Bora gamificar!

Adriana E A Voigt Heinzen
Senior Sistemas
Published in
4 min readAug 31, 2017

Gamificação não é apenas escolher uma tarefa chata que precisa ser realizada, estabelecer para sua execução um monte de regras, aliar a isso mecânicas de jogos e oferecer ao final uma linda recompensa. Até porque qualquer jogo que se lance no mercado hoje com apenas essas características você mesmo não vai querer jogar.

Gamificação é muito mais que isso! Porque estar envolvido com a trama de um jogo é muito mais que isso! Ao comprometer-se com as atividades das diferentes fases do jogo o jogador sente um monte de coisas super positivas, como desde pertencimento a um grupo até ser o grande “fazedor da diferença” que justamente o levou a uma gloriosa vitória merecedora da recompensa que a essa altura tem um impacto moral infinitamente superior ao real.

E é esse conjunto de sensações que uma ação gamificada deve provocar. Porque esse é seu papel. Como nos ensina McGonial Gamificar quer dizer importar para os objetivos reais que temos em nossas vidas as mesmas virtudes psicológicas que naturalmente nos afloram durante nossa participação em jogos.

Otimismo, criatividade, coragem, determinação, qual grande vencedor não passeou por esses caminhos durante o jogo? Qual grande segundo colocado não confessa que justamente só não foi o vencedor porque lhe faltou “um pouquinho mais de determinação naquela fase difícil” ou ainda que “quando eu vi minhas vidas se esvaindo fui parando de acreditar na chance de recuperação e daí entreguei os pontos mesmo”?

E qual jogador que mesmo tendo ficado a partida inteira longe das primeiras posições do ranking não confessou ter se surpreendido com a coragem que sentiu nos momentos de ameaça ou do gás motivador que sentiu nos momentos das pequenas vitórias de cada fase? E não é justamente disso que sentimos falta quando temos que ir lá executar aquela tarefa chata?

Diversão é a palavra-chave! E diversão só é divertido porque, sem fazermos a matemática das emoções não percebemos que ela é a soma de todas essas virtudes aliadas ao objetivo de se alcançar um grande e poderoso resultado.

Gamificação é isso! É uma maneira de desenvolver e aumentar a tão necessária resiliência nossa de cada dia enquanto fortalece as principais virtudes psicológicas com as quais mais precisamos contar no momento de superar as dificuldades nossas de cada dia.

Para se atender satisfatoriamente às demandas de uma fase durante o jogo é imprescindível termos o controle sobre nossa própria atenção. Isso tem reflexo no controle sobre o nosso próprio pensamento também e consequentemente somos levados a treinar e aprimorar a arte de controlar nossos próprios sentimentos. “Peraí, rola tudo isso em mim enquanto eu jogo e eu nem percebia?” Pois é… e se rolasse tudo isso com bastante facilidade durante a execução das minhas tarefas diárias, às vezes baita desafios mesmo que maravilha seria viver!

No enredo de um jogo conseguir levar qualquer outro jogador a um ser potencial aliado é estratégia das boas e essa prática melhora os relacionamentos interpessoais, aumenta a capacidade natural de se automotivar e reforça qualidades como a força de vontade, a compaixão e a determinação e o melhor, dentro e fora do ambiente gamificado. Assim uma atividade lúdica que resulta tais benefícios não pode ser considerada “apenas mais um joguinho”…

“Meu, tá bom demais pra ser verdade, também quero gamificar umas paradas aí, como faço?”
Embora pareça não é difícil e quanto mais se pratique melhor vai ficando o resultado.

Pra você que quer começar a se aventurar por esse mares vão aí algumas dicas:

Propósito

Da mesma forma que uma vida vivida sem propósito se torna vazia e sem graça, uma ação gamificada tem que ter um propósito verdadeiro, livre de interesses pessoais e conectado com o bem maior que seu resultado trará para todo o ecossistema com ele envolvido.

Objetivo e Desafio

Como se falava nos velhos tempos essa é a cenourinha amarrada na frente do cabresto. O ponto onde o jogador precisa chegar deve ficar evidente e ser relembrado periodicamente. Regras claras, simples e acessíveis podem garantir o nivelamento ético dos jogadores enquanto aumenta seu envolvimento.

Incentivos e Feedback

Um sistema de pontos aberto, direto e dinâmico que informe ao mesmo tempo em que promova a progressão do jogador enquanto ele avança pelas fases do jogo aumenta o engajamento e também a produtividade. Neste quesito a aquisição de recursos também funciona bem, falo das famosas badges. Os rankings periodicamente apresentados se de maneira diversificada também são bastante úteis para manutenção do engajamento, nem que seja movido pela curiosidade dos jogadores.

Relacionamentos, Cooperação e Competição

As interações entre os jogadores, sejam amigos, companheiros de time ou ainda adversários acabam por provocar tanto a reflexão quanto a consciência comportamental e suas consequências, puro aprendizado e prática interpessoal.

Recompensa e Vitória

Embora benefícios concretos, físicos, virtuais ou mesmo financeiros sejam certamente da hora, o impacto moral que esses benefícios entregam aos poucos e bons que deles conseguem usufruir têm realmente valor inestimável, especialmente pelas consequências positivas que eles geram. O estado de vitória mesmo ao definir-se um Ganhador lhe garante a possibilidade de uma nova abordagem aos desafios da vida real incrivelmente mais otimista e duradoura.

Contexto e Enredo

São elementos essenciais para um processo imersivo e uma experiência única. Aqui a melhor parte é quão desapegado de regras, normas e até mesmo leis se pode ser. Criatividade rules!

A verdade é que se pode gamificar tudo nessa vida, desde processos pontuais cotidianos até a forma de ver a nossa vida, de estudar, de trabalhar passando inclusive por processos complexos de reabilitação pós-traumática.

E para tanto não precisamos de nada muito tecnológico ou de última geração, mas precisamos sim querer diversão durante o alcance dos resultados, aplicar os elementos e mecânicas de jogos de maneira consciente e sempre focando melhorar a versão existente de nós mesmos.

É isso aí, bora gamificar!

--

--

Adriana E A Voigt Heinzen
Senior Sistemas

Direta e honestamente ensino com entusiasmo maneiras criativas de se atingir um propósito harmonioso; um problema só pode ser resolvido se atacado pela raiz.