Como ser criativo em empresas tradicionais?

O mercado de trabalho pede INOVAÇÃO. Estamos vivendo um momento de quebra de paradigmas e reinventar procedimentos operacionais passou a ser vital para empresas que querem ter os melhores profissionais em suas equipes.

Image for post
Image for post
A obra: “comendo livros”.

Como construir um ambiente criativo dentro de empresas tradicionais também é a pergunta que estamos tentando nos responder. Este texto não tem o objetivo de expor teoricamente a questão e sim compartilhar informações de profissionais que estão diariamente trabalhando novos formatos para que humanização e lucratividade estejam na mesma sintonia criativa.

Segundo diversos livros de História a partir de 1760 o mundo foi sendo apresentando a uma transição para novos processos de manufatura, que foi chamado de Revolução Industrial. Vários historiadores apontam a esta revolução toda uma nova construção de sociedade, dos próximos acontecimentos até 1840, que perduram em sua essência até hoje.

O processo produtivo que era manufatureiro, com a chegada das máquinas passou a ser mais disciplinado, com divisão do trabalhado. E a ideia de controle, para gerar resultado, foi tornando-se uma verdade inquestionável.

Surgiram novas classes sociais, de um lado o burguês e na outra ponta o proletariado. As cidades se estabelecem como espaço ideal para quem queria estar perto das oportunidades industriais. Surgem as aglomerações precárias de moradia nos cortiços e as fábricas como locais dominantes da única forma de acesso ao trabalho e a dignidade.

Com as máquinas à vapor e as estradas de ferro a circulação de pessoas e mercadorias, ganha velocidade, nunca antes experimentada. E isto, era modernidade e progresso.

Muitas décadas se passaram dentro do conceito implementado pela Revolução Industrial e o modelo de mundo que muitos acreditavam que traria riqueza para os merecedores trabalhadores esforçados, trouxe entre outras coisas uma eterna sensação de falta de tempo.

A sociedade ficou escrava das horas marcadas no relógio e o tempo virou Senhor Supremo de todo e qualquer individuo, seja na condição de proletário ou de burgues, de funcionário ou de patrão.

Na segunda metade do seculo XX, a sensação de falta de tempo vivida por todos foi premiada com um movimento no comercio em geral, mas principalmente na forma de se alimentar chamado fast food. O conceito foi pensado para pessoas que não têm muito tempo, comerem rapidamente. Esse movimento do “estilo da pressa” é caracterizado pela padronização, por processos mecanizados para facilitar repetição e uma logística eficaz. Tudo para que o consumo seja visto como acessível, criando uma ideia empática de que todos precisam ter pressa nas decisões, atos e movimentos.

Ao citar o movimento do “estilo da pressa”, quero aqui exemplificar o conceito que é repetido sem raciocínio critico pela maioria da sociedade atual. E salientar que todos os trabalhadores atuantes no mercado são protagonistas e expectadores deste movimento.

Na contramão deste processo alguns profissionais da área de saúde e cuidado pessoal, vem alertando para que movimentos que contraponham a ditadura do relógio, sejam implantados nos ambientes coletivos, principalmente os relacionados ao trabalho.

Muito recentemente o termo para designar a atual transição é Indústria 4.0. as mudanças exigidas mostram que as tendências nos levam a promover o autodesenvolvimento. Criatividade passou a ser um diferencial.

A Selleste Economia Criativa vem ao longo das consultorias encontrando ferramentas, aplicando experimentos e analisando amostras que desenvolvam a humanização na operacionalidade industrial e de prestação de serviços. O objetivo é criar formas de obter resultados sem perder a individualidade, a criatividade e a eficiência tanto desejada nas frentes de linha de produção.

Foi desta observação que surgiu o projeto Criativo Selleste. Neste projeto as empresas contam com treinamentos, palestras e atendimentos individuais de profissionais com formação e sensibilidade para serem lideres na criação deste novo mundo do trabalho. Abaixo você tem acesso ao que propõe cada um deles.

