Como as Inteligências Artificiais Generativas estão transformando a realidade das empresas

Eduardo Pazini
Senior Sistemas
Published in
5 min readApr 20, 2023
Photo by Jonathan Kemper on Unsplash

Introdução

Uma pesquisa realizada em 2019 pela OpenAI, a empresa responsável pelo desenvolvimento do modelo de Inteligência Artificial (IA) generativa GPT-3, mostrou que a tecnologia pode gerar textos tão convincentes e coerentes que as pessoas têm dificuldades em distinguir se foram escritos por humanos ou pela IA [1]. Segundo a pesquisa, 49% dos participantes disseram que acreditavam que um texto gerado pela IA era escrito por um humano. Além disso, o relatório do mercado de IA da Zion Market Research prevê que o mercado de IA generativa deve crescer significativamente nos próximos anos, atingindo um valor de US$ 1,3 bilhão em 2026 [2]. Isso demonstra o potencial dessa tecnologia para mudar a forma como produzimos e consumimos conteúdo.

As inteligências artificiais generativas de texto são uma área empolgante da IA que está se tornando cada vez mais popular. Esta tecnologia permite que os computadores criem conteúdos personalizados e autênticos a partir de um conjunto de dados fornecidos. Com elas, é possível gerar conteúdos ricos e convincentes, como notícias, blogs, artigos, documentos técnicos e até mesmo romances. Neste post, discutiremos como essa tecnologia pode ser usada para otimizar diferentes frentes da empresa e aumentar a satisfação interna e externa da companhia a partir de aplicações reais realizadas na Senior Sistemas.

Contexto e aplicações

O principal player quando se fala em IA generativas de texto é a OpenAI, uma de suas frentes são as APIs do ChatGPT. O uso é bem simples, basta criar uma conta na OpenAI e integrar a API na sua aplicação usando SDKs disponíveis para várias linguagens. Uma vez integrada, ela permite fazer solicitações para gerar respostas automáticas a partir do modelo de IA generativa do ChatGPT. É possível personalizar o modelo de acordo com as necessidades da sua empresa, e otimizar para garantir a melhor experiência possível para o usuário.

As APIs oferecem a possibilidade de personalizar diversos parâmetros, os principais são: o modelo e a temperatura. O primeiro, é a versão específica do GPT utilizada para gerar as respostas, há várias opções de modelos, desde os modelos menores, com menor capacidade de geração, até os modelos maiores, com maior capacidade e mais precisão nas respostas. Já a temperatura é um parâmetro que controla a criatividade do modelo na geração de respostas, valores de temperatura mais baixos levam a respostas mais conservadoras e previsíveis, enquanto valores mais altos levam a respostas mais criativas e inesperadas.

A seguir demonstraremos o uso dessas APIs aplicado à diferentes frentes na Senior Sistemas:

Análise de dados

O ChatGPT possui a capacidade de processar grandes quantidades de informações em linguagem natural, isso permite identificar padrões, insights e tendências em dados não estruturados. Tendo isso em mente, utilizamos dados de contabilidade de clientes da Senior (como capital de giro, EBITDA, lucro líquido, saldo em tesouraria e entre outros) e os fornecemos à API da OpenAI, como resposta tivemos análises financeiras e de rentabilidade, além da identificação de oportunidades de crescimento. Todas essas percepções são fornecidas e geram valor para os clientes da Senior.

Outra aplicação, ainda na área de análise de dados, foi o uso destas APIs para a área do agronegócio, levando em consideração dados referentes à pesagem de caminhões e a classificação de grãos. Com isso, foi possível gerar insights estatísticos como: as principais cidades produtoras e os maiores produtores, além das relações entre eles, variações e média de desconto na amostragem de grãos, entre outros. Ademais, há ainda a possibilidade de identificação de fraudes a partir desses conjuntos de dados fornecidos, porém essa funcionalidade ainda está em teste.

Social media

Outra aplicação interessante, é a geração de resumos e comentários sobre textos de forma automatizada e eficiente. Com sua capacidade de analisar e entender o contexto de um texto, o ChatGPT pode produzir um resumo preciso, objetivo ou até mesmo criativo/engraçado em poucos segundos. Nessa frente, utilizamos as APIs para a criação de comentários nas postagens internas da empresa, procurando gerar engajamento nas publicações. Um exemplo é a Figura 1, na qual o ChatGPT gerou um comentário sobre os ótimos resultados obtidos no GPTW pela Senior.

Figura 1. IAssist, nomenclatura interna para as APIs do ChatGPT, participando da rede social corporativa da Senior, o ESocial

Apoio ao colaborador

Dentre as tecnologias que o ChatGPT oferece, o fine-tuning permite que o usuário faça um processo de ajuste do modelo pré-treinado de IA generativa de texto para atender às necessidades específicas de um projeto. Isso envolve o treinamento do modelo com um conjunto de dados específico para melhorar a qualidade e a precisão das respostas geradas. As possibilidades do fine-tuning são diversas, permitindo personalizar o modelo para gerar respostas específicas para um determinado público ou contexto, melhorar a análise de sentimentos, previsão de tendências, análise de dados, entre outras áreas.

Então, utilizamos dessa tecnologia de fine-tuning para treinar um modelo que possuísse as informações de documentação da Senior. Para esse processo, todos os textos de documentação foram formatados em um JSON que continha uma chave com o título e outra com o conteúdo daquele tema, com isso, essas informações foram utilizadas para treinar e validar o modelo criado. O principal objetivo dessa aplicação é facilitar o processo de encontrar respostas dentre os diversos arquivos de documentação da empresa, além disso, a resposta é fornecida em linguagem natural para uma pergunta real feita através de um chat, excluindo a necessidade de se realizar a pesquisa por palavras-chaves.

Conclusão

O uso da IA generativa de textos pode ser muito vantajoso no âmbito empresarial, oferecendo benefícios como rapidez e eficiência na produção de conteúdo, personalização e aumento do engajamento. Estes pontos ficam nítidos nas aplicações apresentadas, já que os benefícios do uso dessa inteligência artificial extrapolaram as aplicações internas e passaram a agregar valor à rotina dos nossos clientes.

No entanto, é importante lembrar que o uso da IA generativa de texto não substitui completamente a habilidade e criatividade humana. A tecnologia deve ser vista como uma ferramenta complementar para os profissionais de diversas áreas, ajudando-os a produzir conteúdo de forma mais rápida e eficiente, sem comprometer a qualidade e originalidade.

Referências

1. OpenAI. (2019). Better Language Models and Their Implications. Disponível em: https://cdn.openai.com/better-language-models/language_models_are_unsupervised_multitask_learners.pdf

2. Zion Market Research. (2020). Global Generative Artificial Intelligence Market Expected To Reach Around USD 1,390 Million By 2026. Disponível em: https://www.globenewswire.com/news-release/2022/12/14/2574140/0/en/Generative-AI-Market-Size-Will-Achieve-USD-110-8-Billion-by-2030-growing-at-34-3-CAGR-Exclusive-Report-by-Acumen-Research-and-Consulting.html

--

--