A Voz de Uma organização

Como dar voz para além de si

O que é uma organização?

Uma pergunta que me pareceu muito fácil no começo e acabei demorando a me resolver sobre, o que seria uma organização diante de tantos elementos envolvidos e tantas variantes ocorrendo no mesmo espaço?

Ao procurar uma definição me deparei primeiro com:

ato ou efeito de organizar(-se).

Então organização se tem a partir do ato de se organizar, mas isso não define ainda o que é de fato uma organização, procurando mais encontrei que uma organização é:

composição, estrutura regular das partes que constituem um ser vivo.

Agora temos partes que constituem um ser, uma estrutura regular que deve por si só se organizar e como pode cada elemento se organizar pensando ainda em manter essa estrutura de forma regulada?

O que é voz?

som ou conjunto dos sons produzidos pelas vibrações das pregas vocais sob pressão do ar que percorre a laringe

Parece que essa não serve tanto para o propósito desse texto mas encontrei outras que são interessantes para o que pretendo discutir aqui

  • modo de pensar ou julgar; opinião.
  • direito de manifestar opinião.
  • cada uma das partes de uma composição.

Acho que agora temos com o que trabalhar!

Então, a voz da organização

Uma voz organizada deveria permanecer única, e é claro que na prática isso é impossível, falar por um todo, pensar ou julgar com uma opinião que reflita a de muitas partes de uma composição é humanamente inalcançável.

Mas do que vale uma organização se ela não se comporta como tal? Se a mesma não possui uma opinião unificada, uma voz que fale por todos, que represente todos os organizadores?

É importante que seja assim.

É essencial ter opiniões que divergem entre si para buscar o centro de uma ideia polida, uma decisão mais bem formulada. Uma organização que possui uma voz que soa sempre no mesmo tom não é uma organização de sucesso, ela responde por pessoas que possuem o mesmo modo de pensar.

Quanto mais a voz da organização sofre mudanças ao longo de decisões em momentos diferentes isso demonstra quão representativa ela é, mais opiniões são representadas, diferentes pontos de vistas são escutados.

É necessário discutir, formular uma decisão a ser tomada e quando isso é discutido com o confronto direto entre opiniões diversas surgem frutos incríveis como a Semana da Tecnologia da Fatec Sorocaba.

Com grandes poderes vem grandes responsabilidades

Parker, Ben.

Agora que temos a possibilidade de se expressar por meio de uma organização, e sabemos que é importante se expressar de formas diversas que mostrem facetas diferentes desse todo, é preciso cuidado.

Quando se fala por uma organização, uma estrutura regularizada, sempre ao surgir uma voz ou uma opinião, ela por si só representa a organização naquele momento e naquela situação, ela torna pública o que pensamos, e o portador dessa voz deve levar em conta o que é agir como uma organização.

Falar com voz e agir como um todo são peças chaves para uma organização.

A empatia ao permitir o direito de manifestar a opinião de cada uma das partes de uma composição é a solução para que mesmo possuindo inúmeras vozes e diversos tons, uma organização represente não só ela mesma mas também a causa a qual leva consigo.