Nuno arcanjo

O #CriativoSelleste poeta empreendedor

Image for post
Image for post
Nuno Arcanjo e sua Áurea - a sanfona inspiradora

Acreditamos no poder de uma COMUNICAÇÃO com mais EMPATIA. Após mais de 3 Anos no mercado praticando e aperfeiçoando ao longo de 43 eventos, entendemos o conceito de Inovação em um outro nível.

A proposta que Nuno Arcanjo apresenta para essa nova comunicação no mundo corporativo é desenvolvida através de 3 formatos: (1) a Facilitação Poética, (2) o pensamenta poético e a (3) a palestra Tecnologia e Ser Humano — quando ambos dão as mãos.

1 — Facilitação Poética

Usada em abertura de eventos , palestras, convenções, workshops, cursos online, a Facilitação Poética é uma forma de sintetizar qualquer conteúdo, fazer novas conexões entre razão e emoção, além de encantar e tocar o coração das pessoas! Trata-se de uma intervenção artística, 100% personalizada para o evento, criada com música e poesia, geralmente acompanhada por um Acordeom tocado ao-vivo.

2 — Pensamento Poético

Uma vivencia de comunicação para colaboradores: rápida, poética e profunda, que estimule o pensamento poético através de metáforas, rimas e uma expressão com mais empatia para o ouvinte. O participante será capaz de inserir gotas de comunicação poética em seu cotidiano, proporcionando uma maior conexão entre os colaboradores e, principalmente, com o cliente.

3 — Palestra Criativa

a palestra Tecnologia e Ser Humano: quando ambos dão as mãos.Uma visão critica do artista a respeito de sensibilidade e competição no mundo atual do trabalho, trazendo um olhar de mais colaboração, abundância e esperança para um futuro não muito distante!

Todas as palestras são permeadas por muita arte e interatividade ao longo do conteúdo. Recursos como música ao-vivo, poesia, “quiz” (perguntas interativas), construção de poemas e canções com o público. O tema pode ser personalizado para o evento. Os principais temas abordados são:
#CriatividadeNoTrabalho / #NovasEconomias / #NovasProfissões
#HighTech+HighTouch / #TecnologiaEserHumano /#AfetoComoHabilidade / #ProdutividadeCriativa / #ResponsabilidadeSocialVoluntária

Isabel Dreyfuss

Uma terapeuta especialista em traduzir todos os sentidos.

Image for post
Image for post
Isabel Dreyfuss — Atelier do Sentir

As rotinas do mundo contemporâneo tem tido grandes desafios ao lidar com as mudanças que passamos através dos tempos, isso é algo q não se pode negar. Desafios ligados à evolução técnica e tecnológica da era pós-digital, as questões da economia globalizada e sua ressignificação nas dimensões sustentáveis de cunho cultural, ambiental, social e financeira. Todas estas mudanças são percebidas e vividas cada vez mais rápida e intensamente, em velocidade e difusão exponencial, a comunicação em rede distribuída e real time, o tempo tão escasso, tudo se transformando cada vez mais rápido. Tais fatos representam a necessidade de reinvenção das estruturas vigentes em todos os âmbitos, tendo um impacto avassalador tanto na vida social e laboral, como na vida humana em seus aspectos físicos, psíquicos e espirituais.

Em seu histórico profissional Dreyfuss vem acompanhando estatísticas que mostram claramente que aspectos da saúde física e mental, tem tido recorrentes problemas como doenças crônicas se tornando cada vez mais graves e mais comuns. Adoecimentos associados ao trabalho, altos índices de suicídio e tentativas, stress associado à insatisfação e insegurança, dificuldades de relacionamentos pessoais e profissionais, quadros depressivos e ansiosos, dependência química e suas comorbidades, outros comportamentos compulsivos

