Projeto de lei obriga o agendamento de entregas no comércio eletrônico

Foi pensando justamente em facilitar a vida desses consumidores que a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor aprovou no dia 9 de agosto o projeto de lei PLS 635/15.

Pelo fato de a maior parte das entregas de compras feitas através do comércio eletrônico acontecer em horário comercial, muitas pessoas têm dificuldades na hora de receber os seus pedidos. Quem vive em prédios que não têm portaria, ou então trabalha fora, precisa pensar duas vezes antes de adquirir um produto pela internet, pois já sabe que terá problemas na hora do recebimento.

Foi pensando justamente em facilitar a vida desses consumidores que a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor aprovou no dia 9 de agosto o projeto de lei PLS 635/15. Essa proposta pretende obrigar os lojistas e donos de e-commerce a oferecerem um serviço de agendamento de entregas para os clientes.

Isso significa que, se o projeto for aprovado, os e-commerces brasileiros precisam oferecer a opção de entrega agendada para o consumidor na hora do checkout. Essa facilidade poderá ser cobrada do comprador, porém o site deve contar com informações explícitas no momento da compra a respeito do custo que o serviço terá.

Apesar de ser muito benéfica para o consumidor, essa alternativa complica um pouco a vida do lojista, que deverá adaptar os seus sites para os agendamentos. Além disso, caso o horário seja descumprido, o consumidor tem autorização para rescindir contrato e receber o valor pago pelo agendamento. Já o lojista poderá ficar sujeito a sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.

A aprovação desse projeto seguirá para a Câmara dos Deputados caso não haja votação no Plenário.

Alternativa que facilita a vida do lojista, mesmo com a aprovação da lei do agendamento

A Send4 pode funcionar como uma excelente alternativa para os e-commerces que querem diminuir os agendamentos de entrega. Por trabalhar com pontos de retirada, permite que os consumidores peguem as suas encomendas no horário que for mais conveniente, sem a necessidade de nenhum tipo de agendamento.

Além disso, com esse serviço, os lojistas não precisam lidar com nenhum tipo de transtorno causado pelos erros que podem acontecer durante o processo de agendamento das entregas!

Quer saber mais sobre a Send4 e contratar ainda hoje esse serviço? Então acesse este link.