13 produtores de conteúdo do mundo do futebol que merecem a sua atenção

Os veículos de mídia tradicional que cobrem futebol estão ficando cada vez mais pobres de conteúdo. Por outro lado, tem muita coisa boa ainda fora do radar.

Guilherme Dorf
Sem Firulas
6 min readDec 18, 2017

--

O que fala de tudo

Mais 5 Minutos
Um lugar sagrado para quem se amarra na história do futebol. No Mais Cinco Minutos você conhece mais sobre a carreira de jogadores conhecidos e obscuros, sobre causos curiosos do esporte, terá acesso a fotos do fundo do baú e certamente se deparará com alguma boa referência de International Superstar Soccer. Se Odvan é o zagueiro-zagueiro, o Mais Cinco Minutos é o futebol futebol!

Os que são coisa de filme

PELEJA
O projeto nasceu com a proposta de dar luz a grandes histórias do futebol através da produção de vídeos documentários primorosos em HD. Na raça, já conseguiram contar histórias emocionantes como a do Mirassol e surpreendentes como a do Cosmos, que foi gravada em Nova Iorque. A qualidade desses filmes é exuberante e não à toa, os dois foram selecionados para fazer parte do último CineFoot que está rodando pelo Brasil.

Doze Futebol
Similar ao PELEJA, o Doze Futebol mostra a história de times de menor expressão, mas cheios de história como o Serrano, o Americano e o Goytacaz a partir de mini-documentários que transbordam a paixão e a cultura da torcida. Eventualmente, também se valem da narrativa para desvendar histórias mais presentes na mídia como recentemente o caso da polêmica Urna Sete vascaína que parece ter saído diretamente de um roteiro de ficção.

Os que dão visibilidade

Largados F.C
Por mais que tentem te empurrar goela abaixo, nem todo amante de futebol só quer saber de Real Madrid, Barcelona ou Flamengo. O Largados realiza uma cobertura magnífica sobre os times do interior de São Paulo que têm tanta história no futebol e andam meio esquecidos pela mídia tradicional. Ao passar pela Inter de Limeira, Ferroviária e São José, não deixe de ver o documentário sobre o Taquaritinga.

Dibradoras
O mundo não está ficando cada vez mais chato, ele está ficando cada vez mais consciente. De repente, começamos a perceber o quão nocivo é ainda termos “belas da torcida”, um mar de matérias sobre a filha do Renato Gaúcho ou qualquer outro comportamento que afaste as mulheres do futebol.

Como diz o ditado, o lugar da mulher é onde ela quiser, e nós queremos cada vez mais mulheres jogando, narrando, falando e escrevendo sobre futebol. Com muito conteúdo bacana e um texto refinado, as Dibradoras estão rapidamente se tornando referência para outras mulheres que sempre gostaram de esporte, mas não encontravam identificação em outros lugares.

Do Rico Ao Pobre
Um site que produz o jornalismo esportivo de verdade, do qual sentimos tanta falta nos meios de comunicação tradicional. Ao perceber que a mídia paranaense só queria saber de Atlético Paranaense, Coritiba e Paraná, o Do Rico ao Pobre resolveu ir atrás das histórias de futebol no estado sem fazer distinção de divisão. Dos campeonatos amadores até a primeira divisão, o site conta com matérias sempre bem escritas e relevantes que difundem e exploram a riqueza do Paraná no futebol.

O nostálgico

Uniforme dos Anos 90
Ando meio nostálgico ultimamente e um dos sintomas agudos desse sentimento é que ele me faz escutar Scatman John no repeat e admirar compulsivamente o futebol praticado nos anos 90. No auge da década, a Copa de 94 nos presenteou com as mais belas imagens e com uniformes de cores fortes e padrões esquisitos. Os uniformes de hoje são lindos, mas são feios, enquanto os da década de 90 eram feios, mas eram lindos. Esse projeto nos faz lembrar dos mantos desse tempo bom que não volta nunca mais, sempre acompanhado de legendas que mais parecem poesias.

Os alternativos

Foto: Daily Mail

O Contra Ataque
O Contra Ataque é um projeto recente que chegou quente e fazendo barulho. Por meio de textos, crônicas e podcasts, os Contra Atacantes abordam todos os tipos de tema que compreendem o futebol como uma manifestação cultural. Se o futebol não é só um jogo, sua cobertura também não pode ser tratada como tal e os ex-alunos da PUC seguem essa premissa à risca.

Casual Football
Na era da informação, muitos veículos acabam replicando histórias futebolísticas já famosas e contribuem pouco para a ampliação do conhecimento coletivo. O Casual Football sempre traz episódios mais alternativos no mundo do futebol, através da memória impressionante e do saber enciclopédico dos seus autores.

Os de cultura futeboleira

Revista Corner
Eu posso falar tranquilamente que previ o lançamento da Corner. Depois de passar um ano comprando revistas de cultura futeboleira na Inglaterra, Estados Unidos, Argentina e Colômbia, comecei a sentir falta de algo parecido por aqui. Quando a Corner foi lançada finalmente essa lacuna foi preenchida. De lá pra cá, comprei todas as cinco edições da revista que traz cultura a e a história do futebol em matérias e entrevistas aprofundadas com jogadores e jornalistas da estirpe de Alex, Abel Neto, Xico Sá, entre outros. Em um mundo excessivamente digital, é um deleite poder folhear as páginas de uma revista tão bem feita.

Futebol Café
Em um universo onde somos inundados com discussões inúteis como erros de arbitragem, contratações bombásticas e baladas de Neymar, parece loucura falar de cultura futeboleira. Mas não é. Ao redor do mundo, existem pelo menos 20 projetos maravilhosos que aliam conteúdo bem amarrado com uma estética inovadora. O Futebol Café escreve sobre essas iniciativas, escreve sobre o futebol que se lê. Como é difícil conseguir comprar essas revistas e livros gringos, conseguimos ter um gostinho de projetos essenciais como a Blizzard, a Panenka, a Pickles entre outros.

Os de torcida

Foto: Gabriel Uchida

O Canto das Torcidas
Projetos de torcidas sempre foram um tabu para a grande imprensa. Por algum motivo, os veículos tradicionais sempre preferem marginalizar e não investir em conteúdos que mostrem o empolgante mundo dos torcedores. Nos últimos três anos, o Canto das Torcidas virou uma referência, um radar do que surge de mais interessante no universo das torcidas seja no Brasil, seja no exterior. Com um rigor técnico grande, o projeto legenda canções de torcida gringa para que possamos entender a letra. O famoso vídeo do Raja Casablanca é de arrepiar e já foi visto mais de 2 milhões de vezes no youtube.

Dia de Clássico
O Dia de Clássico é uma daquelas ideias simples e geniais. Com uma boa equipe de filmagem, Daniel León, um rapaz totalmente envolvido no universo de torcidas, vai atrás dos maiores clássicos do mundo como Boca e River, Barça e Real, Corinthians e Palmeiras entre outros. Recomendo especialmente o episódio do Raja Casablanca, no qual o Daniel mergulha de cabeça na experiência, decora um cântico famoso em árabe e puxa a torcida marroquina que vai ao delírio.

--

--