Pirates chamam e Neverauskas será o primeiro jogador lituano a atuar na MLB

Segunda Base
Segunda Base
Published in
2 min readApr 24, 2017

A cada ano que passa, a MLB fica cada vez mais internacionalizada. Neste último Opening Day, cerca de 30% dos jogadores presentes nos planteis dos times eram nascidos fora dos Estados Unidos, um recorde. E agora chegou a vez da Lituânia entrar na lista de países com representação na liga. O reliever Dovydas Neverauskas, nascido em Vilnius, capital lituana, foi chamado para fazer sua estreia no nível principal pelo Pittsburgh Pirates nesta segunda (24).

Neverauskas, de 24 anos, foi descoberto pelos Pirates em um tryout da MLB na Europa, o European Elite Camp, em 2008, quando ainda tinha 15 anos. Em 2010, assinou com o time e então caminhou por sete anos nas ligas menores até receber sua chance nas Grandes Ligas. Assim que ele entrar em campo, ele se tornará o primeiro lituano de facto a atuar na liga; antes dele, um outfielder chamado Joe Zapustas atuou pelo Philadelphia Athletics em 1933, entretanto, existem dúvidas em relação ao seu lugar de nascimento, se ele nasceu na Lituânia ou em Boston.

O beisebol na Lituânia só passou a ser popularizado no país na década de 1980, quando o governo soviético decidiu fomentar o esporte depois de sua inclusão no programa olímpico. Entretanto, não existem campos oficiais no país, fato esse que forçou Neverauskas a atuar em outros países europeus para enfrentar um nível de jogo mais alto.

Neverauskas se juntará aos outfielders alemães Max Kepler, do Minnesota Twins, e Aaron Altherr, do Philadelphia Phillies, e do shortstop Didi Gregorius, do New York Yankees e atualmente na lista dos machucados, no grupo de europeus ativos atualmente na MLB.

--

--

Segunda Base
Segunda Base

Desde 2011, o Segunda Base traz conteúdo original e análises sobre a MLB, produzidos por uma equipe de apaixonados por beisebol