Estado de presença — por que você deve prestar atenção apenas nisso

O que você esta pensando neste momento?

Pedro Piovan
SEIVA BRUTA
3 min readNov 20, 2017

--

Em muitos momentos enquanto trabalhamos, ficamos pensando no que devemos entregar e como as pessoas reagem sobre nossos comentários e pensamentos.

Antes de você estabeleça algum pré-julgamento, já aviso: isto não é ruim. É claro que o nosso mundo hoje vive com base em prever o que pode acontecer no futuro — e quem tem mais certeza disso, certamente esta "na frente" desta corrida. O que eu chamo atenção aqui não é especificamente sobre o trabalho, mas sim como nos relacionamos com ele.

Se você acorda todos os dias pensando no que deve fazer em seu trabalho, já pegando o seu celular respondendo mensagens e toma seu café da manhã pensando no que irá apresentar hoje, eu recomendo continuar lendo o texto.

Abaixo vou apontar alguns aspectos interessantes para termos um relacionamento mais sadio com a nossa vida e o nosso trabalho.

#1: Acorde

Experimente acordar e não pegar seu celular: fique três minutos apenas sentado em sua cama, despertando o seu corpo para um novo dia. Comece o seu dia de forma serena, respeitando o despertar de seu corpo. Se fizer isso ao invés de responder seu WhatsApp, começará a ter dias mais harmoniosos e pacíficos com você mesmo.

#2: Respire

Eu sei que muitas vezes nos esquecemos, mas nós respiramos! Felizmente essa é a nossa maneira de sobreviver. Então por que não prestamos um pouco mais de atenção nisto? Preste atenção em sua respiração por alguns segundos e dê qualidade a ela — acredite: isso te trará mais estabilidade em seu dia a dia.

#3: Almoce (de fato)

Independente do tempo de almoço que você tem, dê valor a isso: é um momento que você tem oportunidade para se nutrir. Escolha conscientemente o que você quer e pode comer e não deixe que os seus pensamentos tomem conta da sua liberdade — pode parecer besteira, mas quando você se entrega para o que come, você alcança uma liberdade incrível de dominar seus pensamentos.

A nossa ansiedade esta no pensamento sobre o que irá acontecer e como as pessoas irão se comportar; o nosso estresse esta em querer mudar coisas no passado que não podemos mais alterar.

O mais engraçado é que você pode me considerar um "hippie de terno" falando palavras bonitas para ter uma vida mais saudável, ou até achar que eu sou mais um daqueles que falam "como a vida é linda". E a verdade é que sou isto mesmo. Mas seria uma pena se Harvard e os maiores recordistas mundiais falassem o mesmo que eu.

Se desarme para se comunicar com os outros e esteja aberto para ser ajudado — isto só pode começar de dentro para fora. Compreenda e aceite as suas limitações, assim fica mais fácil para começar a transmuta-las.

Conclusão: a mudança para começar a ser mais pleno e feliz no relacionamento com seu trabalho esta nos detalhes de seu dia a dia. Comece dando mais qualidade para o seu tempo, pois a única pessoa que pode dar valor a ele é você. Lembre-se: ninguém tropeça em montanhas.

--

--

Pedro Piovan
SEIVA BRUTA

Design Sprinter, Business Designer e Fundador da Ensaio. Ajudando organizações em um mundo de transformação digital. pedro@ensaio.cc