Higuaín: será o fim da maldita ‘9’ no Chelsea?

Arthur Neto
Sem Clubismo F.C.
Published in
2 min readFeb 1, 2019

A estreia em casa com a camisa do Chelsea foi promissora para Gonzalo Higuaín. Dois gols, algumas boas oportunidades e muita presença de área. A vitória dos blues por 5 a 0 sobre o Huddersfield trouxe esperança de recuperação na temporada para os torcedores e são duas as boas notícias com a entrada de ‘Pipita’ Higuaín no time: finalmente o elenco tem um centroavante matador e a volta de Eden Hazard para o lado esquerdo do campo. Na mesma partida, o belga também marcou dois gols. David Luiz completou o placar.

Além disso, o torcedor londrino não esconde o desejo de detonar a tal “maldição da camisa 9”. Há quase 20 anos, um jogador com esse número nas costas não consegue vingar. Será a vez de Higuaín?

Não há qualquer dúvida sobre suas passagens artilheiras por Real Madrid, Napoli e Juventus, por exemplo. Mas desde sua ida ao Milan, e agora no Chelsea, o argentino passou a ter que enfrentar uma dificuldade extracampo. Ou melhor, talvez seja ‘extra plano’: a “maldição da camisa 9”.

No rossonero, o problema começou depois da aposentadoria do atacante italiano Felippo Inzaghi. Desde então, ninguém conseguiu tratar a ‘9’ com devido carinho ou eficiência. Já passaram por lá Alexandre Pato, Mattia Destro, Alessandro Matri, Fernando Torres, Luiz Adriano e Lapadula. O mais recente, André Silva, fez apenas dois gols na Séria A e foi ser artilheiro na Espanha. Atualmente, o número está vago.

Higuaín fez 8 gols em 24 jogos no Milan.

Bom, vamos ao Chelsea. Coitado do Morata. Chegou, vestiu a 9 e não vingou. Mudou para a 29 na temporada seguinte, mas já era tarde. O último que mandou bem como centroavante em Stamford Bridge foi um holandês: Jimmy Floid Hasselbank. Ele marcou 23 gols por duas temporadas seguidas. Na de 2000/01 foi o artilheiro da Premier League — o último com a camisa 9 do Chelsea.

Passaram por lá sem sucesso Mateja Kesman, Khalid Boulahrouz, Steve Sidwell, Franco Di Santo, Fernando Torres e Radamel Falcão.

Destaque nessa lista para o ZAGUEIRO Khalid Boulahrouz. Isso aí: ZAGUEIRO. Nenhum atacante quis pegar a camisa 9 na temporada 2006/07.

Daqui para frente é esperar e torcer — ou não — para que Higuaín seja artilheiro nos Blues.

--

--