Copa do Brasil no Premiere FC é consequência do imbróglio no Brasileirão

Yuri Laurindo
Sem Clubismo F.C.
Published in
3 min readMay 12, 2019

O Brasil passa por um momento muito peculiar para o amante do esporte. Em um momento conturbado no que se diz respeito aos direitos televisivos, com o fechamento da FOX Sports, chegada da DAZN e, principalmente, com Palmeiras e Athletico se recusando a assinar contrato com a Rede Globo pelo Brasileirão, o torcedor se encontra em uma sinuca de bico, sofrendo, até mesmo, com eventos fantasmas, que sequer possuem uma opção de transmissão no país. Esse fenômeno se intensificou com os Campeonatos Francês e Italiano no início da temporada e se estendeu ao maior torneio do futebol brasileiro, com o imbróglio envolvendo a entrada do Esporte Interativo no Campeonato Brasileiro da Série A.

Nesse sábado (11), tivemos mais um capítulo, que promete dar dor de cabeça aos torcedores, dessa insanidade que tem se tornado o mercado televisivo no esporte. O Grupo Globo anunciou, oficialmente, uma nova forma de distribuição dos jogos da Copa do Brasil, antes exclusivos do SporTV. A partir das Oitavas, que começam na quarta, alguns jogos transmitidos no canal, que eram liberados para o país inteiro, passarão a ter bloqueio na praça em que ocorrerão, como já acontece no Brasileirão. Assim, o Premiere FC passa a ter em seu cardápio de transmissões todos as partidas do torneio.

Os primeiros jogos que terão essa nova configuração serão Atlético-MG X Santos na quarta, que será bloqueado para o estado de Minas Gerais e exclusivo do Premiere FC e Fortaleza X Athletico na quinta, que, por sua vez, será bloqueado para o estado do Ceará. Não se sabe se os mesmo jogos terão o bloqueio na volta, mas, caso isso ocorra, torcedores do Athletico no Paraná, que não possuem a oportunidade de assistir o time no Brasileirão pelo PPV, serão obrigados a assinar o pacote para acompanhar o confronto pela Copa do Brasil.

No caso do Palmeiras, o bloqueio poderá ocorrer no jogo de volta contra o Sampaio Correa e, assim, obrigar o torcedor do clube a assinar o Premiere FC, mesmo depois de uma grande corrente de cancelamentos no último mês. O ato que foi endossado pelas redes sociais gerou milhares de comentários no Twitter e, com essa manobra, pode ter efeito contrário, com a Globo recuperando, ao menos, alguns assinantes. Os horários dos jogos, que não permitem transmissão de TV Aberta, são trunfos do grupo para que isso ocorra. Como a volta será disputada no Allianz Parque em São Paulo, o jogo seria exclusivo do PPV no estado.

A decisão parece ser uma clara reação do Grupo Globo à perda das partidas dos dois clubes no Brasileirão, já que, como fica sem 20% do torneio, corre o risco de sofrer uma sanção do Procon e ter um baque nas receitas com o Premiere, por uma obrigação de diminuição do valor da mensalidade. O órgão, que trabalha na defesa do consumidor, já se manifestou publicamente em diversas regiões do país, cobrando, inicialmente, respostas das operadoras, que tem repassado as cobranças, ameaçando, até mesmo, processar a emissora carioca.

Com a Copa do Brasil, então, a Globo começa a apresentar uma tendência para complementar a programação do Premiere FC, para alegar ao órgão que não há necessidade de sanções, pois houve a substituição do conteúdo. Não sabemos até que ponto isso pode ocorrer com outros campeonatos que a emissora tem os direitos, mas caso contratos não preverem o contrário, jogos de outros torneios podem chegar ao PPV, além da própria Copa do Brasil poder atingir o status de exclusividade, com algumas partidas nem possuindo transmissão do SporTV.

Por fim, fica a curiosidade de como o Grupo Globo vai proceder conforme as fases da Copa passarem e se vai mudar a postura caso Athletico e Palmeiras fechem contrato pelo PPV. Quem perde, cada vez mais, é o consumidor, que fica em segundo plano em toda essa confusão, ficando sem opções para assistir os jogos e, muitas vezes, tendo que aumentar o valor gasto para acompanhar o seu clube do coração.

A tabela detalhada dos primeiros jogos da Copa do Brasil com transmissão do Premiere FC:

  • Atlético-MG X Santos — Quarta, 15/05–19:15: SporTV, menos para MG e Premiere FC
  • Corinthians X Flamengo — Quarta, 15/05–21:30: SporTV, Globo e Premiere FC
  • Fluminense X Cruzeiro— Quarta, 15/05–21:30: SporTV 2, Globo Minas e Premiere FC
  • Fortaleza X Athletico — Quinta, 16/05–21:30: SporTV, menos para o Ceará e Premiere FC

--

--