Análise Semiótica do Cartaz de Nina

Viviane Lins
SEMIÓTICA // turma 2018.2
2 min readMay 20, 2019

Ouvi dizer que o cartaz que Nina havia feito tinha ficado incrível, e assim que pus os olhos nele não tive dúvidas que seria o escolhido para minha análise semiótica.

É um cartaz desenvolvido a partir 4 elementos e inicialmente tirei um tempo para analisá-los de forma individual:

  • Uma pessoa com as mãos nos pescoço é o elemento de maior evidência no cartaz.
  • Pontos vermelhos dispersos e se limitando apenas a foto da pessoa.
  • Um círculo vermelho localizado atrás da cabeça da pessoa.
  • Plano amarelo por baixo de todos os outros elementos.

Olhando para o cartaz como um todo, pude analisar como os elementos interagem entre si.

O elemento principal do cartaz é um homem negro sob 80 pequenos círculos vermelhos, então as primeiras coisas que vieram a cabeça foram tiro e sangue, que faz relação direta com o caso recente do músico que foi morto injustamente com 80 tiros por militares do exército.

O amarelo do fundo me deu uma sensação de urgência, de atenção, acho que justamente para evidenciar a problemática que embasou o cartaz. E já o círculo vermelho maior em volta da cabeça do homem, me remeteu a sangue vindo da cabeça, mas também me lembrou a simbologia de santos católicos fazendo uma relação de crítica.

O cartaz quis valorizar e dar atenção ao absurdo que foi essa história, que infelizmente não foi a primeira e não vai ser a última e onde os culpados nunca são punidos.

--

--