Chorar não é errado

Yuri Laurindo
Sem Clubismo F.C.
Published in
3 min readJun 22, 2018

Todos os dias a mesma história. A pauta nunca é futebol, mas, infelizmente, é difícil falar de futebol em meio à essa enxurrada de comentários que se lê em todos os cantos sobre um único assunto: lágrimas de choro.

Chorar.

Verbo transitivo direto e intransitivo.

Deixar correr lágrimas de dor física, tristeza, emoção.

O Brasil venceu a Costa Rica e passou por cima de toda a dificuldade que se criou em torno do jogo. Superamos um dia ruim, em que nada funcionava e, de quebra, assistimos novos líderes surgindo em campo, o que é muito importante. Mas e o emocional?

Depois de quatro anos recebendo críticas de todos os lados, lutando contra si mesmo, em momentos de auto-questionamento, nós tivemos Thiago Silva sendo monstruoso em campo, como também foi em 2014. Só que apenas lembramos de suas lágrimas na partida contra o Chile, esquecemos do ser humano e, acima de tudo, do atleta de altíssimo nível que ali estava.

Em contrapartida, um problema para a equipe surgiu ao final do jogo. Neymar, o menino mimado do cabelo loiro, que levou um cabeleireiro para a Rússia, o garotão de 26 anos, chorou. Caramba, quantos rótulos em apenas um parágrafo. Imagina sobreviver a isso? Agora, imagine sobreviver a isso e carregar nas costas milhões de torcedores que colocam todas as suas expectativas em ti. Putz, piorou, não é? Mas não acabou.

Há alguns meses, ele sofreu uma lesão que quase o tirou daquele momento. Há alguns anos, ele também sofreu uma lesão. Essa, por sua vez, o tirou daquele momento. Pense, de novo. No dia 22 de junho de 2018, as coisas não deram muito certo, seu jogo não fluiu como ele gostaria e, até mesmo, imaginava. Doloroso para uma simples pessoa.

“Ele ganha milhões. Pressão não é nada perto de ter dificuldade pra pagar a conta de luz, como eu”. Realmente, pode até não ser, mas eu não sei e eu tenho certeza que você também não. Tudo é relativo e MUITO RELATIVO! Você não sabe o que ele passa, eu não sei o que você passa e ele também não sabe o que eu passo. As coisas funcionam assim, o mundo é assim. Chorar não é errado, nunca vai ser. Inclusive, você que está lendo, não tenha vergonha de chorar, ok?

Como amante do futebol e como um cara que torce pelo sucesso desse time, espero que esse choro marque uma virada na chave. Que ela seja o pontapé inicial de um arranque. Se não for, paciência, eu não tenho condições de julgar desabafos alheios, pois não sei lidar sequer com os meus. Ele tenta, te garanto que tenta, mas nem sempre tudo se desenrola como gostaríamos. Que não esqueçamos do que fizeram com Thiago Silva para não se repetir com Neymar (ou qualquer outro) e que lembremos que ainda dá tempo de voltar atrás no nosso modo de enxergar as coisas.

--

--