Pensando em tudo isso, o Atelier do Sentir, que tem a missão de gerar saúde e sustentabilidade verdadeiras na vida das pessoas, oferece treinamentos nas Dimensões do Cuidado Pessoal. Sua abordagem terapêutica se baseia na sensibilidade, conexão intuitiva e imaginação criativa, além do trabalho corporal e técnicas de musicoterapia e meditação, e gera uma experiência sensorial de contato consigo através de percepções corporais, sutis e outras ainda, nem tão sutis…

1— Conversas que tocam

Uma Terapia do Sentir. Visa a desenvolver uma ampliação do olhar sobre si e a autopercepção, trabalhar a sensibilidade, a satisfação pessoal, melhorar auto-estima, motivação e habilidades voltadas ao autocuidado. As sessões podem ser acessadas pela empresa para seus funcionários presencialmente e/ou online. Desenvolvida em atendimento individual (duração de 50 a 70 minutos) e retorno após 2 semanas, em sessão um pouco mais breve. Idealmente neste intervalo e tempo, mas podendo ser adaptado às necessidades caso a caso. A sessão de retorno faz parte do protocolo do trabalho e visa a retomar as questões abordadas, observar mudanças ocorridas e ver ajustes necessários para o ancoramento de aprendizados e percepções obtidas.

2 — Corporativo em Grupo

Com base na mesma abordagem terapêutica, aqui adaptada a dinâmicas grupais, a partir do que emerge da inteligência coletiva do grupo, são direcionadas para ancoramento na prática os insights obtidos. Através da autopercepção e do exercício da empatia e aceitação de si e do outro, este programa visa incentivar o hábito do Autocuidado e da Cultura do Cuidado como referencial no ambiente corporativo e na coletividade em geral.

Entre os resultados esperados estão a melhora nos relacionamentos interpessoais e da disponibilidade para o trabalho em equipe, em habilidades de comunicação e gestão de tempo; maior consciência e percepção de habilidades individuais, que poderão ser aplicadas às demandas existentes no contexto empresarial e atuação e na criação de inovações neste ambiente; maior iniciativa e liderança.

Roque Luz

O autoconhecimento através do Mentoring e da Programação Neurolinguística-PNL

Image for post
Image for post
Roque Luz — mestre em PNL

São lideres de mercado empresas que investem em Autoconhecimento, mudança de hábitos, clareza de objetivos, melhora na comunicação e clima, promovendo um mindset de resultados na vida, tanto na esfera da saúde global quanto em conquistas e superações de metas em geral.

1 — Saúde Inabalável

As pessoas entendem saúde como não ser doente, na maioria das vezes não sabem construir uma estrutura mental que dê a ela consistência nos cuidados com o corpo e a mente.

Nesta palestra o objetivo é provocar a criação de um novo mindset de vida saudável nos participantes. Para a maioria e em meio a tantas informações é muito difícil saber o que fazer para se manter saudável.

Ser saudável é difícil? Ser saudável significa abrir mão de alguns prazeres da vida?

Mais do que somente ensinar como se alimentar, dormir e se exercitar precisamos ir mais a fundo para implementar nas pessoas grandes âncoras de mudança, gerando autonomia para cuidar da saúde.

2 — Saúde 360 ​​°

Este treinamento é especifico para profissionais da área de saúde. Incluem exercícios práticos, feitos durante a palestra e também é solicitado aos participantes fazerem algumas tarefas em casa. Usamos também o método Role-Play durante o treinamento.

O objetivo é criar um ambiente para que os profissionais consigam provocar consistência nos atendimentos/tratamentos para que os pacientes se comprometam e não desistem no meio do caminho. Mais do que somente receber os clientes/pacientes a retenção tem sido uma busca de quem quer resultados. Clientes que se envolvem mais com o processo, além de terem mais resultados, incentivam mais pessoas e procurar o profissional que as atendeu.

3 — O poder da comunicação

O Workshop com vivencias contextualiza os novos padrões de comunicação. Os prejuízos causados pelos problemas de comunicação é uma realidade nas empresas. Evitar danos e criar um ambiente empático com maior fluidez na comunicação. Muito comum nas empresas é a frase: é difícil comunicar…ninguém entende o que eu quero dizer!

