O que escolher: Responsivo ou mobile?

Brenno Barboza
seedabit
Published in
3 min readApr 12, 2019

--

Atualmente, antes de abrir uma loja virtual, o empreendedor deve informar-se sobre vários itens importantes para o sucesso da empresa, como modelo de venda, plataforma e características do site. A princípio, uma das escolhas fundamentais é saber por qual layout deve-se optar: responsivo ou mobile? Sendo assim, neste texto iremos explicar a diferença entre eles, quais suas vantagens e desvantagens para, assim, ajudá-los a tomar a melhor decisão.

Você está lendo esse post usando qual dispositivo, computador, tablet ou smartphone? Essa pergunta só pode ser feita porque a forma como estamos navegando na internet está cada vez mais diversificada, e qualquer uma das opções acima é possível.

Olhe ao seu redor, alguém deve estar com um celular na mão, certo? É um comportamento tão comum que não pensar em como ele pode influenciar o seu negócio é ficar para trás. Sabe aquele site que você abre no celular e a tela até fica ajustada, mas as letras aparecem tão pequenas que você precisa utilizar o zoom para ler? Então, esse site não é responsivo. Sites responsivos são desenvolvidos para se adaptarem a qualquer tipo de resolução, sem distorções. Um design responsivo identifica a largura de cada dispositivo, determinando o quanto de espaço está disponível e como a página será mostrada para que esses espaços sejam aproveitados da melhor forma. Ajustando também as dimensões das imagens, das fontes e dos demais elementos de uma página para que eles não fiquem desproporcionais.

Em resumo, sites responsivos são aqueles que, com o mesmo layout, se ajustam perfeitamente a qualquer resolução de forma harmônica, passando a mesma experiência de leitura ao usuário, independente do dispositivo pelo qual o site está sendo acessado. Já um mobile é um pouco diferente, é um segundo site separado, feito exclusivamente para dispositivos móveis sejam eles smartphones ou tablets. São sites que se adaptam a todos os dispositivos móveis independentes do tamanho de tela, mas não podem ser visualizados em computadores desktop ou notebooks.

Ou seja, o site mobile reconhece o tipo de dispositivo que o usuário está utilizando, e direciona para o site que se adaptara em de uma melhor forma. O Site Mobile é um site diferente do site original, é exatamente um segundo site. Os arquivos do site como imagens podem até ter o mesmo caminho dependendo do caso, porém por trás a programação é outra, inclusive alguns sites mobiles ficam em subdomínios. Cada opção apresenta benefícios e desafios que fazem com que cada uma seja mais adequada para determinadas situações. Por ser uma adaptação do site, um site responsivo exige um investimento menor por parte da empresa. Além disso, ele já atende as determinações do Google para ranqueamento, não sendo penalizado por não oferecer suporte aos usuários que utilizam os dispositivos móveis.

Entretanto, essa solução tem uma usabilidade inferior no smartphone quando comparada com um site mobile, além de poder ser mais lento o carregamento das páginas. Já o site mobile friendly tem como principal benefício à ótima experiência de navegação que proporciona ao usuário, limitando as informações exibidas e a estrutura escolhida, de forma que haja mais usabilidade, o que inclui uma navegação mais dinâmica e prática, destacando-se também a velocidade de carregamento. Como aspectos negativos, estão o maior investimento necessário e, preferencialmente, a contratação de uma agência especializada. Isso porque o site deve ser criado desde o início e seguindo as boas práticas, para que a usabilidade realmente seja superior. Essa opção é muito indicada para e-commerces, pois esse modelo exige uma navegação rápida, dinâmica e com foco na experiência do consumidor para ser capaz de fechar vendas pelo mobile e gerar resultados. No entanto, devido aos custos de desenvolvimento, é mais comum entre grandes e médios lojistas.

Mas como definir quando usar um site responsivo ou mobile? Vai depender muito do projeto que vai ser trabalhado. Se for um site que já está pronto, o site mobile talvez seja a melhor opção, pois assim você tem maior liberdade para desenvolver devido ao fato que ele é praticamente um novo site independente. Agora se o site vai ser desenvolvido do zero, o site responsivo pode ser a melhor solução, pois conseguimos fazer um estudo e uma análise de como os elementos vão se comportar para cada tamanho de tela.

Referências:

https://resultadosdigitais.com.br/blog/site-responsivo/ https://www.webcis.com.br/diferenca-entre-site-responsivo-e-site-mobile.html https://www.escoladeecommerce.com/artigos/layout-responsivo-e-mobile-entenda-a-diferenca-entre-eles/

--

--

Brenno Barboza
seedabit
Writer for

Um carinha q em resumo curte essas coisas nerds