Por que meditar te deixa "mais produtivo"

Pedro Piovan
SEIVA BRUTA
Published in
3 min readNov 3, 2017
Matthieu Ricard, ex-banqueiro considerado o homem mais feliz do mundo.

A meditação ganhou o mundo dos negócios quando foi descoberto seus benefícios científicos, voltados ao aumento de engajamento. A partir disso iniciou-se uma onda de práticas meditativas diárias dentro das empresas e uma preocupação maior com as pessoas — isso é muito positivo.

Meu objetivo nesse artigo é deixar uma contribuição para o além do benefício de ser "mais produtivo".

Para extrapolarmos a ideia ultrapassada de "produtividade", precisamos esvaziar o copo de nossos conceitos e estar aberto ao novo.

Já sabemos que ser produtivo não é apenas demonstrar felicidade e trabalhar 12h por dia. Isso se chama máscara. E não tenha dúvida: possuímos diversas máscaras que usamos em nosso dia a dia.

Muitas vezes essas máscaras não são usadas apenas no trabalho, mas em nossa vida pessoal: com a esposa, marido, professor, mãe, pai, etc.. Normalmente o conteúdo dessas máscaras são características e comportamentos que não são verdadeiros de nossa essência, mas os criamos em nossas carcaças para agradarmos o próximo e conquistarmos espaço.

Ou seja: uma máscara sempre esta relacionada a uma expectativa. E aqui esta o problema.

Quando criamos e vestimos máscaras, normalmente acontece por dois motivos:

  1. você quer ser algo que não é;
  2. você quer ser algo para o outro;

Amigos, o caminho é certeiro: todos ficarão frustrados.

A partir do momento em que você veste uma personalidade / comportamento / emoção que não faz parte de sua essência, em algum momento você não aguentará mais carregar esse fardo. E quando não aguentar mais, provavelmente você irá explodir de nervoso, ou pior: você não conseguirá expor o que sente e terá um burnout ou até uma leve depressão.

Ser algo para o outro é querer viver a Verdade dele, não a sua. E se somos seres individuais e coletivos neste mundo, devemos viver as nossas realidades individuais e coletivas — e não a individual do outro, apenas.

Acredite: muitas vezes vestimos máscaras sem nem mesmo saber, pois estamos dormindo. Ainda não despertamos para a nossa Realidade.

A meditação auxilia exatamente neste processo: despertar. Caros, não vamos mistificar.

Despertar é simples: basta Estar. Ponto final.

A meditação te leva ao despertar e acordar para as máscaras que anda usando, te deixando apenas como um protagonista delas. Medite e observe, a todo instante, os pensamentos e sensações que aparecem no seu Eu Máscara.

Apenas observe.

A partir desse estado de presença, conseguimos dar um passo para trás e sair de nossas máscaras, para nos depararmos com o nosso Eu Real, ou melhor, a nossa Verdade. O processo de Despertar nada mais é que isso: simples.

Ao encontrarmos nosso Eu Real, não precisamos mais vestir máscaras: somos o que somos.

"Aumento de produtividade", "melhora de taxa de engajamento", "maior qualidade de entrega", são sim benefícios que a meditação trás para o mundo de negócios, mas não precisamos ficar no razo. Ver uma pessoa despertar para sua Realidade e Verdade é muito mais valioso que isso.

Experimente com você, e veja a diferença e o seu relacionamento com a sua Verdade.

Ps.: meditação não é o que você esta pensando. Se desconstrua e esteja aberto ao novo.

Ps. 2: se você quer realmente começar a prática, recomendo duas formas:

  1. Headspace — aplicativo fantástico para meditadores, independente se iniciantes ou não;
  2. Mindfulness — esse excelente canal no Youtube pode te ajudar.

Ps.3: Recomendo esse vídeo caso você queira sair da mesmice.

--

--

Pedro Piovan
SEIVA BRUTA

Design Sprinter, Business Designer e Fundador da Ensaio. Ajudando organizações em um mundo de transformação digital. pedro@ensaio.cc