

Como pode-se observar no gráfico abaixo, o mercado mobile é constituído em sua massa pelas plataformas Android e IOS, sendo a Google e a Apple, respectivamente, as entidades que dão suporte as plataformas em questão, buscando evoluir as mesmas anualmente em níveis de funcionalidade, User Experience (UX) e performance.

Uma aplicação desenvolvida de forma nativa, proporciona ao usuário uma experiência única, rápida e confiável. Além de fornecer um suporte adequado e otimizado ao uso de recursos físicos do aparelho, como GPS, câmera, dentre outros.

Sem um nível de abstração a mais da aplicação para o sistema operacional, as aplicações nativas proporcionam com que o usuário sinta um desempenho maior na interação com a aplicação, além da possibilidade de utilizar determinadas funcionalidades sem a necessidade de estar conectado à internet.

Aplicações Híbridas

O mercado de desenvolvimento de apps móveis necessitava que fosse possível diminuir o tempo de desenvolvimento destas aplicações e atingir mais de uma plataforma rapidamente. Essa é a proposta base das aplicações híbridas.

Trilhar o caminho híbrido de desenvolvimento consiste basicamente em desenvolver uma única aplicação e manter a compatibilidade em todas as plataformas.

Um desenvolvedor de aplicações híbridas tem seu foco em apenas dominar um ou mais frameworks específicos, onde através desse framework, o código será transpilado (compilado e traduzido) para as plataformas nativas, onde a aplicação por fim, será disponibilizada em uma App Store.

Existem vários prós e contras sobre desenvolver aplicações de forma híbrida, mas vamos tratar sobre isso mais a frente.

Wep Apps

Web App não é um aplicativo real e não estará disponível nas App Stores. Na verdade é um site desenvolvido exclusivamente para dispositivos móveis. Possui uma programação que reconhece que o usuário está acessando por um smartphone e se adapta a ele.

Este tipo de aplicação busca na verdade, ser uma melhoria do quesito website. Onde o objetivo é tornar a interação com sua aplicação web tão amigável e fluida quanto possível e o HTML5 proporcionou com que isso se tornasse possível. Ter um site, um sistema web, que funcione tão bem em um desktop quanto em uma tela pequena de um smartphone, sem perder a qualidade e ainda atender as expectativas do usuário em relação ao sistema, já não é mais um problema inviável.

Claro que o HTML5 sozinho não vai dar conta do recado, também é necessário utilizar outras tecnologias, como javascript e css, para compensar em determinados pontos. Porém devemos ressaltar que um web app não é uma aplicação que fica armazenada no seu aparelho, ele depende 100% da disponibilidade de internet, o que, dependendo da finalidade da aplicação, pode ser uma dor de cabeça que poderia ter sido evitada de outra forma.

Mas quais são de fato os prós e contras de se desenvolver aplicativos de forma nativa, híbrida ou em web app?

Então, vamos ao ponto central da nossa discussão. Para que você possa ter um melhor discernimento sobre as vantagens e desvantagens de cada um destes modelos, montei uma tabelinha. Então, confere comigo abaixo.

Mas afinal, qual a melhor abordagem?

Não existe uma resposta para essa pergunta, tudo depende de sua análise e do propósito do seu aplicativo. Aumentar a produtividade da equipe, automatizar processos, se aproximar dos clientes ou fortalecer a marca. São várias as possibilidades e razões para sua empresa possuir um aplicativo.

Você deve sempre pensar no quanto vai investir, no tempo de desenvolvimento e nas funcionalidades que sua aplicação terá.

Lembre-se do foco em garantir uma boa experiência para o usuário. O aplicativo só será um sucesso se ele resolver o problema das pessoas, de maneira fácil e prazerosa. Por isso garanta agilidade de carregamento e uma interface simples e interativa.

Agora é com você! Pense em qual destas três formas atende melhor o seu negócio e suas necessidades e invista em uma solução.

--

--

Mateus Silva
seedabit

Um cara qualquer - Sobrevivendo em um lugar qualquer - Procurando um lugar qualquer - Para ser além deste qualquer.