Como ser criativo em empresas tradicionais?

Sandra Mara Selleste
Selleste Economia Criativa
10 min readMay 16, 2019

O mercado de trabalho pede INOVAÇÃO. Estamos vivendo um momento de quebra de paradigmas e reinventar procedimentos operacionais passou a ser vital para empresas que querem ter os melhores profissionais em suas equipes.

A obra: “comendo livros”.

Como construir um ambiente criativo dentro de empresas tradicionais também é a pergunta que estamos tentando nos responder. Este texto não tem o objetivo de expor teoricamente a questão e sim compartilhar informações de profissionais que estão diariamente trabalhando novos formatos para que humanização e lucratividade estejam na mesma sintonia criativa.

Segundo diversos livros de História a partir de 1760 o mundo foi sendo apresentando a uma transição para novos processos de manufatura, que foi chamado de Revolução Industrial. Vários historiadores apontam a esta revolução toda uma nova construção de sociedade, dos próximos acontecimentos até 1840, que perduram em sua essência até hoje.

O processo produtivo que era manufatureiro, com a chegada das máquinas passou a ser mais disciplinado, com divisão do trabalhado. E a ideia de controle, para gerar resultado, foi tornando-se uma verdade inquestionável.

Surgiram novas classes sociais, de um lado o burguês e na outra ponta o proletariado. As cidades se estabelecem como espaço ideal para quem queria estar perto das oportunidades industriais. Surgem as aglomerações precárias de moradia nos cortiços e as fábricas como locais dominantes da única forma de acesso ao trabalho e a dignidade.

Com as máquinas à vapor e as estradas de ferro a circulação de pessoas e mercadorias, ganha velocidade, nunca antes experimentada. E isto, era modernidade e progresso.

Muitas décadas se passaram dentro do conceito implementado pela Revolução Industrial e o modelo de mundo que muitos acreditavam que traria riqueza para os merecedores trabalhadores esforçados, trouxe entre outras coisas uma eterna sensação de falta de tempo.

A sociedade ficou escrava das horas marcadas no relógio e o tempo virou Senhor Supremo de todo e qualquer individuo, seja na condição de proletário ou de burgues, de funcionário ou de patrão.

Na segunda metade do seculo XX, a sensação de falta de tempo vivida por todos foi premiada com um movimento no comercio em geral, mas principalmente na forma de se alimentar chamado fast food. O conceito foi pensado para pessoas que não têm muito tempo, comerem rapidamente. Esse movimento do “estilo da pressa” é caracterizado pela padronização, por processos mecanizados para facilitar repetição e uma logística eficaz. Tudo para que o consumo seja visto como acessível, criando uma ideia empática de que todos precisam ter pressa nas decisões, atos e movimentos.

Ao citar o movimento do “estilo da pressa”, quero aqui exemplificar o conceito que é repetido sem raciocínio critico pela maioria da sociedade atual. E salientar que todos os trabalhadores atuantes no mercado são protagonistas e expectadores deste movimento.

Na contramão deste processo alguns profissionais da área de saúde e cuidado pessoal, vem alertando para que movimentos que contraponham a ditadura do relógio, sejam implantados nos ambientes coletivos, principalmente os relacionados ao trabalho.

Muito recentemente o termo para designar a atual transição é Indústria 4.0. as mudanças exigidas mostram que as tendências nos levam a promover o autodesenvolvimento. Criatividade passou a ser um diferencial.

A Selleste Economia Criativa vem ao longo das consultorias encontrando ferramentas, aplicando experimentos e analisando amostras que desenvolvam a humanização na operacionalidade industrial e de prestação de serviços. O objetivo é criar formas de obter resultados sem perder a individualidade, a criatividade e a eficiência tanto desejada nas frentes de linha de produção.

Foi desta observação que surgiu o projeto Criativo Selleste. Neste projeto as empresas contam com treinamentos, palestras e atendimentos individuais de profissionais com formação e sensibilidade para serem lideres na criação deste novo mundo do trabalho. Abaixo você tem acesso ao que propõe cada um deles.

Nuno arcanjo

O #CriativoSelleste poeta empreendedor

Nuno Arcanjo e sua Áurea - a sanfona inspiradora

Acreditamos no poder de uma COMUNICAÇÃO com mais EMPATIA. Após mais de 3 Anos no mercado praticando e aperfeiçoando ao longo de 43 eventos, entendemos o conceito de Inovação em um outro nível.

A proposta que Nuno Arcanjo apresenta para essa nova comunicação no mundo corporativo é desenvolvida através de 3 formatos: (1) a Facilitação Poética, (2) o pensamenta poético e a (3) a palestra Tecnologia e Ser Humano — quando ambos dão as mãos.

1 — Facilitação Poética

Usada em abertura de eventos , palestras, convenções, workshops, cursos online, a Facilitação Poética é uma forma de sintetizar qualquer conteúdo, fazer novas conexões entre razão e emoção, além de encantar e tocar o coração das pessoas! Trata-se de uma intervenção artística, 100% personalizada para o evento, criada com música e poesia, geralmente acompanhada por um Acordeom tocado ao-vivo.

