Godmortingtown: tatoos, gummy bears e o domínio do algoritmo do Instagram

Tatiana Kulmann
Artes Visuais B
Published in
3 min readSep 3, 2021

Goodmorningtown é o nome artístico de um artista e tatuador sul-coreano de 24 anos que ficou mundialmente conhecido através de suas publicações no Instagram. Ele é conhecido principalmente por seu traço simples e único e por usar um ursinho de gelatina como sua assinatura.

De acordo com o artista os personagens retratados em seus desenhos e tatuagens são cidadãos da cidade Goodmorningtown, que é uma cidade simples onde acontecem coisas normais e cotidianas. Porém seus moradores são o diferencial, a quem ele chama de seus amigos imaginários. Mantendo a decisão de não revelar seu nome a público, ele se auto- intitula a Goodmorningtown Princess, em tradução livre “Princesa de Goodmorningtown”. O uso do nome do feminino é apenas uma escolha fonética, pois o mesmo se identifica com o gênero masculino.

Sua conta no Instagram começou como uma simples conta de divulgação de seu trabalho na época, que era mais focado no estilo Old School. Naquele momento o artista não via a tatuagem como um trabalho fixo e sim como uma maneira de arrecadar dinheiro para realizar seu sonho, abrir um restaurante mexicano na Coréia do Sul.

O artista relata que no momento em que decidiu se desprender do estilo Old School e usar seu traço e seus personagens em suas tatuagens começou a perceber que aquilo era com o que ele queria trabalhar, e aos poucos seu desejo de abrir um restaurante já não fazia mais sentido. Nesta época focou-se em divulgar e publicar seu trabalho mais regularmente no Instagram, começando a utilizar principalmente a ferramenta Reels para postar curtos vídeos onde usava fotografias como referência e as transformava em seus personagens, sempre com um tom de humor que cativou muitos de seus seguidores.

Após conseguir vários seguidores com seus vídeos na plataforma do Reels, Goodmorningtown se dedicou a fazer de sua conta no Instagram sua maior publicidade, dedicando-se assim a postar todos os dias, e manter interações com seus seguidores. Desta forma podemos dizer que ele conquistou o algoritmo do Instagram e assim consegui fazer com que seu trabalho fosse conhecido pelo mundo inteiro, atualmente seu perfil conta com mais de 360 mil seguidores.

Goodmorningtown sabe que o contato com o público não é apenas importante, é essencial e necessário para um artista, não importando qual a plataforma digital de uso em questão. Para manter este contato com o público a ferramenta mais utilizada pelo artista são os Stories, onde compartilha publicações de clientes que se tatuaram com ele e principalmente através de caixas de perguntas. A atividade mais comum que o artista faz em seus stories é pedir aos seus seguidores que lhe enviem emojis, então ele cria um desenho único com a fusão dos emojis, o que geralmente resulta em figuras inesperadas e hilárias.

Um ponto importante desta interação é que além de postar em sua conta escrevendo em sua língua materna, o artista sempre faz questão de escrever também em inglês para que seja mais compreensível para seus seguidores que não têm contato com a linguagem coreana.

--

--