Quebre suas expectativas e seja feliz

Pedro Piovan
SEIVA BRUTA
Published in
3 min readNov 5, 2017
Nunca serão iguais.

Desde o momento em que nos reconhecemos como pessoas (entra 11 e 13 anos de idade), criamos expectativas. Sejam elas criadas por nós ou familiares, o fato é que se instalam em nossa mente e provocam comportamentos e emoções que nos desequilibram e desestabilizam.

Todos nós já passamos por uma ansiedade no dia anterior de uma prova, uma entrevista de emprego ou de uma apresentação (em alguns casos, foi durante a semana ou o mês anterior, rs). E é claro que ninguém gostou de passar por isso.

A nossa mente funciona em uma temporalidade muito básica: passado, presente e futuro. Quanto mais expectativas criamos em nossa cabeça, mais esperamos do futuro, e a tendência é o aumento de uma ansiedade desnecessária, que pode começar com leves dores de cabeça, pensamentos de cobrança até resultar em uma gastrite ou descontrole emocional.

Por que criamos expectativas?

Vivemos em um mundo em que somos bombardeados por gatilhos mentais de tempo: "compre até amanhã e ganhe 10% de desconto", "amanhã você me entrega o relatório, ok?", entre outras frases do gênero. Viver neste modus operanti faz com que o ser humano crie um comportamento condicionado (e insconsciente), criando hipóteses (nem sempre reais) sobre o nosso futuro, por exemplo: "o que acontecerá se eu não entregar o relatório?".

E assim começa o histórico de criações alegóricas do futuro: sempre criamos cenários para ele.

E pasmem: normalmente criamos pensamentos que vamos nos dar mal e quebramos a cara quando chegamos lá.

Cenários irreais

A expectativa sobre situações e pessoas só gasta nossa energia vital em construir um futuro que não chegou ou que não podemos criar. E vivemos neste vício de sempre criar imagens e rótulos sobre algo que não é real.

A partir do momento em que vivemos um mundo de expectativas, vivemos um mundo falso: nada é como realmente é em seu interior.

Ao se apegar em construções futuras sobre pessoas e momentos, apenas vivemos um mundo irreal — e vamos combinar, o que não falta são pessoas que colocam no currículo o que não são; empresas que vendem o que não tem; pessoas falam que são algo que não conseguem ser.

Isso nos leva a um mundo falso, hipócrita e triste.

Quebrando expectativas

Faça a experiência: apenas seja o momento presente, não importa o que acontecerá amanhã.

Ao parar de construir expectativas sobre pessoas e organizações, começamos a ver como elas realmente são: verdadeiras. Ao não criar uma expectativa sobre alguém, você esta aberto ao que realmente ela tem pra mostrar: a sua Verdade. E o mesmo se aplica a empresas.

O mais importante de tudo é: não tenha expectativas sobre você mesmo, pois se não você só irá se enganar sobre algo que não pode ser e assim, entrará em um ciclo de julgamento e cobrança.

A partir do momento em que você não criar expectativas sobre o futuro, estará pleno no presente vivendo a sua Verdade. Ao viver o que é de verdade, sua felicidade já esta ali, você não precisa busca-la.

Como fazer?

Não tenha a "quebra de expectativas" como meta. Se você coloca-la como objetivo, irá perde-la facilmente. É como tentar pegar a água: quanto mais tentar, mais ela escapa de sua mão.

Então não crie um objetivo, apenas viva ela como presente. Se abstraia de qualquer concepção que tenha feito previamente e apenas se esforce no que esta fazendo neste momento. Apenas foque a sua atenção onde esta neste instante (no caso, lendo um texto :D).

Faça o exercício durante um dia e perceba como a felicidade estará intrínseca em sue comportamento.

Para ser feliz, não precisa ter ele como objetivo: basta SER.

Obs.: a meditação é uma ótima prática para quebrar construções sobre o futuro.

E o que isso tem a ver com negócios?

Os negócios são feito de pessoas e pessoas são feitas de Verdades. Então se quer ter pessoas reais, trabalhando com você por que vêem a sua verdade na organização, acho que vale a pena prestar atenção nisso.

Seja sincero consigo e com seus parceiros de negócios. Hoje em dia não adianta vender sonhos: temos que ser Verdades absolutas.

--

--

Pedro Piovan
SEIVA BRUTA

Design Sprinter, Business Designer e Fundador da Ensaio. Ajudando organizações em um mundo de transformação digital. pedro@ensaio.cc