Como a realocação na NFL afeta os A’s?

Segunda Base
Segunda Base
Published in
2 min readJan 18, 2016

Na última semana, a NFL aceitou pela primeira vez desde 1997 a realocação de uma franquia. O St. Louis Rams acabou recebendo a “bênção” dos proprietários em uma reunião em Houston e retornará à Los Angeles (onde atuou até 1994) em 2016. Outros dois times, o San Diego Chargers e o Oakland Raiders, também peticionaram para mudarem de cidade, mas acabaram sendo preteridos.

Com a permanência dos Raiders na Bay Area, o O.co Coliseum continuará sendo o único estádio dos Estados Unidos a receber times da NFL e da MLB (os Athletics também atuam lá). Entretanto, sua estrutura é bem precária para receber duas operações grandes no mesmo lugar e já é bem claro que o futuro de ambas as franquias não é neste Coliseu. A situação promete ficar mais clara a partir dos próximos meses, já que o contrato de aluguel dos Raiders acaba no fim do ano.

Há um conflito de projetos, já que os dois times querem construir um estádio que abrigue somente um esporte no atual Coliseu. Entretanto, ao mesmo tempo em que os A’s parecem mais inclinados a buscarem outras locações dentro da cidade (cinco terrenos foram oferecidas ao time recentemente segundo reportagem do Bay Area News Group), a prefeitura se esforça para tentar manter o time de futebol americano. E daí pode sair a solução: caso os Raiders cheguem à um acordo para reformarem o Coliseu, o time de Billy Beane poderá sair do atual contrato de locação (que vale até 2024) e assim partir para um novo estádio.

Oakland, uma das cidades mais tradicionais no cenário esportivo norte-americano, já deve perder o Golden State Warriors para a vizinha San Francisco em 2019 e não quer mais ver nenhum time deixando o município. O panorama atual parece nebuloso, mas deve se definir a partir da conclusão das negociações da prefeitura com os Raiders. A situação do Coliseu é inviável tanto para o beisebol e para o futebol americano e inevitavelmente a separação iria acontecer. Basta saber quando.

--

--

Segunda Base
Segunda Base

Desde 2011, o Segunda Base traz conteúdo original e análises sobre a MLB, produzidos por uma equipe de apaixonados por beisebol