Tuane Eggers: a poética dos fungos no Instagram

Juliana Fernandes
Artes Visuais B
Published in
6 min readDec 20, 2021

O mundo contemporâneo trouxe à tona novos desafios. As tecnologias e as redes sociais passaram a ser o meio mais utilizado para a comunicação entre pessoas de todos os lugares. Apesar dos trabalhos de arte contemporânea serem uma experiência estética e mental feita ao vivo, o tecnológico e a comunicação das redes não deixou de influenciá-los e modificá-los também.

Redes sociais como o Instagram, Facebook, Twitter, entre outros, se tornaram uma ferramenta quase indispensável para os trabalhos na atualidade, principalmente com o desencadear da pandemia do COVID-19, que fez com que o tecnológico fosse utilizado de maneira a suprir as necessidades acadêmicas e sociais, para suportar esse mundo novo de isolamento. Na pandemia, vários artistas contemporâneos promovem seus trabalhos e projetos de arte por diversas plataformas, ganham visibilidade, reconhecimento e constroem redes a partir delas.

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas pelas pessoas, uma rede para postar fotografias e vídeos, e atualmente é muito famosa entre todas as idades, além de ser uma ferramenta de trabalho. Os artistas contemporâneos utilizam desse meio de comunicação para expor seus trabalhos para o mundo, e a artista Tuane Eggers é uma das pessoas que desfrutam dessa rede social para postar seus trabalhos artísticos.

Tuane Eggers mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, é jornalista pela Univates e mestra em Poéticas Visuais pela UFRGS. Seus trabalhos envolvem a linguagem da fotografia e audiovisual, contemplando um universo não apenas artístico, mas também biológico. A Poética dos Fungos é o título de seu projeto de mestrado que engloba aspectos e questionamentos artísticos, científicos e de certa maneira filosóficos.

No projeto Fluxus Fungus a artista escreve sobre o conceito de seu trabalho, destacando a sua experimentação com os cogumelos, que antes eram fotografados de maneira estática, agora seriam vistos como “ o próprio movimento vivo que atua na transformação da imagem”. A artista fala que “Nada é estático. Tudo é fluxo”, trazendo para seu conceito a vida dos cogumelos, que são seres da decomposição e da destruição da matéria, mas ao mesmo tempo são essenciais para o ciclo da vida, o movimento dela.

Tuane trás em seus trabalhos essa relação dos fungos com a arte, ela destaca que “Ao criar novas janelas de vida para os fungos se espalharem sobre minhas imagens impressas, proponho refletir sobre os fluxos da arte e da vida sob uma perspectiva menos antropocêntrica, por meio da estesia que me proporciona a grandeza das existências mínimas”. Notei que o projeto é realizado com admiração e curiosidade sobre essas pequenas vidas biológicas. Tuane percebe a beleza e os pequenos detalhes e questionamentos que um ser, às vezes imperceptível, pode despertar.

O perfil de Tuane Eggers no Instagram (https://www.instagram.com/tuane.eggers/?hl=pt-br) é um perfil pessoal e profissional, porém a artista não expõe sua privacidade frequentemente. De vez em quando são vistas uma pequena quantidade de fotografias ou selfies dela mesma, as demais postagens são referentes a seus trabalhos e projetos. O perfil possui na descrição da “bio” um link para o site profissional da artista, escrito em inglês, onde há um portfólio com seus trabalhos e projetos, sua biografia e exposições, sua loja de trabalhos à venda, suas publicações de pesquisa, seus prêmios e editais, entre outros.

Para a trajetória de trabalho de artistas é algo muito importante dispor de um espaço para mostrar seu portfólio, seja ele site, blog ou perfil em rede social, pois dentro da arte é necessário conhecer os artistas, quem são eles, quais são seus trabalhos, projetos e ideias.

Página inicial de Tuane Eggers no Instagram

Ao analisar a página do Instagram de Tuane Eggers, percebi uma certa estética nas publicações, as fotografias são em sua maioria tiradas com uma lente de 35mm, trazendo um aspecto de fotos antigas. As fotografias publicadas no Feed do Instagram fazem parte do trabalho de mestrado da artista, “A Poética dos Fungos”, e muitas possuem uma granulação na imagem por conta da lente utilizada e uma edição com sobreposição de imagens, tornando a estética agradável e interessante.

Além da Poética dos Fungos, suas postagens englobam seus estudos sobre fungos e montanhas, uma série de fotografias de montanhas relacionadas com uma escala de tamanhos, os pequenos cogumelos e as grandiosas montanhas.

“Me interessa o jogo de escalas entre aquilo que é ínfimo e o que é imenso. Fungos & montanhas. Nós pequeninos caminhando entre as gigantescas cordilheiras. Logo após retornar de nossa viagem, em 2017, criei um foto livro artesanal com algumas imagens da experiência no nevado Ausangate, intitulado Dos imensos dias em que fomos tão grandiosamente pequenos.” — Tuane Eggers.

As montanhas também foram anteriormente tema de um projeto artístico de Tuane em 2016, onde ela utilizou fotografias reveladas de montanhas e, com a ajuda do professor doutor Walter Beys da Silva, aplicou nas fotografias um fungo, para que pudesse ver o efeito visual da decomposição sobre a fotografia. A artista relata que “É como se criasse um novo tipo de sobreposição, agora não mais entre duas imagens fotográficas, mas sim com a textura de um ser vivo mutante agindo sobre uma fotografia.”.

Feed do Instagram de Tuane Eggers

A artista possui quase 12 mil seguidores em seu perfil do Instagram, suas publicações não têm comentários frequentes, variando de 1 a 10, e as curtidas de suas postagens variam entre 100 e 300 curtidas, algumas vezes tiveram um percentual bastante alto por conta do conteúdo da publicação abranger a política atual de nosso país, algo que interessa o público em geral.

Uma das ferramentas do Instagram que a artista utiliza para a interação com o público são os “stories”, ela posta praticamente todos os dias, interagindo com o público por meio de assuntos políticos do país, se posicionando contra o governo atual, buscando dar visibilidade a certas causas sociais e apoiando artistas e amigos em seus trabalhos. Outra ferramenta que Tuane Eggers utiliza são os “destaques”, que consistem em fotografias postadas nos stories que podem ser guardadas no perfil. Em seus destaques a artista guarda algumas fotografias de seus projetos citados anteriormente, alguns trabalhos de sua loja, e também lembranças afetivas, como fotos de amigos e de seus gatos. A artista utiliza essas três ferramentas do Instagram para promover seus trabalhos, o Feed, os Destaques e os Stories.

Destaques do Instagram de Tuane Eggers

O Instagram é uma plataforma conhecida pelos artistas, é um bom meio de divulgação de projetos para artistas que estão no começo de suas carreiras profissionais. É uma rede de fácil acesso, sem grandes dificuldades de aprender a utilizar e proporciona interações com outros artistas, e inspirações também. O trabalho de Tuane Eggers aborda um tema interessante, com muito conteúdo, a artista consegue desfrutar das ferramentas do Instagram para expor seus trabalhos de maneira diferente e estética. Depois que analisei o perfil de Tuane, percebi que o uso dos stories e dos destaques é bastante importante para servir de uma espécie de portfólio para os trabalhos de arte, além de salvá-los pelos destaques para que o público e para que o artista em si consiga rever suas publicações se necessário. É uma rede social que pode ajudar de diversas maneiras nos trabalhos dos artistas contemporâneos.

--

--