Ai Weiwei

Jessica Colet
Artes Visuais B
Published in
3 min readDec 20, 2021

Arte e ativismo no Instagram

Ai Weiwei é apontado como o mais importante artista chinês da atualidade. Dissidente, deixou a terra natal em 2015, à qual declara não ter intenções de retornar. O artista constrói uma trajetória fortemente ancorada no seu posicionamento político, sustentando ideais como os direitos humanos, as liberdades individuais e de expressão. Paralelamente, denuncia e condena em sua obra a conduta do governo chinês, bem como de grandes empresas e do mercado ocidental.

Em entrevista a El País, em março de 2021, o artista declarou: “A onda de 30 ou 40 anos de democratização está chegando ao seu final. Se você vê o que ocorre no Brasil ou nos EUA e tantos outros países, há um enorme retrocesso no que se refere à democracia e ao estado liberal. (…) A sociedade civil precisa defender a liberdade de expressão e uma voz independente. Se não tivermos isso, não teremos o controle sobre o futuro.”

Pode-se notar o tom revolucionário de sua obra, ao colocar-se em posição de enfrentamento à censura que tantas vezes é imposta à sua obra. Recentemente, seu filme Coronation que tratava da crise sanitária em Wuhan foi barrado em festivais e grandes plataformas. Weiwei traça um caminho de subversão, conquistando espaço expressivo no cenário da arte internacional, projeta mundialmente temas culturais e chama a atenção do público para questões delicadas e importantes, utilizando da diversidade de linguagens que é própria da arte contemporânea.

“Qual é o significado dos direitos humanos? É uma pergunta que me faço constantemente. E esse tema influenciou minhas obras. Minha vida é uma obra: minha vida e a própria vida”

Em seu perfil no Instagram, Ai Weiwei compartilha imagens de seu dia a dia, momentos com a família, amigos e também seu posicionamento enquanto um artista político. Utiliza de fotos e vídeos em uma comunicação espontânea e simples, muitas vezes sem o uso de explicações, contextos ou legendas. O artista compartilha diariamente com mais de 600 mil seguidores a sua visão do mundo, que entusiasmadamente interagem com perguntas e comentários. Enquanto observadores, podemos definir o perfil de Ai na rede social não como um portfólio, mas sim como um caderno de processo, visto que o artista declara que sua vida e sua obra estão intimamente ligadas.

--

--