Resumo da MLB: Maio de Gleyber Torres e altos e baixos nas divisões Oeste

por Cássio Lyra

Segunda Base
Segunda Base
5 min readJun 8, 2018

--

O show de Gleyber: novato impulsiona os Bronx Bombers ao topo da AL Leste. (Foto: Getty Images)

Em 2018, a temporada da MLB começou no mês de março. Ou seja, com o fim do mês de meio tivemos dois meses e alguns dias de jogos encerrados. Vamos então as principais histórias do mês e o que melhor de aconteceu na melhor liga de beisebol do mundo.

O show de Gleyber

Se tem um assunto que todo torcedor e fã do beisebol gostam é poder ver os futuros talentos e estrelas do jogo. Em abril, Ozzie Albies e Ronald Acuña Jr. abalaram geral com suas performances no Atlanta Braves. Mas tem um jogador que já tem chamado atenção a partir do momento que ele foi trocado do Chicago Cubs para o New York Yankees. Seu nome é Gleyber Torres.

Ele fez sua estreia nas grandes ligas em abril, é verdade, mas foi em maio que o infielder de 21 anos mostrou porquê é um dos prospectos mais valiosos da MLB em 2018. Os números: 9 home runs, 24 corridas impulsionadas e um OPS de 1.032, líder dessas categorias no mês.

No dia 4, primeiro home run da carreira, o mais jovem Yankee a conseguir um home run desde John Ellis, em 1969. Dia 9, mais um home run, dessa vez pra ganhar o jogo, contra o Cleveland Indians. Além disso, Torres teve uma sequência de quatro jogos seguidos com um home run, o jogador mais jovem a conseguir o feito na história da Liga Americana.

Quando os Yankees mandaram Starlin Castro para Miami na troca por Giancarlo Stanton, muitos já previam que o fenômeno venezuelano assumiria a posição em determinado momento durante a temporada. O momento chegou e ele veio para ficar.

Preocupação em Chavez Ravine

Naquela que pode ser sua última temporada em LA, Kershaw segue batalhando contra lesões que o limitaram a somente um jogo até agora em 2018. (Foto: Getty Images)

Vamos começar falando do que pra muitos é o melhor arremessador da atualidade, Clayton Kershaw. O camisa 22 dos Dodgers foi pra lista dos contundidos no dia 6, por conta de um problema no bíceps, mas retornou no último dia do mês. Em sua partida contra os Phillies, Kershaw atuou por cinco entradas, mas ficou notável a velocidade de seus arremessos.

A bola rápida que costumar chegar em 95mph, chegou no máximo em 89mph. O slider que chega até 90mph, chegou em 82mph. E sua bola de curva sequer passou dos 70mph. Após o jogo, Kershaw disse que sentiu dores na lombar e por isso houve uma queda significativa na velocidade de seus arremessos. Kershaw voltou pra lista de contundidos e deve ficar mais de um mês no estaleiro.

Pelo terceiro ano consecutivo, o ace dos Dodgers enfrenta problemas nas costas. Kershaw já está com 30 anos e, lembrando, que depois dessa temporada ele tem a opção de virar agente livre e assinar com o time que for de sua preferência.

Não se esqueçam da gente!

Em sua terra natal, Paxton entrou para a história com o terceiro no-hitter da temporada até agora. (Foto: Getty Images)

A briga pelas vagas de wild card da Liga Americana prometem ser bastantes intensas até o último fim de semana da temporada regular. Um time que tem sido pouco badalado pra conquistar uma dessas vagas é o Seattle Mariners, atualmente na segunda colocação na divisão oeste de sua Liga.

Em maio, os M’s tiveram o maior número de vitórias, 18, empatados com o Boston Red Sox. Mês esse de bastante turbulência e movimentação no clube, o que poderia dar a entender que a equipe teria um certo declínio. Robinson Canó recebeu suspensão de 80 jogos e o time fez uma troca para adquirir Denard Span e Alex Colomé do Tampa Bay Rays

James Paxton arremessou um no-hitter contra o Toronto Blue Jays e tem provado, quando saudável, ser um verdadeiro ace. Mesmo sem Canó, os M’s tem encontrado diversas maneiras de vencer seus jogos com o seu ataque. Dee Gordon voltou a atuar na 2ª base e os destaques para Bem Gamel e Jean Segura, ambos com aproveitamento acima dos 34% no bastão nesse mês.

Enquanto que o foco tem ficado com o atual campeão Astros e o LA Angels, os Mariners podem aprontar bastante nessa corrida pelo wild card da Liga Americana.

Ladeira abaixo…

Até mesmo o sempre consistente Paul Goldschmidt está com os números em queda livre nessa sequência ruim dos Dbacks. (Foto: Getty Images)

De um time em ascensão para um time que não teve um mês tão bom assim, longe disso. Em Maio, o Arizona Diamondbacks teve a pior campanha da MLB, junto com o Chicago White Sox, oito vitórias e 19 derrotas. Lembram quando os Diamondbacks estavam com a faca e o queijo na mão em sua divisão com as irregularidades de seus adversários? Pois é, depois de maio, esse discurso foi pro espaço.

A equipe de Arizona passou grande parte do mês sem poder contar com o arremessador Robbie Ray e AJ Pollock, ambos na lista de contundidos. Sempre conhecido por ter ataques explosivos e de bastante potência, os D’Backs encontraram diversas dificuldades principalmente numa sequência onde o time venceu três de 19 partidas.

Paul Goldschmidt rebateu apenas 15,6%, enquanto que seus demais companheiros não tiveram grandes números. O time mostrou muitas dificuldades nesse período, no ataque especificamente, ainda mais depois de um 2017 muito empolgante com JD Martínez no alinhamento titular.

Os D’Backs encerraram o mês em segundo na divisão, atrás do Colorado Rockies, e já estão vendo o Los Angeles Dodgers no retrovisor.

Algumas outras notas

  • James Paxton, Daniel Mengden e Justin Verlander lideraram a MLB em entradas arremessadas em maio. Verlander teve um ERA ridículo de 0.86. Caminhando a passos largos pra mais um CY Young na sua vitoriosa carreira.
  • Muitos questionaram se ele manteria o mesmo ritmo em que ele encerrou 2017. JD Martínez liderou a MLB em home runs em maio, com 13. Ataque dos Red Sox voltando a mostrar a soberania de sempre, agora tendo o camisa 28 no alinhamento titular.
  • Isso poderia ser uma menção, mas de 2011, 2012 por aí. Mas Matt Kemp terminou maio como o principal rebatedor da Liga Nacional, com aproveitamento de 35,8% no bastão. O veterano retornando à sua boa forma no clube em que iniciou a carreira nas grandes ligas
  • Mookie Betts, Yoenis Cespedes, Rhys Hoskins, Ryan Zimmerman, Noah Syndergaard, Yu Darvish, Johnny Cueto. Esses são alguns nomes que entraram no estaleiro durante o mês. Todos eles peças fundamentais de suas respectivas equipes.

--

--

Segunda Base
Segunda Base

Desde 2011, o Segunda Base traz conteúdo original e análises sobre a MLB, produzidos por uma equipe de apaixonados por beisebol