Tem Mistério no Paraguai

Sandra Mara Selleste
Selleste Economia Criativa
3 min readMar 26, 2017

O espetáculo O MISTÉRIO DA CASA AMARELA, com a atriz Verônica Gomes e direção de Renato Di Renzo, representa o Brasil na SEMANA DE TEATRO DO PARAGUAI

A Semana acontece de 25 de março a 1º de abril e tem como tema a não violência. No domingo dia 26 as 19h e na segunda as 21h no na Sala Federico Garcia Lorca, em Assunção — Paraguai.

O MISTÉRIO DA CASA AMARELA é uma obra que motiva todos na busca por acabar com a violência física e moral contra a mulher. A personagem Walquiria vivida por Verônica Gomes coloca em cena todas as lutas e contrapontos da mulher contemporânea.

O espetáculo teatral “O Mistério da Casa Amarela”, é uma adaptação livre do Diretor Renato Di Renzo, da peça “Mulher Sozinha”, escrita pelo Dramaturgo Dário Fo e sua esposa Franca Rame. A montagem traz uma rica discussão sobre o universo feminino. É um Monólogo rico em imagens e interpretação. O texto aborda o universo de uma mulher que se sente presa, tanto no plano real, como no plano imaginário. O interessante que esta obra teatral faz com que a plateia discuta que, mesmo com o avanço do gênero feminino em sua contemporaneidade, ela é ainda objeto de opressão por parte do gênero masculino, ou seja, ela ainda é presa ao homem, ao macho, ao hetero.

Ensaio com Verônica Gomes sob a direção de Renato DiRenzo

A REALIZAÇÃO DA SEMANA DE TEATRO DO PARAGUAI é do Centro Paraguaio de Teatro — CEPATE que existe há 37 anos. Funciona como um coletivo de artistas que acreditam que o teatro é uma poderosa ferramenta de sensibilização. Tem sua sede em um charmoso edifício patrimônio cultural do Paraguai e é mantido pelos grupos teatrais e patrocinadores eventuais.

O teatro anima, recria, educa. É instigante! Acreditamos que a partir do teatro podemos prevenir violências e transformar a realidade. Somos sonhadores e gostamos de imaginar um mundo sem violência. Um mundo sem desigualdades sociais ou econômicas. Onde todos nós temos os mesmos direitos e as mesmas oportunidades. Um mundo onde a liberdade de pensamento, diversidade, inclusão, dignidade e respeito ser diferente. (Carmen Briano — Secretaria General — Cepate)

A atriz Verônica Gomes, o diretor Renato de Renzo com a produção do espetáculo com parte da equipe do CEPATE.

ACREDITAMOS no TEATRO COMO FERRAMENTA DE MUDANÇA através da formação de uma nova consciência de repeito mutuo. Espetáculos como O MISTÉRIO DA CASA AMARELA são ferramentas que buscam criar uma visão coletiva mundial de que podemos ter uma sociedade justa. A recepção do publico é sempre muito positiva e rica com uma resposta imediata.

Publico aplaude de pé a atuação da atriz Verônica Gomes.

Depoimentos do publico do Paraguai

--

--

Sandra Mara Selleste
Selleste Economia Criativa

Sou empreendedora na Selleste, Consultora no desenvolvimento de empreendedores para as Novas Economias, Fluxonomista4D, produtora cultural e atriz.