Muitas vezes isso acontece por falta de habilidade de comunicação as pessoas se envolvem em diversos problemas, trazendo prejuízos reais para as empresas. A busca é levar a audiência a se comunicar melhor, retirando ruídos do processo e criando empatia entre os colaboradores.

Se ao pensar sobre a sua empresa você detecta setores da empresa que percebem a comunicação com ruídos constantes e conflitos entre os profissionais este workshop trará benefícios.

Gislene Ataíde

A Master Coach que aprofunda as relações em conexão com o sagrado feminino e masculino.

Image for post
Image for post

“Por meio de ferramentas a proposta é beneficiar a totalidade, valorizando seu espaço pessoal sagrado e despertando seus valores essenciais, mantendo sua energia pulsante e em equilíbrio com integralidade”

1 — Mulhere-se

Uma vivencia para mulheres. Trata-se de um espaço feminino leve, prazeroso e aberto para acolher e reforçar seu poder pessoal. Baseado em vivências corporais, meditações ativas, massagens e danças diversas.

O patriarcado exercido pela humanidade criou graves distorções na sociedade atual. É necessário criar ferramentas que possam expandir movimentos e gerar um resgate pela igualdade de direitos. Onde o respeito ao individuo (integral) possa fazer parte dos valores do todo eliminando a falta de fluidez, confiança e criatividade no desempenho dos seus papéis de esposa, mãe, filha, profissional.

O objetivo é sensibilizar mulheres para o autocuidado. Utilizando técnicas diversas é possível desencadear um processo de amor próprio que criar melhorias no individuo e em todo seu entorno levando ao autodesenvolvimento.

2 — Coaching Imersão

A proposta é uma imersão onde o líder é conduzido a uma experiencia de contato com seus desafios e principais sabotadores. Um momento para lideres buscarem em sua essência a força para liderar empresas e seus processo e pessoas.

São dois dias em um hotel para trabalhar a Roda da Vida, entre outras ferramentas do coaching e demais técnicas na busca do autoconhecimento para trazer eficacia a processos de gestão.

Se você se interessa por gestão inovadora, quer entrar nesse mundo, e a meta é ser e ter profissionais que têm paixão pelo que fazem, construindo rotinas e memórias prazerosas, além de lucrativas, um dos profissionais/empreendedores, acima apresentados aqui, tem metodologia testada para levar você e a sua empresa ao protagonismo desejado.

Image for post
Image for post

Você também pode contar comigo, além da consultoria para empreendedores criativos e do atendimento online consultivo — a consulta selleste, tenho duas palestras:

1 — Não é crise é transição

uma abordagem sobre novas economias e novas tecnologias e como este processo histórico influenciou nossas vidas até hoje. Ideal para um publico acima dos 50 anos.

2 — Os desafios atuais dos empreendedores criativos e artistas empreendedores

Uma analise dos desafios para quem empreende em negócios que abrangem a Economia Criativa. Você tem acesso a palestra online pelo Conecc.

Para contratação presencial e para informações de todos os profissionais entre em contato pelo e-mail sellestes@gmail.com

Selleste Economia Criativa

Empresa de consultoria e produção artística com foco em…

Sandra Mara Selleste

Written by

Sou empreendedora na Selleste, Consultora no desenvolvimento de empreendedores para as Novas Economias, Fluxonomista4D, produtora cultural e atriz.

Selleste Economia Criativa

Empresa de consultoria e produção artística com foco em traduzir idéias construindo projetos inovadores que demonstram sustentabilidade em ações evoquem uma ciência e estado da arte.

Sandra Mara Selleste

Written by

Sou empreendedora na Selleste, Consultora no desenvolvimento de empreendedores para as Novas Economias, Fluxonomista4D, produtora cultural e atriz.

Selleste Economia Criativa

Empresa de consultoria e produção artística com foco em traduzir idéias construindo projetos inovadores que demonstram sustentabilidade em ações evoquem uma ciência e estado da arte.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store