Sem Mundial — o outro lado da Copa

Caio César Nascimento
Sem Mundial
Published in
2 min readMay 17, 2018

O evento mais badalado do futebol, a Copa do Mundo, está chegando. Esperamos por quatro anos para viver de novo em um universo que respira somente o esporte que acompanhamos com tanto afinco. É inegável que, como é natural que aconteça, as atenções sejam divididas entre as equipes tradicionais, as campeãs históricas, além daquelas outras de conhecido potencial (como a famigerada Bélgica e sua geração, que já prometia em 2014 e está amadurecida em 2018).

Nesse sentido, sabemos que todos vocês lerão muito sobre elas por aí, são elas que mais fazem notícias, possuem a maior quantidade de craques dos principais times do planeta e estão mais comumente nos grandes palcos. E, justamente por isso, buscamos apresentar um lado menos exposto do torneio.

Assim, escolhemos sete seleções que nunca conseguiram levantar o caneco. A maioria delas sequer passou perto disso ou tem um historial de respeito em Mundiais. Talvez por isso seja tão interessante falar sobre elas. Há histórias curiosas e capazes de entreter ligadas a esses países. Algumas delas são verdadeiros dramas e outras contam com heróis da estirpe de um certo Mohamed Salah.

Egito, Dinamarca, Croácia, Sérvia, Suíça, Colômbia e Senegal compõem o nosso elenco, escolhido discricionariamente, por cada um de nós, que tentará trazer algo diferente a você, leitor — mesmo conhecendo os desafios, que vão desde a existência de um interesse que é muito específico até a enxurrada de informações que cada competição carrega consigo.

Cada uma dessas seleções, com sua própria força, chegou ao Mundial e tem o que contar. Por isso, buscaremos falar sobre o que acontece dentro e fora de campo, analisar o caminho até a Copa, destaques individuais e o que pode ser surpresa neste mundial. Convidamos vocês a nos acompanharem nessa jornada. Ainda estamos no toss, mas a bola já vai rolar.

--

--