Brasil na MLB: Thyago Vieira faz sua estreia no White Sox; Maciel é trocado para os Twins

por Almir Lima Jr.

Após ser um All-Star na Triple-A pelo Charlotte Knights, Vieira foi chamado para o time principal dos White Sox. (Foto: Laura Wolff/Charlotte Knights)

A sexta-feira (27) foi movimentada para o beisebol brasileiro nas Grandes Ligas. O reliever destro Thyago Vieira foi chamado para a MLB pela segunda vez na carreira, desta vez para fazer sua estreia pelos White Sox, e o outfielder Gabriel Maciel, de apenas 19 anos, foi peça chave na negociação que levou o infielder Eduardo Escobar do Minnesota Twins para o Arizona Diamondbacks.

Essa é a primeira temporada de Vieira no Chicago White Sox; ele foi trocado pelo Seattle Mariners em novembro passado por espaço no teto de orçamento para negociações no mercado internacional e logo após o spring training foi relegado para o afiliado da equipe na Triple-A, o Charlotte Knights. Atuando na Carolina do Norte, o arremessador tatuiense de 25 anos viveu uma temporada de altos e baixos, compilando um ERA alto de 5.05 (com um xFIP de 3.87, entretanto) em 36 partidas com 6 saves. Um dos principais fatores para esse desempenho são os walks; ele está andando 12,7% dos rebatedores, sua maior média nesse quesito desde 2015, o que contribui para que ele ceda, em média, 1,56 corredores em base por entrada. Ele também foi eleito na votação popular para o All-Star Game da categoria, arremessando uma entrada limpa no evento atuando pela equipe da International League.

Com a troca do fechador Joakim Soria para o Milwaukee Brewers na última quinta, a equipe decidiu promover o brasileiro para o plantel principal e ele já fez sua estreia com a camisa listrada dos White Sox na noite de sexta, porém com pouco sucesso. Ele arremessou 0.2 entradas no relevo do abridor Reynaldo López contra o Toronto Blue Jays, porém batalhou com o comando, cedendo uma rebatida, dois walks, um hit by pitch e um walk intencional, sendo contabilizado por duas corridas merecidas. A equipe canadense levou a melhor, vencendo por 10 a 5 a partida realizada no Guaranteed Rate Field, em Chicago.

Enquanto Thyago se preparava para estrear na nova equipe, outro brasileiro estava mudando de franquia. O londrinense Gabriel Maciel, considerada a 11ª melhor promessa do Arizona Diamondbacks pelo site Pipeline da MLB.com, foi a peça principal enviada pela equipe na negociação por Escobar, que chega para reforçar um time que está vivíssimo na briga pelos playoffs na divisão Oeste da Liga Nacional. Ao lado de Maciel, outros dois prospectos foram enviados para o Minnesota Twins: o também outfielder Ernie de la Trinidad e o arremessador Jhoan Duran.

Maciel estava em sua terceira temporada pela franquia do Arizona e estava impressionando os scouts atuando pela primeira vez em uma equipe de temporada cheia nas ligas menores. Jogando pelo Kane County Cougars, afiliado dos Dbacks na classe A, ele vinha com uma média de 28,7% no bastão com 36,2% de porcentagem em base, um home run e 16 corridas impulsionadas. Na sua nova casa, ele continuará na mesma classe, atuando pelo Cedar Rapids Kernels, e o MLB Pipeline o colocou como 15º melhor prospecto dos Twins nesta temporada.

Maciel, de 19 anos, foi uma dos três jogadores que os Dbacks trocaram para adquirir Eduardo Escobar dos Twins. (Foto: Missoula Osprey)