As maravilhas da pesquisa netnográfica

Andresa Lunardelli
Senior Sistemas
Published in
3 min readAug 26, 2022

O quanto a pesquisa está presente na sua rotina?

No UX academy de Pesquisa, apresentei sobre as pesquisas netnográficas.

A pesquisa existe desde sempre com o intuito em nos ajudar a entender e investigar comportamentos, motivações e necessidades. E ela está presente mesmo se você não trabalhar com isso.

Hoje sempre observamos avaliações de produto quando vamos comprar alguma coisa ou ter certeza da credibilidade de uma empresa.

Ou mesmo nas compras em lojas físicas, quando saímos tem uma opção de avaliar a satisfação e geralmente tem uma pessoa ali do lado, pra dar um suporte. Mas será que você responderia da mesma forma com uma pessoa do lado?

Um dos pontos principais da pesquisa etnográfica é a observação, mas uma observação sem ser notado. Entender uma nova cultura, os comportamentos e grupos sociais. Enquanto a etnografia preza por campos de estudo presenciais, a netnográfica é uma adaptação da pesquisa no ambiente virtual.

Sendo muito mais voltada para marketing, design e o meio acadêmico que se beneficia da prática, principalmente pelas mudanças que temos hoje utilizando muito mais os meios digitais.

Uma das principais diferenças seria as possibilidades de analisar os comportamentos de forma documentada, com textos, vídeos, imagens entre outros.

O ponto de fraqueza da pesquisa netnográfica está na confiança das informações, visto que mídias sociais não se tem tanta confiança para saber as reais motivações de quem está sendo analisado. Mas é possível contornar isso com uma grande amostragem e frequência na análise.

É importante considerar algumas características principais, para se realizar esse tipo de estudo. É necessário que seja espontâneo, descritivo e imersivo. E pode ser bem flexível suportando multimétodos e adaptável em diversos cenários online.

Passo a passo de como aplicar uma pesquisa simples:

  • Defina qual o objetivo
  • Defina qual a plataforma
  • Faça a coleta dos dados
  • Faça a categorização (Ex: miro, excel)
  • Analisar e entender as hipóteses geradas

Exemplos de aplicação:

Análise em fóruns, reclame aqui, playstore e mídias sociais. A playstore é muito importante para buscar feedback dos usuários, assim como análise de dados a partir da busca avançada do twitter pode ser bem precisa.

No linkedin por exemplo pode ser possível captar uma variedade de itens sobre o setor de RH, até mesmo analisar as dores dos usuários da empresa concorrente através de uma postagem e seus comentários.

E o instagram trás um comportamento ainda mais real, mostrando a rotina das pessoas. Porque não realizar um estudo sobre personas, acompanhando o comportamento dos seguidores de uma marca?

Existem diversas formas de aplicação, você precisa achar uma forma de adaptar para o seu objetivo principal. Me conta se você já aplicou e como foi?

Digitando em um notebook

--

--

Andresa Lunardelli
Senior Sistemas

Especialista em Marketing Digital, Publicitária apaixonada por planejamento e escrita. Aprendendo todos os dias sobre UX/UI Design.