Caiu na rede, é arte

Giulia Machado Cittolin
Artes Visuais B
Published in
3 min readDec 20, 2021

Com um longo percurso como artista, Cindy Sherman já possui um nome sedimentado no meio da arte. Nascida na década de 50, desenvolveu-se não como fotógrafa, mas, sim, como uma artista que usa da fotografia, e esse uso que ela faz das tecnologias para reforçar o conceito de seu trabalho se prolonga até as redes sociais atualmente.

Print do Instagram de Cindy

Cindy, desde o início de sua carreira, aborda estéticas feministas, e contrapõe uma grande tendência em meados dos anos 70 ao tomar uma postura anti-teórica, produzindo um trabalho não rastreável por palavras, utilizando da força de suas imagens, não perdendo a força da diversão que ela tem ao trabalhar, utilizando de elementos populares, e de uma simplicidade rara de se alcançar na arte.

Cindy Sherman

Toda sua irreverência se estende aos dias de hoje, o que fica claro quando nos deparamos com um perfil de Instagram de uma mulher já com seus 70 anos, utilizando de filtros, apps de animação facial e imagens com seu rosto deformado, cheias de cores e glitters com frases como “Feliz Páscoa”. Um perfil que me remete muito ao de algumas senhoras que sempre me mandam mensagens coloridas de “Que seu dia seja abençoado” cheias de ursinhos e corações. Porém Cindy sempre acrescenta uma acidez às suas publicações.

É desse popular que Cindy se aproxima, e não se esforça ao se explicar, as legendas de suas fotos são breves e divertidas. Em meio aos seus autorretratos, tradicionais de seu trabalho, posta vídeos de shows, fotos de pores do sol, fotos de gente como a gente. Como artista consagrada, ela chega em um nível em que pode apenas se divertir e ser mais “descuidada” com as redes.

Redes que vieram muito a adicionar ao seu trabalho, e é importante que ela mantenha esse perfil “desburocrático”, o que reforça seu conceito. Como ela ao longo de sua vida, trabalha com autorretratos, a rede social das selfies é mais que um prato cheio para Cindy. A linguagem popular, o exagero de filtros e modificações faciais que estão presentes em nosso dia a dia são utilizados por Cindy com maestria. Cindy caiu nas redes, e sua arte permanece fortíssima.

--

--