Tudo Que Rolou na 24ª Semana de Tecnologia

Felipe Bernardes
Semana de Tecnologia @ Fatec Sorocaba
5 min readOct 29, 2017
Quase não coube todo mundo na foto!

Do dia 2 a 7 de outubro de 2017, rolou a 24ª edição da Semana de Tecnologia da FATEC Sorocaba.

Nesse post, registramos quase tudo (pois foi muita, muita coisa) que rolou durante a semana.

Palestras

Foram 10 palestras (40min), de pessoas de várias empresas de Sorocaba e região como:

  • Data H;
  • Algorama;
  • Ventron;
  • GFT;
  • IBM;
  • Code Miner 42;
  • Tegra;
  • GamersClub;
  • Translucent Computing;
  • Biz Process Consultoria.

Tivemos variados assuntos como cloud, analise preditiva, Xamarin, Consultoria em TI, automatização de tarefas com NodeJS, JavaScript, PHP, UX e até estratégias hipermidiáticas.

Minicursos

A semana da tecnologia também é uma oportunidade para os alunos aprenderem novas tecnologias, este ano foram 11 minicursos, dentre os temas estavam: React, Ionic, Testes, Python, Git, Jogos com HTML5, .NET e como criar um chatbot.

Lightning Talks

Esse ano, tivemos 12 lightning talks de cinco minutos de duração — foi na sexta-feira, uma atrás da outra. 5 minutos podem parecer pouco, mas isso deu um dinamismo muito rico em diversidade de assuntos.

O pessoal se emocionou com a talk da Élet Silva, se entusiasmou com a talk da Amanda Vilela e se motivou com a talk da Bia Delmont.

A carga de conhecimento e dinamismo da duração de 12 talks em 60 minutos também deixou o pessoal animado pro fishbowl, que aconteceu logo em seguida.

FishBowl: Diploma é Mesmo Importante?

Que tabu, hein? Alunos, profissionais do mercado e professores discutiram a necessidade do diploma dentro da própria faculdade.

O FishBowl é um tipo de debate aberto e organizado, onde todos participam.

Haviam quatro cadeiras ao centro de uma roda, onde uma delas sempre ficava vazia — no momento em que uma das pessoas do público sentasse na cadeira vazia, uma das outras três pessoas sentadas deveria voltar para a platéia, liberando uma cadeira. Além disso, apenas uma das três pessoas sentadas falava por vez — enquanto o resto do pessoal prestava bem atenção e formulava argumentos pra levar pra roda.

Dessa forma, a discussão manteve-se aquecida por cinquenta minutos. A conclusão? cada pessoa teve a sua — mas não era isso o que se buscava: a proposta era de troca de perspectivas ao invés de imposição de “verdades”.

Dito isso, o fishbowl foi um sucesso: muita gente participou, os tópicos eram muito bem desenvolvidos e tivemos perspectivas de pessoas com vivências diferentes.

Quem nos contou sobre o modelo foi o Caio Carrara, que participou de fishbowls quando ele trabalhou na ThoughtWorks Brasil. Foi o segundo ano em que realizamos a atividade, foi bem construtiva e já podemos dizer que é uma atividade que faz parte oficialmente da Semana de Tecnologia.

Arrecadação de Leites para Doação

Esse ano, além de fornecer conteúdo de alta qualidade para os alunos, a organização teve a ideia de durante a semana arrecadar leites para doação.

Cada aluno que doou um leite, recebeu um número para participar de um sorteio de brindes na sexta-feira. Os brindes foram oferecidos por diversos patrocinadores.

Foram 100 litros de leite arrecadados e entregues para o Educandário Bezerra de Menezes.

Dojo de Python

Dojo é uma reunião de programadores para treinar e aperfeiçoar suas habilidades com programação. O nome se dá pela atividade se basear nos Dojos de artes marciais, onde dois lutadores aprendem na prática e os demais olham.

No sábado de manhã tivemos uma sessão de Dojo de 1h30, onde os participantes puderam aprender e praticar Python.

Commitão

Commitão é um evento para apresentar e incentivar os alunos a contribuirem em projetos open-source.

Na primeira parte acontece um curso básico de git, onde os alunos aprendem conceitos, primeiros passos com git e como fazer um pull request.

Na segunda parte convidados representantes de seus projetos open-souce apresentam seus projetos e issues abertas. Após as apresentações cada aluno escolhe um projeto de sua preferêcia e começa a trabalhar nas issues com auxilio dos representantes.

Pessoas

De certo, o melhor da Semana de Tecnologia não foram as palestras, nem os minicursos, nem o comitão ou as lightning talks. Foram as pessoas.
Nós tivemos:

  • 250 pessoas participantes
  • 160 estudantes do curso de ADS da Fatec Sorocaba
  • 11 minicursos
  • 12 lightning talks
  • 14 palestras
  • palestrantes de 6 cidades diferentes

Além de uma taxa de evasão muito menor que a do ano passado :D

Agradecimentos aos Patrocinadores

Graças a estas empresas foi possível oferecer uma excelente experiência a todos os participantes da semana da tecnologia: All In, Algorama, Ateliê Larissa Beatriz, Casa do Código, Centro Cultural Brasil EUA Sorocaba, Codeminer42, Connectuse, DevDive, Eduzz, Eu Compraria, LabOne, Mocha Studio, e Pingo de Mel, UNICID, Tegra e Zofi.

Grade completa

A grade completa você pode conferir aqui: http://semanadetecnologiafatecso.tk/

Não deixe de participar ano que vem!

Co-autoria: Amanda Vilela

--

--