Esse gráfico diz o contrário do que parece

Andre Vidiz
Sem Firulas
Published in
1 min readMar 5, 2017

O gráfico da FootStats que rodou as redes sociais boleiras nos últimos dias parece ser claro: os times à direita tem defesas mais fortes que aqueles à esquerda. No entanto, se considerássemos que esse dado (chutes sofridos / gol sogridos) é inconsistente no tempo, ou seja, varia aleatoriamente e no médio prazo tende à média, o gráfico torna-se uma medida da sorte que as defesas tiveram nos (pouquíssimos) jogos analisados.

Foi exatamente isso que James Grayson descobriu (na verdade ele importou a descoberta do hockey e testou no futebol): os times praticamente se equivalem na mortalidade de seus chutes (chutes / gol) e na efetividade de sua defesa (aquilo que o gráfico mede), embora variem bastante no curto-prazo. O que diferencia os bons times é criar mais chances do que o adversário e não ser melhor em convertê-las em gol.

Na verdade ele vai além e com essas duas métricas mede o quanto de um jogo é decidido por “sorte” e quanto por competência, como isso pode se refletir no resultado do campeonato, etc. Pra quem se interessas por esse tipo de discussão, escrevi sobre isso aqui (o texto é de 2014, mas pretendo atualizá-lo em breve)

--

--