Os pilares da qualidade

Ricardo Bozzeda
SEIVA BRUTA
Published in
3 min readJan 9, 2019

O que é produzir com qualidade?

Produzir com qualidade requer um serie de ações. As empresas para sobressair precisam se concentrar em todas as partes da organização, otimizando o uso e a eficácia de todos seus recursos, e para melhorar seu desempenho e alcançar a excelência elas precisam gerenciar os 3 elementos que constituem os pilares da qualidade:

  1. Tecnologia
  2. Pessoas
  3. Qualidade

Inicialmente vamos considerar os oito princípios fundamentais de gestão da qualidade (ISO 9000:2000):

  1. Foco no cliente
  2. Liderança
  3. Envolvimento da equipe
  4. Abordagem por processo
  5. Abordagem por sistema de gestão
  6. Melhoria contínua
  7. Decisões tomadas com base em dados
  8. Fatos e relação de parceria com fornecedores e usuários

Notem que para aplicação eficaz destes princípios dependemos fundamentalmente do uso da tecnologia certa, da atitude das pessoas envolvidas e da qualidade dos processos. Esta ligação entre tecnologia, pessoas e processos se torna muito mais evidente quando os projetos falham, e para evitar que falhas ocorram, temos que enfrentar os três em conjunto e também isoladamente.

Implantando sistemas de garantia de qualidade

A tecnologia, as pessoas e os processos são complementares e interdependentes, e estão presentes em todas as fases do desenvolvimento de um produto ou serviço. Entretanto nenhuma tecnologia vai ajudar se mal implementada e aplicada.

A maioria das ferramentas serão inúteis sem o devido suporte e se utilizada de forma incorreta. Afinal, qualquer um pode usar uma ferramenta, mas apenas aqueles com habilidade, experiência e conhecimento podem maximizar seus benefícios.

Este não é um argumento contra o valor da tecnologia e das ferramentas, que, sem sombra de dúvida melhoraram consideravelmente a eficiência e a produtividade da indústria, principalmente a de software. Muito pelo contrário, é somente o reconhecimento de que a tecnologia sozinha não é suficiente.

O ponto que devemos considerar é que geralmente as empresas querem achar todas as respostas na tecnologia e no uso de ferramentas, ignorando o fato que o maior impacto na qualidade está nas aptidões das pessoas e eficiência dos processos, isto é, pessoas e processos corretos são decisivos para a entrega de produtos e serviços de qualidade.

A razão para isso é simples: não importa o quanto de tecnologia você tem, ela não terá nenhum efeito se as pessoas não sabem como usá-la.

Por que, então, as empresas tendem a buscar soluções em tecnologia e não em pessoas e processos?

Porque a tecnologia sem dúvida é mais lógica e tangível, e consequentemente mais controlável. Pessoas e processos, por outro lado são aspectos mais complicados, as pessoas são consideravelmente mais complexas e, como pessoas, colocam em jogo pontos indesejáveis, tais como, política, emoções e interesses particulares. Portanto tentar mudar o comportamento das pessoas e dos processos é muito mais difícil.

Mas empresas precisam ser mais incisivas na maneira de abordar este problema. A tecnologia pode ser a opção fácil, mas sozinha não é necessariamente a opção mais eficaz.

As empresas precisam ajustar o foco, agora como?

Foco nos Processos:

Boa parte do sucesso será alcançada tendo os processos certos e estar disposto a mudar esses processos se eles não estiverem funcionando, além de sermos flexíveis na busca de soluções e criativos para adaptação dos processos, tirando proveito das facilidades que podem ajudar a melhorar a qualidade.

Foco nas Pessoas:

Embora haja o reconhecimento de que pessoas qualificadas e habilidosas não só são importantes para o sucesso da implementação de tecnologias, mas também para a entrega de projetos bem sucedidos, cada vez há menos investimento nas empresas para a formação das pessoas.

É essencial a formação e a educação de todas as pessoas envolvidas, e não devemos esquecer que o treinamento deve ser focado em desenvolver habilidades, e que as pessoas devem usar de suas experiências para ajudar a adaptar os processos e incutir melhores práticas em suas equipes.

Enfim, se o seu objetivo realmente é a entrega de produtos e serviços de qualidade, não se distraia somente com a tecnologia — pois no final serão as pessoas e os processos que farão a diferença.

--

--

Ricardo Bozzeda
SEIVA BRUTA

Profissional da área de Tecnologia da Informação tendo atuado em posições técnicas e gerenciais de grandes empresas em diferentes áreas de negócio.