Conversando com as trevas

A poesia de Kátia Surreal

cassandra
selohestia
2 min readSep 15, 2022

--

Há um tempo, acenderam-me a luz a fim de que eu não temesse a escuridão. Até que, em uma noite de aflição, perguntei-me o que poderia haver de tão medonho nas trevas, e a própria me respondeu:

I

só em mim
⠀⠀⠀das regras a contramão
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀ofusca-se a luz da convenção

que o prazer
⠀⠀⠀ em nada cintila
⠀⠀⠀ ⠀⠀ tudo reflexo
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀ilusões malditas

eis que o regozijo, querida
é labirinto medonho
breu que jamais finda
⠀⠀⠀ o percurso perpétuo
⠀⠀⠀ ⠀dum aprazível sonho

II

toca-me, companheira
⠀⠀⠀ profano e profundo
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀juntos o júbilo
dá-se no escuro

sou túmulo
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ do cume acumulado
em cárcere socializado

toca-me, companheira
que o escuro
não é mera ausência de luz
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ o escuro é amplidão
que te me seduz

III

quando estiver atravessando a própria escuridão, amor
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ quando estiver sem nenhuma luz no corredor
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀a contragosto
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ de seu desejo absurdo
sair-se da clausura
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ sem sede, à procura
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ entre desculpas
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ o copo d’água
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ t(r)oque a porta
invada
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ vadia
não vele o fulgor dum vulcão
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ com o fino véu da submissão

IV

por cima
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ cu, clitóris, clima
e o cimo
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀culmina
incubus
⠀⠀⠀ou
succubus?
⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀cabe-nos
o sumo

V

nas trevas se trepa…

KÁTIA SURREAL é carioca, vive em Niterói (RJ), nascida numa lua de sangue, sexta-feira, 13 de julho de 1986, Dia Mundial do Rock. Mamãe da gata Bibi, ama a natureza, correr e pular corda. Autora do livro Gradações hiperbólicas e do blog Fugere ad Fictem. Conheça o trabalho da autora aqui.

--

--

cassandra
selohestia

perfil editorial da revista de arte e literatura cassandra