Os novos brasileiros na Premier League — Gabriel Martinelli
O sotaque brasileiro está cada vez mais na boca do povo inglês. Na última temporada, a liga mais badalada do mundo já teve seu maior número de jogadores nascidos no Brasil da história, com 20 atletas inscritos, espalhados por 11 clubes diferentes — sem contar os naturalizados italianos Jorginho e Emerson, do Chelsea.
O sucesso recente de Alisson, Firmino, Jesus e companhia tem inspirado os cartolas ingleses a buscarem mais nomes tupiniquins, e chegou a vez de Wesley, Joelinton, Douglas Luiz e Martinelli darem suas credenciais. Na nova série de textos do Sem Clubismo, traremos um desses novos talentos por vez, contando um pouco da trajetória de cada um até a Premier League.
Gabriel Martinelli
Em busca de jovens estrelas, o Arsenal contratou o brasileiro Gabriel Martinelli por 6 milhões de libras. Nascido em Guarulhos, o garoto estava no radar do time de Londres desde o fim de 2018. Depois de seu excelente desempenho no Campeonato Paulista desse ano, o interesse aumentou ainda mais, porém só foi possível assinar quando o mesmo completou 18 anos.
No dia 2 de julho, o Arsenal anunciou em seu Twitter a contratação do brasileiro e a torcida se empolgou.
Martinelli começou a jogar pelo time de futsal do Corinthians aos 9 anos, mas depois que mudou para o futebol assinou com o Ituano em 2015, após fazer testes em Manchester United e Barcelona. Em 2017, assinou seu primeiro contrato profissional e com apenas 16 anos e nove meses tornou-se o jogador mais jovem a estrear pelo time do Ituano na história. Além de ter sido o artilheiro da equipe na Copa São Paulo de Futebol Júnior com seis gols marcados quatro jogos, Martinelli se mostrou um atacante bem versátil.
Após ser promovido definitivamente à primeira equipe do Ituano, foi a revelação do Campeonato Paulista em 2019 com seis gols e três assistências, e com seus 1,80m de altura tem tudo para ajudar o Arsenal e Unai Emery na reformulação da equipe. Mesmo sendo alto é bastante móvel, rápido e habilidoso, e estará na sombra de Lacazette e Aubameyang.
Chegando ao continente europeu com menos hype que jovens como Vinícius Junior e Rodrygo, Martinelli fez 65 gols em 94 jogos na base do Ituano. Já no profissional do clube paulista tem dez gols e seis assistências em 31 jogos.
Desde criança era monitorado por olheiros de clubes europeus e recebeu várias propostas antes de fechar com os gunners. Mesmo ainda se adaptando ao estilo e ritmo inglês, Gabriel já chegou fazendo gol no amistoso de pré-temporada contra o Colorado Rapids. Contra a Fiorentina fez uma pintura deixando os defensores para trás e quase marcou um golaço. O jovem brasileiro conquistou a torcida, e a empolgação para ver o desempenho do jogador no restante da temporada é grande.
Para se adaptar, deve receber muitas chances jogando as copas nacionais, aprimorando, também, o físico. Mesmo sendo um artilheiro nato, torna-se uma opção mais pelos lados do campo, sendo mais incisivo e com uma técnica maior para finalizar.
Martinelli é o 10º brasileiro a vestir a camisa do Arsenal na história e tem contrato até 2024.
O Arsenal estreia na Premier League fora de casa contra o Newcastle, mas ainda tem três amistosos nesse restante de pré-temporada. Gabriel Martinelli com certeza irá ganhar minutos nesses jogos, se adaptando ainda mais ao estilo do clube londrino e para mostrar a Unai Emery que pode contar com ele para 2019/20.