Como criar uma estratégia de People Analytics que te leva ao board?

Você sabe o que é People Analytics? Oquão poderoso é possuir uma estratégia dessa tendência em sua companhia?

Jéssica Piovan
SEIVA BRUTA
3 min readOct 18, 2018

--

Recentemente fiz um curso junto a Solides, uma HR Tech especialista em software para identificação de perfil comportamental de recrutamento e seleção, gestão e desenvolvimento de pessoas sobre essa nova tendência que é o People Analytics.

Esse trend no RH se resume em criar um processo de mapeamento, coleta, organização e análise de dados sobre o comportamento dos colaboradores com o objetivo de auxiliar a tomada de decisões estratégicas dentro de uma empresa. Esse é o tipo de estratégia que você, como RH estratégico, deve iniciar a aprimorar na sua área, pois ela te auxilia a sentar na mesa do C-LEVEL e aumentar o seu budget para novas estratégias.

Sabe aquela história do ser humano ser o maior capital humano dentro de uma companhia? Ela é real… só que temos que ESTUDAR esse nosso capital humano, analisar dados, desenhar estratégias e não simplesmente investir por investir! O RH é a área conhecida dentro da empresa por se utilizar muito da intuição em seus processos, mas o lance hoje é menos intuição e mais fatos e dados.

“As organizações que estão abandonando seus programas de talentos tradicionais para abraçar a gestão estratégica de pessoas não só estão se tornando líderes, como também muito desejadas pelos grandes talentos no mercado”, afirmam com otimismo Todd Randolph e David Costar, diretores da KPMG.

Como eu vou defender na mesa da minha diretoria que eu preciso de um budget de treinamento e desenvolvimento para a área se eu não tenho números que provam? Aonde está a aprovação da grana do RH?

No People Analytics.

Hoje se faz necessário mensurar para entender no que é valioso investir!

A cultura do data driven foi inserida no nosso ambiente organizacional e, portanto, devemos inseri-la na nossa área e não ficar para trás.

Segundo o CEO da Humanyze, expert quando o assunto é Big data, “quando usamos dados para entender os comportamentos dentro do ambiente de trabalho que tornam as pessoas eficientes, felizes, criativas, especialistas, líderes, seguidores, enfim, estamos usando People Analytics.”

Legal, mas como implementar?

Identifique o que você mais precisa mensurar. Qual é a sua urgência hoje?

Em um de nossos clientes identificamos que o RH tinha muita dificuldade de trazer dados mais sólidos quando o assunto era investir em treinamento e desenvolvimento. A presidência torcia o nariz quando vinham pedidos de treinamento da base. Começamos desse ponto mais nevrálgico para a próxima etapa.

Selecione uma ferramenta e vá de MVP: Google Forms, entrevistas e Excel!

Decidimos rodar uma MVP em apenas uma área, escolhemos a área de desenvolvimento de produto da empresa. Fizemos um pequena entrevista onde selecionamos os dados que fazem a diferença na hora de coletar. Fizemos 3 perguntas pelo google forms e 4 perguntas olho no olho que nos permitiam observar reações.

Cruze dados que importam

Feito isso, cruzamos os dados que realmente nos importavam! Consolidamos quantas horas de treinamento e cursos cada um deles haviam passado no ultimo ano vs. a qualidade, rapidez e auto confiança em suas entregas.

Montamos um gráfico que nos permitia visualizar que quanto mais horas esses colaboradores passavam investindo em sua técnica, mais rápida era a entrega dos seus serviços e ainda conseguimos mensurar a auto confiança que esse indivíduo possuía no seu fluxo de trabalho.

A conclusão

Pronto. Em 1 dia de trabalho e algumas formulas no excel nós conquistamos R$50.000 em budget para treinamento. Board feliz e convencido, colaborador investido e RH empoderado. Quer mais que isso?

E aí, qual é o problema que o seu RH vem enfrentando? Podemos te ajudar a soluciona-lo em 4 dias!

Conta pra mim jessica@ensaio.cc

--

--

Jéssica Piovan
SEIVA BRUTA

Empreendedora, psicóloga, fundadora do Instituto Itankale e catalisadora de inovação na Ensaio.