2 — Pensamento Poético

Uma vivencia de comunicação para colaboradores: rápida, poética e profunda, que estimule o pensamento poético através de metáforas, rimas e uma expressão com mais empatia para o ouvinte. O participante será capaz de inserir gotas de comunicação poética em seu cotidiano, proporcionando uma maior conexão entre os colaboradores e, principalmente, com o cliente.

3 — Palestra Criativa

a palestra Tecnologia e Ser Humano: quando ambos dão as mãos.Uma visão critica do artista a respeito de sensibilidade e competição no mundo atual do trabalho, trazendo um olhar de mais colaboração, abundância e esperança para um futuro não muito distante!

Todas as palestras são permeadas por muita arte e interatividade ao longo do conteúdo. Recursos como música ao-vivo, poesia, “quiz” (perguntas interativas), construção de poemas e canções com o público. O tema pode ser personalizado para o evento. Os principais temas abordados são:
#CriatividadeNoTrabalho / #NovasEconomias / #NovasProfissões
#HighTech+HighTouch / #TecnologiaEserHumano /#AfetoComoHabilidade / #ProdutividadeCriativa / #ResponsabilidadeSocialVoluntária

Isabel Dreyfuss

Uma terapeuta especialista em traduzir todos os sentidos.

Isabel Dreyfuss — Atelier do Sentir

As rotinas do mundo contemporâneo tem tido grandes desafios ao lidar com as mudanças que passamos através dos tempos, isso é algo q não se pode negar. Desafios ligados à evolução técnica e tecnológica da era pós-digital, as questões da economia globalizada e sua ressignificação nas dimensões sustentáveis de cunho cultural, ambiental, social e financeira. Todas estas mudanças são percebidas e vividas cada vez mais rápida e intensamente, em velocidade e difusão exponencial, a comunicação em rede distribuída e real time, o tempo tão escasso, tudo se transformando cada vez mais rápido. Tais fatos representam a necessidade de reinvenção das estruturas vigentes em todos os âmbitos, tendo um impacto avassalador tanto na vida social e laboral, como na vida humana em seus aspectos físicos, psíquicos e espirituais.

Em seu histórico profissional Dreyfuss vem acompanhando estatísticas que mostram claramente que aspectos da saúde física e mental, tem tido recorrentes problemas como doenças crônicas se tornando cada vez mais graves e mais comuns. Adoecimentos associados ao trabalho, altos índices de suicídio e tentativas, stress associado à insatisfação e insegurança, dificuldades de relacionamentos pessoais e profissionais, quadros depressivos e ansiosos, dependência química e suas comorbidades, outros comportamentos compulsivos

Pensando em tudo isso, o Atelier do Sentir, que tem a missão de gerar saúde e sustentabilidade verdadeiras na vida das pessoas, oferece treinamentos nas Dimensões do Cuidado Pessoal. Sua abordagem terapêutica se baseia na sensibilidade, conexão intuitiva e imaginação criativa, além do trabalho corporal e técnicas de musicoterapia e meditação, e gera uma experiência sensorial de contato consigo através de percepções corporais, sutis e outras ainda, nem tão sutis…

1— Conversas que tocam

Uma Terapia do Sentir. Visa a desenvolver uma ampliação do olhar sobre si e a autopercepção, trabalhar a sensibilidade, a satisfação pessoal, melhorar auto-estima, motivação e habilidades voltadas ao autocuidado. As sessões podem ser acessadas pela empresa para seus funcionários presencialmente e/ou online. Desenvolvida em atendimento individual (duração de 50 a 70 minutos) e retorno após 2 semanas, em sessão um pouco mais breve. Idealmente neste intervalo e tempo, mas podendo ser adaptado às necessidades caso a caso. A sessão de retorno faz parte do protocolo do trabalho e visa a retomar as questões abordadas, observar mudanças ocorridas e ver ajustes necessários para o ancoramento de aprendizados e percepções obtidas.

2 — Corporativo em Grupo

Com base na mesma abordagem terapêutica, aqui adaptada a dinâmicas grupais, a partir do que emerge da inteligência coletiva do grupo, são direcionadas para ancoramento na prática os insights obtidos. Através da autopercepção e do exercício da empatia e aceitação de si e do outro, este programa visa incentivar o hábito do Autocuidado e da Cultura do Cuidado como referencial no ambiente corporativo e na coletividade em geral.

Entre os resultados esperados estão a melhora nos relacionamentos interpessoais e da disponibilidade para o trabalho em equipe, em habilidades de comunicação e gestão de tempo; maior consciência e percepção de habilidades individuais, que poderão ser aplicadas às demandas existentes no contexto empresarial e atuação e na criação de inovações neste ambiente; maior iniciativa e liderança.

Roque Luz

O autoconhecimento através do Mentoring e da Programação Neurolinguística-PNL

Roque Luz — mestre em PNL

São lideres de mercado empresas que investem em Autoconhecimento, mudança de hábitos, clareza de objetivos, melhora na comunicação e clima, promovendo um mindset de resultados na vida, tanto na esfera da saúde global quanto em conquistas e superações de metas em geral.

