Contra o favorito Chelsea, a equipe do Porto tenta surpreender novamente

Bruna Mendes
Sem Clubismo F.C.
Published in
4 min readApr 7, 2021

O confronto mais desequilibrado é também o que mais pode surpreender. O Porto já eliminou a Juventus depois de uma grande performance defensiva e pode ser uma pedra no sapato da equipe do Chelsea.

Thomas Tuchel chegou para substituir o ídolo Frank Lampard e vem fazendo um bom trabalho até então. O alemão conseguiu recuperar peças da defesa para maior dominância no setor e vem trabalhando para potencializar ainda mais os homens de frente. Desde a troca de treinador, o Chelsea tem apenas uma derrota em 15 jogos.

A melhora defensiva veio com a recuperação das peças como dito anteriormente, mas também pelo sistema bem encaixado no pós-perda. Os meias, apesar de não serem excepcionais, fizeram grandíssimo trabalho contra o Atleti e não cederam espaço para os espanhóis atacarem. O confronto contra Simeone é o grande bônus de Tuchel até aqui — domínio durante 180 minutos e não precisou sofrer.

Mason Mount é de longe o grande destaque da equipe na temporada. Desde os tempos de Lampard, Mount já era um jogador importante e se firmou ainda mais com Tuchel. O meia de 22 anos tem sete gols e seis assistências na temporada, mas mais do que números, fornece taticamente um dinamismo maior que qualquer outro.

Destaque com Lampard, Mount continua com ótimos desempenhos sob o comando de Thomas Tuchel. (Reprodução/Getty)

O Porto segue o Sporting no campeonato português e ainda tem chances de ser campeão. Na Champions foi a principal zebra até agora e quer continuar sendo. Contra a Juventus, confiou no excelente sistema defensivo comandado pelo técnico Sérgio Conceição e conseguiu a classificação na Itália com uma partida brilhante do capitão Pepe e do meia Sérgio Oliveira, principais destaques do clube até aqui.

Desde que assumiu o clube em 2017, Conceição tem 147 vitórias em 206 partidas. O sistema 4–4–2 do treinador segue muito bem alinhado e tende a encurtar os espaços do adversário no último terço. Pensando que a equipe de Tuchel é muito bem definida no pós-perda, a pressão será o tema principal do confronto. Os portugueses vão buscar uma bola ou outra no contra-ataque, enquanto os ingleses apostam por um jogo mais vertical e enérgico para superar o bloco mais baixo do adversário.

Sérgio Oliveira dominou todos os setores do campo contra a Juventus e é o principal talento do Porto na Champions League até agora. (Reprodução/Getty)

Historicamente, os clubes se enfrentaram, na maioria das vezes, durante a fase de grupos. A última partida faz seis anos, mas ainda existe muita história por trás disso tudo. Pensando em Chelsea e Porto, o nome de José Mourinho sempre vem à cabeça e além disso, os principais confrontos entre os dois times envolvem o treinador.

Depois de se consagrar campeão da Champions na temporada 2003/04 com o Porto, o treinador trocou o clube português pelo clube inglês na temporada seguinte e a partir daquele momento o Chelsea começou a se mostrar para o mundo.

Logo na sua primeira temporada como blue, iria enfrentar sua antiga equipe na fase de grupos da Champions League. No reencontro, venceu por 3x1 com gols de Aleksey Smertin, Didier Drogba e John Terry. Por outro lado, no seu retorno ao Estádio do Dragão, acabou sendo derrotado com direito a virada do Porto com gol do atacante Benni McCarthy nos minutos finais.

Mourinho e McCarthy em 2004. (Reprodução/Associated Press)

Anos depois, na temporada 2006/07, as equipes se enfrentavam novamente, mas agora em uma eliminatória. Do lado inglês estava novamente José Mourinho. Durante os 180 minutos o Chelsea levou a melhor e acabou se classificando, mas o confronto foi bastante equilibrado, com Ballack garantindo a vitória na reta final do segundo jogo.

Na atual temporada, existe uma disparidade gigante no papel. Apesar da chegada de novos jogadores, começo conturbado e troca de técnico, o Chelsea segue sendo favorito. Por outro lado, o Porto não tem nada a perder e virá para ser novamente uma zebra nessa edição.

--

--

Bruna Mendes
Sem Clubismo F.C.

Uma vez na vida outra na morte escrevo sobre umas coisa daora aí.