Fred pode atingir marca histórica

Arthur Neto
Sem Clubismo F.C.
Published in
2 min readJan 21, 2019

O maior artilheiro de uma única edição da Copa do Brasil pode se tornar o maior na história da competição em 2019. Mesmo que o caminho ofereça menos jogos, Fred, do Cruzeiro, não precisa nem de perto repetir sua marca em 2005, quando balançou as redes 15 vezes pelo time celeste. Romário é o maior de todos os tempos, com 36 gols, e Fred está em segundo com 34. O Cruzeiro vai disputar a Taça Libertadores e entra na Copa do Brasil a partir das oitavas-de-final. Na prática, Don Frédon vai ter 8 jogos para bater a marca ou igualar.

A cada ano as chances do artilheiro diminuem — já que tem lá seus 35 anos — mas na lista dos 10 maiores artilheiros da competição ele é o único que ainda está em atividade — Luís Fabiano acertou pré-contrato com a Ponte, mas está se recuperando de cirurgia.

Ano histórico

Números de gols e jogos à parte, Fred não tem mais o vigor físico que esbanjava em 2005. Na época, o time mineiro nem chegou à final — foi eliminado pelo Paulista de Jundiaí — o que não o impediu de alcançar o recorde.

Foram 4 gols logo na estreia diante do Sergipe. Depois, mais 2 gols contra o Ipatinga, 5 contra o Baraúnas, nas duas partidas, e mais 2 na eliminação para o Paulista.

Atalhos

Se já não é mais aquele jovem de 2005, Fred pode agora aproveitar seu faro de gol cada vez mais apurado. O jogador passou quase toda a temporada de 2018 no departamento médico por causa de uma grave lesão. Na volta, no fim da temporada, não mostrou sentir o ritmo de jogo e deixou sua marca no Brasileirão.

Baixinho ainda impera — quatro gols num jogo

Romário, ele mesmo, está sentado no trono de maior artilheiro da Copa do Brasil com 36 gols. Ainda que a queda para o segundo lugar seja iminente, o feito é gigantesco. Para atingir essa marca o baixinho impôs uma média de 0,8 gol por partida. O destaque foi para o jogo contra o Vitória-BA em 1997. O Flamengo venceu por 5x4 e ele foi o responsável por virar a partida com 4 bolas na rede. Entre eles, inclusive, um golaço de falta.

Confira a lista:

Romário — 36 gols

Fred — 34 gols

Viola — 29 gols

Oséas — 28 gols

Paulo Nunes — 28 gols

Dodô — 26 gols

Luis Fabiano — 24 gols

Deivid — 24 gols

Evair — 24 gols

Gérson da Silva — 23 gols

--

--