Coloridos e com apelidos: os uniformes da MLB para o Players Weekend

por Hamilton Kuniochi

Segunda Base
Segunda Base
2 min readAug 19, 2017

--

Jogadores usarão seus apelidos nas jerseys durante o final de semana do evento. (Foto: Divulgação/MLB)

No ano passado, quando anunciado o novo acordo trabalhista da MLB, foi noticiado que a liga e a associação de atletas havia programado no calendário desta temporada um final de semana em que as regras rígidas sobre os uniformes seriam relaxadas e todos eles poderiam usar apelidos em suas camisas, no lugar dos seus sobrenomes.

Nesta semana, as camisas que as 30 equipes utilizarão nos dias 25 a 27 de agosto foram apresentadas. Coloridas, sem botões na frente, fazendo par com bonés igualmente de cores vivas e chamativas. Nas costas, como já esperado, os apelidos dos atletas. Além disso, os jogadores poderão exibir mais personalidade, pois poderão utilizar bastões, protetores, luvas e equipamentos personalizados.

A liga também resolveu aproveitar a oportunidade para associar o beisebol às memórias de infância e dos torneios que muitos dos atletas disputaram quando crianças. Por isso, nas camisas, além dos apelidos, foram adicionados dois patches interessantes. Um deles substitui o tradicional logotipo da MLB, e ilustra a evolução de um jogador até se tornar um profissional. O outro, em uma das mangas, possui a mensagem “thank you” e um espaço em branco, para cada atleta preencher indicando o nome de pessoas que o ajudaram em suas carreiras.

Mas a questão mais controversa é mesmo a dos apelidos. Tão comuns no Brasil, boa parte das alcunhas substitui o nome dos atletas de nosso país e sequer sabemos o nome verdadeiro, de batismo deles. Porém, no resto do mundo não existe tanta informalidade. Nos EUA, não são raros apelidos, mas é praticamente impossível ver algum deles em um uniforme, substituindo o sobrenome. Talvez a única exceção seja o de Ichiro Suzuki, que usa o prenome em sua camisa — e precisou de autorização para isso.

Como já dissemos em um artigo anterior sobre uniformes, o beisebol é um esporte tradicionalista, às vezes até demais. Assim, não são poucos os torcedores que acham a nova iniciativa uma bobagem publicitária. Outros, porém, trazem uma questão mais séria: será a primeira vez na história que os Yankees entrarão em campo com nomes dos jogadores nas costas das camisas. Para quem é purista, essa é uma matéria bastante relevante.

--

--

Segunda Base
Segunda Base

Desde 2011, o Segunda Base traz conteúdo original e análises sobre a MLB, produzidos por uma equipe de apaixonados por beisebol