“poesia é nossos corpos de mulher juntos”

A poesia de Isabella Bettoni

cassandra
selohestia
3 min readJul 19, 2022

--

As domadoras

você
sabe o que quer
tem falas firmes
queixo pra cima
olhos decididos
faz seus caminhos
é tão forte
e tão segura

eu
também

nós duas
desejosas
brincamos:
dividir
alternar
o poder
que é dado
uma a outra
somente
no tesão

eu
línguas, dentes, unhas,
te amarro
na beirada da cama
te puxo
os cabelos
aperto
a cintura
você maleável
rebola: eu digo

você
por um instante se curva

eu
mando

você, olhos decididos,
você, sabe o que quer
você, a mim submissa

depois
trocamos

Terracota

Você me apresentou Celeida, mulher
que nasceu do barro
a imagem: terraventre terracorpo

Então eu descobri sobre mãos
que
coletivamente
criam

(e as nossas mãos que)

também aprendi
nossos gestos juntos,
corpos amassados,
a matéria do desejo,
a construção da queima,
a chama,

você, pés descalços no chão,
olhos atentos, a cor do plantio,
vermelho terracota nos pelos

Estudo: cuidar, colher, comer

você

O som da poema

respiração entre: cortada y ofegante
boca entre: aberta a saliva
(sua/minha) língua no céu da (minha/sua) boca

eu olho nos seus olhos e isto é uma forma de escrita
poesia é nossos corpos de mulher juntos.

Poema publicado na antologia Desaguamentos — Vol I: Poesia.

Piada interna poética

Lavar os cabelos uma da outra
Balançar na rede
Tentar imitar o vento
Dançar sem música
Aprender a conjugar verbos:
Lambo, lambemos

Caramelo

sem amarras
não deu tempo de irmos para a cama
eu cavalguei
você sentado
sua barba
roçando nos meus peitos
meus dedos afundados
nos seus cabelos crespos
que delícia:
nossas peles molhadas
nossas peles misturadas
nossas peles combinam

Pisciana

Quando as carpas boiarem
de boca aberta
deslizar os dedos
suavemente
pelas escamas
e sentir
o carinho
escorregadio
dos peixes

Isabella Bettoni é advogada feminista, pesquisadora e escritora de BH/MG. Seu primeiro livro, Brincando de fazer poesia, foi lançado em 2008. Tem poemas publicados em revistas e antologias (destaque para Antes que eu me esqueça: 50 autoras lésbicas e bissexuais hoje e Desaguamentos), faz parte da equipe do Fazia Poesia e lançará em 2022 Não tentar domar bicho selvagem pela Quintal Edições. Conheça o trabalho da autora aqui.

--

--

cassandra
selohestia

perfil editorial da revista de arte e literatura cassandra