1 — Saúde Inabalável

As pessoas entendem saúde como não ser doente, na maioria das vezes não sabem construir uma estrutura mental que dê a ela consistência nos cuidados com o corpo e a mente.

Nesta palestra o objetivo é provocar a criação de um novo mindset de vida saudável nos participantes. Para a maioria e em meio a tantas informações é muito difícil saber o que fazer para se manter saudável.

Ser saudável é difícil? Ser saudável significa abrir mão de alguns prazeres da vida?

Mais do que somente ensinar como se alimentar, dormir e se exercitar precisamos ir mais a fundo para implementar nas pessoas grandes âncoras de mudança, gerando autonomia para cuidar da saúde.

2 — Saúde 360 ​​°

Este treinamento é especifico para profissionais da área de saúde. Incluem exercícios práticos, feitos durante a palestra e também é solicitado aos participantes fazerem algumas tarefas em casa. Usamos também o método Role-Play durante o treinamento.

O objetivo é criar um ambiente para que os profissionais consigam provocar consistência nos atendimentos/tratamentos para que os pacientes se comprometam e não desistem no meio do caminho. Mais do que somente receber os clientes/pacientes a retenção tem sido uma busca de quem quer resultados. Clientes que se envolvem mais com o processo, além de terem mais resultados, incentivam mais pessoas e procurar o profissional que as atendeu.

3 — O poder da comunicação

O Workshop com vivencias contextualiza os novos padrões de comunicação. Os prejuízos causados pelos problemas de comunicação é uma realidade nas empresas. Evitar danos e criar um ambiente empático com maior fluidez na comunicação. Muito comum nas empresas é a frase: é difícil comunicar…ninguém entende o que eu quero dizer!

Muitas vezes isso acontece por falta de habilidade de comunicação as pessoas se envolvem em diversos problemas, trazendo prejuízos reais para as empresas. A busca é levar a audiência a se comunicar melhor, retirando ruídos do processo e criando empatia entre os colaboradores.

Se ao pensar sobre a sua empresa você detecta setores da empresa que percebem a comunicação com ruídos constantes e conflitos entre os profissionais este workshop trará benefícios.

Gislene Ataíde

A Master Coach que aprofunda as relações em conexão com o sagrado feminino e masculino.

“Por meio de ferramentas a proposta é beneficiar a totalidade, valorizando seu espaço pessoal sagrado e despertando seus valores essenciais, mantendo sua energia pulsante e em equilíbrio com integralidade”

1 — Mulhere-se

Uma vivencia para mulheres. Trata-se de um espaço feminino leve, prazeroso e aberto para acolher e reforçar seu poder pessoal. Baseado em vivências corporais, meditações ativas, massagens e danças diversas.

O patriarcado exercido pela humanidade criou graves distorções na sociedade atual. É necessário criar ferramentas que possam expandir movimentos e gerar um resgate pela igualdade de direitos. Onde o respeito ao individuo (integral) possa fazer parte dos valores do todo eliminando a falta de fluidez, confiança e criatividade no desempenho dos seus papéis de esposa, mãe, filha, profissional.

O objetivo é sensibilizar mulheres para o autocuidado. Utilizando técnicas diversas é possível desencadear um processo de amor próprio que criar melhorias no individuo e em todo seu entorno levando ao autodesenvolvimento.

2 — Coaching Imersão

A proposta é uma imersão onde o líder é conduzido a uma experiencia de contato com seus desafios e principais sabotadores. Um momento para lideres buscarem em sua essência a força para liderar empresas e seus processo e pessoas.

São dois dias em um hotel para trabalhar a Roda da Vida, entre outras ferramentas do coaching e demais técnicas na busca do autoconhecimento para trazer eficacia a processos de gestão.

Se você se interessa por gestão inovadora, quer entrar nesse mundo, e a meta é ser e ter profissionais que têm paixão pelo que fazem, construindo rotinas e memórias prazerosas, além de lucrativas, um dos profissionais/empreendedores, acima apresentados aqui, tem metodologia testada para levar você e a sua empresa ao protagonismo desejado.

Você também pode contar comigo, além da consultoria para empreendedores criativos e do atendimento online consultivo — a consulta selleste, tenho duas palestras:

1 — Não é crise é transição

uma abordagem sobre novas economias e novas tecnologias e como este processo histórico influenciou nossas vidas até hoje. Ideal para um publico acima dos 50 anos.

2 — Os desafios atuais dos empreendedores criativos e artistas empreendedores

Uma analise dos desafios para quem empreende em negócios que abrangem a Economia Criativa. Você tem acesso a palestra online pelo Conecc.

Para contratação presencial e para informações de todos os profissionais entre em contato pelo e-mail sellestes@gmail.com

--

--

Sandra Mara Selleste
Selleste Economia Criativa

Sou empreendedora na Selleste, Consultora no desenvolvimento de empreendedores para as Novas Economias, Fluxonomista4D, produtora cultural e atriz.